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Economia Industrial e Digital

Código: LGE2226    Sigla: EIDIG

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 4 ECTS 42 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE2N

Teórico-Práticas: 30,00
Seminário: 3,00
Outro: 9,00

LGE2D

Teórico-Práticas: 30,00
Seminário: 3,00
Outro: 9,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,60

Software

Microsoft Powerpoint

Powerpoint

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Breve resumo da unidade curricular
A progressiva transformação digital das sociedades tem contagiado todos os clusters industriais, permitindo inovar na forma de produzir, estabelecer relações comerciais, gerir ou planear. O desenvolvimento da indústria será cada vez mais potenciado pelas tecnologias disruptivas que estão a impulsionar a quarta revolução industrial. Nesta unidade curricular pretende-se apresentar a evolução da economia industrial até ao atual conceito de indústria 4.0, focando aspetos relacionados com a digitalização de processos e produtos, gestão e utilização da informação e comportamento estratégico no mercado digital. 

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Introduzir aos alunos os conceitos básicos da economia industrial, formas de estrutura do mercado em concorrência imperfeita e como estas influenciam o comportamento das empresas na prossecução dos resultados;
2. Conferir uma perspetiva histórica da evolução industrial, com particular enfoque sobre a terceira e quarta revolução industrial, também conhecida por indústria 4.0, potenciadas pelo desenvolvimento das novas tecnologias;
3. Descrever o processo de desmaterialização e digitalização da indústria, focando o papel dos facilitadores da mudança e seus impactos na condução da inovação digital em produtos, processos e modelos de negócio;
4. Compreender a importância da gestão do conhecimento, num contexto de economia on-demand, de forma a possibilitar o desenvolvimento inteligente de infraestruturas de produção, de processos logísticos e de distribuição e de fatores produtivos, incrementando a eficiência do processo produtivo;
5. Perceber a necessidade de permanente adaptação à mudança, em função da rápida evolução dos mercados, condicionando o comportamento estratégico a um ambiente empresarial altamente competitivo.
Com o corpo de conhecimentos adquiridos o aluno deverá ser capaz de preparar estruturas empresariais para a disrupção da quarta revolução industrial e perceber os momentos de mudança de forma a ajustar, com rapidez, o comportamento à conjuntura do mercado.

Competências a desenvolver
Com a unidade curricular os alunos deverão adquirir a capacidade para:
1. Entender a organização dos mercados a cada momento, num contexto de permanente atualização do paradigma associado à nova economia industrial;
2. Saber reconhecer a importância da história de evolução industrial, sobretudo após a revolução digital, como base do desenvolvimento de novos modelos operacionais assentes na interação dos domínios físico, digital e biológico;
3. Identificar os principais impulsionadores de disseminação da transformação digital e da tecnologia de informação, que facilitem a evolução industrial para o contexto da indústria 4.0;
4. Entender as potencialidades de uma economia em rede, a forma como deverá ser gerido o conhecimento, sobretudo quanto ao seu uso e proteção, e a conjunção de inteligência humana e inteligência artificial;
5. Definir estratégias empresariais para aproveitar as oportunidades e desafios da quarta revolução industrial, preparando as empresas para retirar o máximo partido dos benefícios deste processo de transformação.

Programa

A organização da Unidade Curricular é disposta do seguinte modo:
1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA INDUSTRIAL
1.1 Conceitos básicos
1.2 Estruturas de mercado
1.3 Evolução do paradigma Estrutura-Comportamento-Resultados
2. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
2.1 Contexto histórico
2.2 A terceira revolução industrial
2.3 A indústria 4.0
3. DIGITALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA
3.1 Tendências e impactos
3.2 Plataformas Industriais digitais
3.3 Novos modelos de negócios e customização
3.4 Inovação digital e estandardização
3.5 Internet das coisas e o desenvolvimento inteligente
4. GESTÃO DO CONHECIMENTO
4.1 Recolha, tratamento e gestão de dados
4.2 Cibersegurança e confiança na rede
4.3 Futuro do Capital Humano
4.4 Inteligência artificial
5. COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO NO MERCADO DIGITAL
5.1 Entrada no mercado
5.2 Interação e Competitividade
5.3 Fusões e Aquisições
5.4 Oportunidades e desafios
6. CASE STUDIES

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O 1º objetivo "Introduzir aos alunos os conceitos básicos da economia industrial" é abordado no capítulo 1 do programa, onde é identificada a forma de organização dos mercados de concorrência imperfeita, considerando a evolução do paradigma da nova economia industrial.
O 2º objetivo "Conferir uma perspetiva histórica da evolução industrial" é desenvolvido no 2º capítulo, que caracteriza os aspetos mais importantes da preparação para a quarta revolução industrial, com base nas revoluções precedentes.
O 3º objetivo "Descrever o processo de desmaterialização e digitalização da indústria" é atingido no 3º capítulo do programa que incide sobre os impulsionadores tecnológicos da transformação industrial.
O 4º objetivo "Compreender a importância da gestão do conhecimento" é abordado no 4º capítulo, que realça a importância da gestão e utilização dos recursos e da informação, com base nas novas tecnologias de computação.
Por último, o 5º objetivo "Perceber a necessidade de permanente adaptação à mudança" desenvolve-se nos 5º e 6º capítulos, em que se expõe a necessidade de contante adaptação do comportamento estratégico das empresas, refletindo-se sobre alguns casos práticos.

Bibliografia Principal

Botsman, Rachel;Who Can You Trust? How Technology Brought Us Together ¿ and Why It Could Drive Us Apart, Penguin, 2018. ISBN: 978-024-129-618-9
Marques, A., Macedo, D., Pereira, D., Leal, P. & Neves, S.;Economia Industrial: teoria e prática, Edições Almedina, 2018. ISBN: 978-972-40-7483-2
Schwag, K.;A Quarta Revolução Industrial, Levoir, 2016. ISBN: 978-989-682-709-0

Bibliografia Complementar

Varum, C., Valente, H., Resende, J., Pinho, M., Sarmento, P. & Jorge, S.;Economia Industrial - Teoria e Exercícios Práticos (2ª Edição), Edições Sílabo, 2018. ISBN: 978-972-618-933-6
Meffert, J. & Mendonça, P.;Digital Scale, Planeta Manuscrito, 2017. ISBN: 978-989-777-012-8

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos apoiada na visualização de conteúdos multimédia e, pontualmente, na participação de oradores convidados. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  2
Discussão e apresentação de Case Studies  Trabalho laboratorial ou de campo  5
2 Momentos de Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Estudo  Estudo  67
  Total: 107

Avaliação Contínua

Quatro momentos de avaliação:
Dois testes escritos individuais com uma ponderação de 40% cada.
Realização de 2 trabalhos práticos de grupo sobre casos práticos de transformação digital no setor industrial, a submeter na plataforma de e-learning: primeira fase, trabalho escrito (ponderação de 10%); segunda fase, exposição no formato de poster científico (10%).


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita: 100%

Provas e Trabalhos Especiais


Avaliação Especial (TE, DA, ...)


Melhoria de Classificação Final/Distribuída


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. Os restantes objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com a visualização de conteúdos multimédia e discussão de casos práticos aplicados ao setor industrial, visando também a preparação dos posters científicos a apresentar em sala de aula.