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Economia Industrial e Digital

Código: LGE2226    Sigla: EIDIG

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 4 ECTS 42 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE2N

Teórico-Práticas: 32,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LGE2D

Teórico-Práticas: 32,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,60

Software

Microsoft Powerpoint

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Breve resumo da unidade curricular
A progressiva transformação digital das sociedades tem contagiado todos os clusters industriais, permitindo inovar na forma de produzir, estabelecer relações comerciais, gerir ou planear. O desenvolvimento da indústria será cada vez mais potenciado pelas tecnologias disruptivas que estão a impulsionar a quarta revolução industrial. Nesta unidade curricular pretende-se apresentar a evolução da economia industrial até ao atual conceito de indústria 4.0, focando aspetos relacionados com a digitalização de processos e produtos, gestão e utilização da informação e comportamento estratégico no mercado digital. 

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Introduzir aos alunos os conceitos básicos da economia industrial, formas de estrutura do mercado em concorrência imperfeita e como estas influenciam o comportamento das empresas na prossecução dos resultados;
2. Conferir uma perspetiva histórica da evolução industrial, com particular enfoque sobre a terceira e quarta revolução industrial, também conhecida por indústria 4.0, potenciadas pelo desenvolvimento das novas tecnologias;
3. Descrever o processo de desmaterialização e digitalização da indústria, focando o papel dos facilitadores da mudança e seus impactos na condução da inovação digital em produtos, processos e modelos de negócio;
4. Compreender a importância da gestão do conhecimento, num contexto de economia on-demand, de forma a possibilitar o desenvolvimento inteligente de infraestruturas de produção, de processos logísticos e de distribuição e de fatores produtivos, incrementando a eficiência do processo produtivo;
5. Perceber a necessidade de permanente adaptação à mudança, em função da rápida evolução dos mercados, condicionando o comportamento estratégico a um ambiente empresarial altamente competitivo.
Com o corpo de conhecimentos adquiridos o aluno deverá ser capaz de preparar estruturas empresariais para a disrupção da quarta revolução industrial e perceber os momentos de mudança de forma a ajustar, com rapidez, o comportamento à conjuntura do mercado.

Competências a desenvolver
Com a unidade curricular os alunos deverão adquirir a capacidade para:
1. Entender a organização dos mercados a cada momento, num contexto de permanente atualização do paradigma associado à nova economia industrial;
2. Saber reconhecer a importância da história de evolução industrial, sobretudo após a revolução digital, como base do desenvolvimento de novos modelos operacionais assentes na interação dos domínios físico, digital e biológico;
3. Identificar os principais impulsionadores de disseminação da transformação digital e da tecnologia de informação, que facilitem a evolução industrial para o contexto da indústria 4.0;
4. Entender as potencialidades de uma economia em rede, a forma como deverá ser gerido o conhecimento, sobretudo quanto ao seu uso e proteção, e a conjunção de inteligência humana e inteligência artificial;
5. Definir estratégias empresariais para aproveitar as oportunidades e desafios da quarta revolução industrial, preparando as empresas para retirar o máximo partido dos benefícios deste processo de transformação.

Programa

A organização da Unidade Curricular é disposta do seguinte modo:
1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA INDUSTRIAL
1.1 Conceitos básicos
1.2 Estruturas de mercado
1.3 Evolução do paradigma Estrutura-Comportamento-Resultados
2. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
2.1 Contexto histórico
2.2 A terceira revolução industrial
2.3 A indústria 4.0
3. DIGITALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA
3.1 Tendências e impactos
3.2 Plataformas Industriais digitais
3.3 Novos modelos de negócios e customização
3.4 Inovação digital e estandardização
3.5 Internet das coisas e o desenvolvimento inteligente
4. GESTÃO DO CONHECIMENTO
4.1 Recolha, tratamento e gestão de dados
4.2 Cibersegurança e confiança na rede
4.3 Futuro do Capital Humano
4.4 Inteligência artificial
5. COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO NO MERCADO DIGITAL
5.1 Entrada no mercado
5.2 Interação e Competitividade
5.3 Fusões e Aquisições
5.4 Oportunidades e desafios
6. CASE STUDIES

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O 1º objetivo "Introduzir aos alunos os conceitos básicos da economia industrial" é abordado no capítulo 1 do programa, onde é identificada a forma de organização dos mercados de concorrência imperfeita, considerando a evolução do paradigma da nova economia industrial.
O 2º objetivo "Conferir uma perspetiva histórica da evolução industrial" é desenvolvido no 2º capítulo, que caracteriza os aspetos mais importantes da preparação para a quarta revolução industrial, com base nas revoluções precedentes.
O 3º objetivo "Descrever o processo de desmaterialização e digitalização da indústria" é atingido no 3º capítulo do programa que incide sobre os impulsionadores tecnológicos da transformação industrial.
O 4º objetivo "Compreender a importância da gestão do conhecimento" é abordado no 4º capítulo, que realça a importância da gestão e utilização dos recursos e da informação, com base nas novas tecnologias de computação.
Por último, o 5º objetivo "Perceber a necessidade de permanente adaptação à mudança" desenvolve-se nos 5º e 6º capítulos, em que se expõe a necessidade de contante adaptação do comportamento estratégico das empresas, refletindo-se sobre alguns casos práticos.

Bibliografia Principal

Marques, A., Macedo, D., Pereira, D., Leal, P. & Neves, S.;Economia Industrial: teoria e prática, Edições Almedina, 2018. ISBN: 978-972-40-7483-2
Schwag, K.;A Quarta Revolução Industrial, Levoir, 2016. ISBN: 978-989-682-709-0

Bibliografia Complementar

Varum, C., Valente, H., Resende, J., Pinho, M., Sarmento, P. & Jorge, S.;Economia Industrial - Teoria e Exercícios Práticos (2ª Edição), Edições Sílabo, 2018. ISBN: 978-972-618-933-6
Meffert, J. & Mendonça, P.;Digital Scale, Planeta Manuscrito, 2017. ISBN: 978-989-777-012-8

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos apoiada na visualização de conteúdos multimédia e, pontualmente, na participação de oradores convidados. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
2 Momentos de Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Seminário  Participação Presencial  3
Desenvolvimento e apresentação de trabalho de grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  9
Estudo Autónomo Individual  Estudo  62
  Total: 107

Avaliação Contínua

Três momentos de avaliação:
Dois testes escritos individuais com uma ponderação de 40% cada.
Realização de trabalho prático de grupo, a expor no formato de poster científico, sobre casos práticos de transformação digital no setor industrial, com uma ponderação de 20%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita: 100%

Provas e Trabalhos Especiais


Avaliação Especial (TE, DA, ...)


Melhoria de Classificação Final/Distribuída


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. Os restantes objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com a visualização de conteúdos multimédia e discussão de casos práticos aplicados ao setor industrial, visando também a preparação dos posters científicos a apresentar em sala de aula.