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Contabilidade Analítica I

Código: LGE2225    Sigla: CANAI

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE2N

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

LGE2D

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR 
Os recursos devem ser adquiridos e geridos de forma eficiente para que as organizações sobrevivam e se possam desenvolver num ambiente em constante mudança, que se caracteriza pela incerteza, complexidade e hostilidade. Neste sentido, a Contabilidade Analítica é cada vez mais necessária como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os aspetos fundamentais de Contabilidade Analítica, proporcionando o desenvolvimento de capacidades de:
1. Compreender o âmbito, objetivos e conceitos relacionados com a Contabilidade Analítica;
2. Caracterizar as componentes do custo industrial;
3. Identificar custos do produto e custos do período;
4. Apurar o custo dos produtos acabados ou dos serviços prestados através dos métodos direto e indireto;
5. Identificar e caracterizar os principais sistemas de custeio. 

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
1. Reconhecer a importância da Contabilidade Analítica como sistema de informação;
2. Identificar os objetivos da Contabilidade Analítica;
3. Caracterizar os diferentes tipos de gastos;
4. Caracterizar as componentes do custo de produção;
5. Identificar a caracterizar os métodos de repartição dos custos indiretos;
6. Caracterizar os sistemas de contas existentes;
7. Aplicar os sistemas monistas e dualistas;
8. Distinguir o método direto do método indireto no apuramento do custo de produção e interpretar a informação proporcionada por cada um dos métodos;
9. Caracterizar os vários sistemas de custeio;
10. Distinguir a aplicação de cada um dos sistemas e saber interpretar as diferenças de resultados pela utilização alternativa de cada um deles.

Programa

Capítulo I - Enquadramento da Contabilidade Analítica
1.1. Definir Contabilidade Analítica;
1.2. Identificar o âmbito da Contabilidade Analítica; 
1.3. Identificar os objetivos da Contabilidade Analítica. 

Capítulo II - Conceitos e classificação de custos 
2.1. Diferenciar gastos, despesas e pagamentos; 
2.2. Diferenciar rendimentos, receitas e recebimentos;
2.3. Classificar os custos conjugando natureza, função e atividade; 
2.4. Distinguir custos diretos e indiretos; 

Capítulo III - Apuramento do custo de produção e do período 
3.1. Matérias Diretas;
3.2. Mão-de-Obra Direta;
3.3. Gastos Gerais de Fabrico;
3.4. Gastos não industriais.

Capítulo IV - Os sistemas de articulação contabilística e a determinação do custo dos produtos.
4.1. Sistemas de articulação contabilística: sistemas monistas versus sistemas dualistas;
4.2. Método de cálculo de custos:
4.2.1. Método direto (por encomenda ou ordem de fabrico);
4.2.2. Método indireto (por processo);
4.2.3. Método misto.

Capítulo V - Os sistema de custeio
5.1. Sistema de custeio total ou de absorção;
5.2. Sistema de custeio variável;
5.3. Sistema de custeio racional.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, em função dos objetivos a alcançar e competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- Os capítulos I e II dão resposta ao objetivo 1, na medida em que é estudado o âmbito e objetivo da Contabilidade Analítica;
- O capítulo III vai ao encontro do proposto nos objetivos 2 e 3, uma vez que aborda as componentes do custo de produção; 
- O capítulo IV está em consonância com o previsto no objetivo 4, sendo explicados o métodos de apuramento dos custos; 
- O capítulo V contempla o estudo dos sistema de custeio respondendo ao objetivo 5.

Bibliografia Principal

Caiado, A;Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 2015
Franco, V. S., Oliveira, A., Morais, A. I., Oliveira, B., Lourenço, I., Major, M. J.; Jesus, M. A. & Serrasqueiro, R. ;Temas de Contabilidade de Gestão: Os Custos, os resultados e a informação para a Gestão, Livros Horizonte, 2015. ISBN: 9789722416467

Bibliografia Complementar

Trancoso, Tiago e Gomes, Sofia;Princípios de Contabilidade de Gestão, 2018
Drury, C. ;Management and Cost Accounting. Student's manual, (9ht Ed.), Cengage Learning EMEA, 2015

Métodos de Ensino

Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de material de apoio sobre as matérias a abordar bem como da bibliografia considerada como mínima indispensável dos diversos pontos da matéria a ministrar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Estudo  2
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo individual  Estudo  95
Outras  Estudo  15
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 40% cada; 
2 Fichas de trabalho em grupo submetidas através da plataforma E-Learning: 10% cada.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para a unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos referidos na alínea a) do n.º 5 do Art. 38.º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do n.º 2 do Art. 39.º, é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal), poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

1 Exame escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação da informação contabilística, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.