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Marketing

Código: LGE2219    Sigla: MARK

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Página Web:https://www.isag.pt/isag/disciplinas_geral.formview?p_cad_codigo=LGE2219&pv_periodo_pe=1S&p_ano_lectivo=2019
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 4 ECTS 45 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE2N

Teórico-Práticas: 32,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LGE2D

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LGE2A

Teórico-Práticas: 32,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LGE2ERASMUS

Teórico-Práticas: 16,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Atualmente um dos principais objetivos do marketing consiste na criação de valor para os clientes, na construção de relacionamentos e na captação de valor para as organizações. Esta unidade curricular visa contribuir para o conhecimento e compreensão dos conceitos fundamentais associados ao marketing, considerando as suas componentes estratégica e operacional, tendo em conta o contexto dinâmico e global. Serão apresentadas e discutidas diversas situações concretas e casos práticos que os alunos devem analisar, apresentar e discutir criticamente, quer em termos individuais quer em termos coletivos.
 
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Definir o conceito de marketing e reconhecer a sua importância para o crescimento de uma organização/empresa.
2. Compreender a importância do diagnóstico para o marketing estratégico.
3. Compreender o comportamento de compra do consumidor e o seu processo de tomada de decisão.
4. Desenvolver atividades de segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento da oferta.
5. Identificar e desenvolver estratégias no âmbito das diferentes variáveis mix de marketing.
6. Combinar os diferentes elementos de marketing num plano coerente e saber como implementá-lo. 

Competências a desenvolver
- Dominar o conceito de Marketing e o seu contributo para as organizações/empresas.
- Compreender a perspetiva evolucionista e as envolvências do Marketing.
- Conhecer o processo de decisão e de compra e os principais fatores que influenciam o comportamento dos consumidores.
- Compreender a segmentação do mercado consumidor.
- Compreender o posicionamento como estratégia de Marketing.
- Desenvolver e relacionar as variáveis do Marketing-Mix.
- Desenvolver a elaboração de um plano de Marketing. 

Programa


1 Introdução ao Marketing
1.1 O conceito de Marketing
1.2 A Evolução do conceito: do Marketing 1.0 ao Marketing 4.0
1.3 Novos paradigmas de Comunicação
1.4 As novas realidades do marketing
1.5 Elementos definidores
1.5.1 Os 5 A do percurso do consumidor
1.5.2 O Marketing de Conteúdos
1.5.3 O Marketing de Envolvimento
1.6 O Marketing Holístico
1.6.1 O Conceito de Marketing Holístico
1.6.2 As 4 Dimensões do Marketing Holístico
2 Estratégia e planeamento de Marketing
2.1 Importância do planeamento estratégico na organização
2.1.1 Missão
2.1.2 Visão
2.1.3 Valores
2.2 O Plano de Marketing
2.3 Instrumentos para o planeamento e gestão de marketing
2.3.1 Matriz BCG
2.3.2 Modelo de Porter
2.3.3 Análise SWOT
3 Ambiente de Marketing
3.1 Principais forças do macro ambiente da empresa
3.1.1 Análise PESTAL
3.1.1.1 Fatores Político/Legais
3.1.1.2 Fatores Económicos
3.1.1.3 Fatores Socioculturais
3.1.1.4 Fatores Tecnológicos
3.1.1.5 Fatores Ecológicos /Ambientais
3.2 Principais forças do microambiente da empresa
3.2.1 Fornecedores
3.2.2 Concorrentes
3.2.3 Públicos
3.2.4 Clientes
4 O consumidor e o comportamento de compra
4.1 A Ciência das Compras
4.2 A dinâmica do processo de tomada de decisão
4.3 A demografia das compras
4.4 O fator experiencial
4.5 A configuração do espaço físico
4.5.1 O Caso da Nespresso
4.5.2 O Caso da Toys R Us
5 Processo de Segmentação, Targeting e Posicionamento
5.1 Segmentação, Targeting e Posicionamento de Mercado
5.2 Processos e critérios de segmentação e targeting
5.3 Posicionamento Estratégico
6 Gestão do Marketing-mix
6.1 O Marketing-mix
6.2 Os 4 P do marketing-mix
6.2.1 O Produto
6.2.2 A Distribuição
6.2.3 O Preço
6.2.4 A Comunicação
6.3 Os 4 P do marketing atual
6.4. As Marcas
7. O Marketing Colaborativo
7.1 A Era da Participação
7.1.1 O caso da Procter and Gamble
7.2 O Marketing e as redes sociais
7.3 Estratégias de marketing colaborativo
7.4 O Marketing Intelligence
8. O Plano de Marketing
8.1 Integração e reflexão crítica acerca dos conteúdos abordados na unidade curricular
8.2 Importância da implementação de estratégias de Marketing e controlo
8.3 O Marketing Operacional
8.3.1 Ações de marketing
8.3.2 Sistemas de controlo e avaliação
8.3.3 Plano de contingência

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo 1 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 1; 
- O objetivo 2 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados nos Capítulos 2 e 3; 
- O objetivo 3 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 4; 
- O objetivo 4 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 5; 
- O objetivo 5 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 6; 
- O objetivo 6 será alcançado com os conteúdos programáticos dos objetivos previamente abordados e os temas do Capítulo 7. 

Bibliografia Principal

Kotler, P., & Armstrong, G.;Principles of Marketing, Global Edition, 17th, Harlow: Pearson Education, 2018. ISBN: 10: 1-292-22017-1
Ferreira, B:, Marques, H., Caetano, J., Rasquilha, L., e Rodrigues, M.;Fundamentos de Marketing (3º Edição), Edições Sílabo, 2015. ISBN: 978-972-618-812-4

Bibliografia Complementar

Kotler, P.;Marketing 4.0, Editora Atual, 2017
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., e Rodrigues, V. ;Mercator 25 Anos - O Marketing na Era digital (17ª Edição)., D. Quixote., 2019. ISBN: 978-972-20-6591-7

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  3
Avaliação  Teste/Exame  3
Outras  Participação Presencial  12
Trabalho de Grupo  Projectos  10
Estudo autónomo  Estudo  49
  Total: 107

Avaliação Contínua


Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 35%.
- Prova Escrita II: 35%.
- Trabalho de Grupo I: 30%
a) Diagnóstico de Marketing: 5%: submissão na plataforma e-learning: Base de dados Turnitin
b) Versão final do Plano de Marketing 25%: submissão na plataforma e-learning: Base de dados Turnitin

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%.

Provas e Trabalhos Especiais

Trabalho de Grupo: o trabalho referenciado corresponde à preparação e apresentação oral da estruturação de um Plano de Marketing, com base nos conteúdos das aulas e num guião facultado pelo docente. A empresa a estudar poderá ser sugerida pelos alunos ou recomendada pelo docente. 


Avaliação Especial (TE, DA, ...)


Melhoria de Classificação Final/Distribuída


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.