Código: | LGE2216 | Sigla: | MECO |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LGE | Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto | 2º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
O programa proposto permite dotar os alunos dos conhecimentos necessários e que desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
O capítulo 1 dá resposta ao objetivo 1, apresentando os conceitos fundamentais da macroeconomia;
O capítulo 2 vai ao encontro do proposto nos objetivos 2 e 3, através da identificação das variáveis macroeconómicas fundamentais e principais questões macroeconómicas, bem como a medição dos principais indicadores.
Os capítulos 3 e 4 permitem a correspondência com o objetivo 4, garantindo o conhecimento sobre os principais modelos macroeconómicos.
O capítulo 5 apresentará os conteúdos que permitem responder ao objetivo 5 que consiste no reconhecimento dos ciclos económicos e crescimento económico.
MANKIW, N. ;Macroeconomics (10th Edition), Worth Publishers, 2019. ISBN: 9781319105990 |
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W.;Macroeconomics (19ª Edição), Mcgraw-Hill, 2011. ISBN: 9789899717237 |
HEIJDRA, B.;Foundations of Modern Macroeconomics: Exercise and Solutions Manual (3th Edition), Oxford, 2017. ISBN: 9780198784159 |
BURDA, M. & WYPLOSZ, C. ;Macroeconomics (7th Edition), Oxford, 2017. ISBN: 9780198737513 |
PINHO, M. ;Macroeconomia Teoria e Prática Simplificada, Edições Sílabo, 2015. ISBN: 978-972-618-800-1 (1ª Edição) |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica, pesquisas nas principais bases de dados económicas nacionais e internacionais (INE, Banco de Portugal, OCDE, entre outras), a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação.
Com o decurso das aulas, os alunos serão motivados a expressarem a sua opinião acerca dos conteúdos expostos e debater assuntos da atualidade económica.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Teste de avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalho de grupo | Relatório/Dissertação | 2 | |
Outras | Participação Presencial | 15 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 95 | |
Total: | 160 |
Dois trabalho individuais escritos realizado em e-learning com uma ponderação de 20% na nota final (10% cada).
Dois testes escritos individuais, com uma ponderação global de 80% na nota final (40% cada).
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Teste escrito individual com a ponderação de 100%.
O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de pesquisa, síntese e de comunicação escrita e oral de análise crítica sobre os principais temas macroeconómicos. Serão apresentadas e analisadas com os alunos, em contexto de sala de aula, as principais bases de dados Macroeconómicas, nacionais e internacionais, e interpretados os principais indicadores macroeconómicos.
Será encorajada a apresentação de temas da atualidade económica e política e sua discussão. A capacidade de compreensão e análise crítica das temáticas lecionadas será também validada através da realização de trabalhos escritos. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Com foco na utilização de metodologias distintas, que incluem a exposição teórica, realização de exercícios práticos e a discussão em aula de assuntos atuais da economia, pretende-se a obtenção de sinergias entre os diversos métodos e o estímulo ao desenvolvimento de um raciocínio macroeconómico.
Com estas distintas abordagens o aluno terá acesso não só à componente teórica dos conteúdos programáticos, como também a ferramentas que lhe permitam compreender a aplicabilidade prática dos raciocínios no contexto da economia real.