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Macroeconomia

Código: LGE2216    Sigla: MECO

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE2N

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

LGE2D

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular objetiva dotar o aluno de conhecimentos básicos para a compreensão dos movimentos agregados das economias dos mercados contemporâneos e a resolução de problemas macroeconómicos, nomeadamente através de instrumentos conceptuais, analíticos e práticos. Permite ainda ter uma visão macroeconómica da atividade económica global.


OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos conceptuais, analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas macroeconómicos. Neste sentido esta unidade curricular assume como principais objetivos:
1. Descrever a macroeconomia como uma ciência e analisar o seu objeto;
2. Identificar as variáveis macroeconómicas fundamentais e os principais problemas e questões macroeconómicas, nomeadamente o desemprego a inflação e o ciclo económico;
3. Medir e descrever o funcionamento global, através do cálculo dos principais agregados macroeconómicos;
4. Analisar os modelos macroeconómicos básicos, tanto em economia fechada, como em economia aberta, designadamente o equilíbrio do mercado de bens e serviços e do mercado monetário, e perspetivar as implicações de política económica de cada um dos modelos;
5. Compreender as determinantes do crescimento económico e reconhecer os ciclos económicos.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
1. Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em macroeconomia;
2. Interpretar estudos, relatórios e notícias da atualidade de contudo macroeconómico;
3. Adoptar uma visão panorâmica da dinâmica económica mundial e perceber a forma como as economias se encontram interligadas;
4. Saber quando e como utilizar os diversos instrumentos de política macroeconómica à disposição dos economistas com o intuito de obter determinado resultado pré-definido;
5. Saber interpretar a evolução macroeconómica global, identificando causas e consequências de medidas adoptadas a nível nacional ou mundial.

Programa

O Programa da unidade curricular está organizado do seguinte modo:

1. INTRODUÇÃO
1.1 - Conceitos e objetivos macroeconómicos
1.2 - Principais problemáticas macroeconómicas
1.3 - A evolução do pensamento económico

2. A MEDIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÓMICA
2.1 A Contabilidade Nacional: agregados e identidades fundamentais
2.2 A Inflação
2.3 O Desemprego
2.4 A Balança de Pagamentos

3. A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA FECHADA
3.1 O Mercado de bens e serviços e a curva IS
3.1.1 O consumo
3.1.2 O investimento
3.1.3 O equilíbrio no mercado de bens e serviços
3.2 O mercado monetário e a curva LM
3.2.1 A procura de moeda
3.2.2 A oferta de moeda
3.2.3 O equilíbrio no mercado monetário
3.3 A Procura agregada e o equilíbrio IS-LM
3.3.1 O equilíbrio no mercado real e monetário: o modelo IS-LM
3.3.2 As políticas monetárias e orçamental
3.4 Fundamentos da procura e oferta agregadas
3.4.1 As curvas AS e AD
3.4.2 As perspetivas clássica e Keynesiana

4. A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA ABERTA
4.1 O mercado cambial
4.1.1 Os regimes de taxas de câmbio
4.1.2 Taxa de câmbio e competitividade
4.2 O modelo IS-LM em economia aberta
4.2.1 O modelo IS-LM-BP
4.2.2 Implicações de política orçamental, monetária e cambial do modelo em cada regime cambial
4.2.3 O modelo de Mundell-Fleming

5. A MACROECONOMIA NO MÉDIO E LONGO PRAZO
5.1 A inflação e o desemprego: a curva de Phillips
5.2 O crescimento económico
5.3. Ciclos Económicos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite dotar os alunos dos conhecimentos necessários e que desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1 ao apresentar os conceitos fundamentais da macroeconomia;
- O capitulo 2 vai ao encontro do proposto nos objetivos 2 e 3, através da identificação das variáveis macroeconómicas fundamentais e principais questões macroeconómicas, bem como a medição dos principais indicadores.
- Os capítulos 3 e 4 permitem a correspondência com o objetivo 4, garantindo o conhecimento sobre os principais modelos macroeconómicos.
- O capitulo 5 apresentará os conteúdos que permitem responder ao objetivo 5 que consiste no reconhecimento dos ciclos económicos e crescimento económico.

Bibliografia Principal

MANKIW, N. ;Macroeconomics (10th Edition), Worth Publishers, 2019. ISBN: 9781319105990
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W.;Macroeconomics (19ª Edição), Mcgraw-Hill, 2011. ISBN: 9789899717237

Bibliografia Complementar

PINHO, M. ;Macroeconomia Teoria e Prática Simplificada, Edições Sílabo, 2015. ISBN: 978-972-618-800-1 (1ª Edição)
HEIJDRA, B.;Foundations of Modern Macroeconomics: Exercise and Solutions Manual (3th Edition), Oxford, 2017. ISBN: 9780198784159
BURDA, M. & WYPLOSZ, C. ;Macroeconomics (7th Edition), Oxford, 2017. ISBN: 9780198737513
NABAIS, C. & FERREIRA, R.;Macroeconomia Liçoes e Exercícios , Lidel, 2012. ISBN: 978-972-757-596-1

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e resolução de exercícios de aplicação. Para tal socorremo-nos dos seguintes suportes:


1. Meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint;

2. Meios de suporte em papel para a resolução de exercícios, estudos de casos e análises macroeconómicas exemplificativas.


Com o decurso das aulas, os alunos serão motivados a expressarem a sua opinião acerca dos conteúdos expostos e debater assuntos da atualidade económica.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Teste de avaliação contínua  Teste/Exame  3
Outros  Participação Presencial  15
Estudo Autónomo  Estudo  97
  Total: 160

Avaliação Contínua

Dois trabalho individuais escritos realizado em e-learning com uma ponderação de 20% na nota final (10% cada).

Dois testes escritos individuais, com uma ponderação global de 80% na nota final (40% cada).

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual com a ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com foco na utilização de metodologias distintas - que inclui a exposição teórica, realização de exercícios práticos e a discussão em aula de assuntos atuais da economia (designadamente através do comentário de notícias veiculadas na comunicação social sobre as temáticas lecionadas) - pretende-se a obtenção de sinergias entre os diversos métodos e o estímulo ao desenvolvimento de um raciocínio macroeconómico.
Com estas distintas abordagens o aluno terá acesso não só à componente teórica dos conteúdos programáticos, como também a ferramentas que lhe permitam compreender a aplicabilidade prática dos raciocínios no contexto da economia real.