Código: | LGE2216 | Sigla: | MECO |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto | 2º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Outro: | 15,00 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Outro: | 15,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular objetiva dotar o aluno de conhecimentos básicos para a compreensão dos movimentos agregados das economias dos mercados contemporâneos e a resolução de problemas macroeconómicos, nomeadamente através de instrumentos conceptuais, analíticos e práticos. Permite ainda ter uma visão macroeconómica da atividade económica global.
OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos conceptuais, analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas macroeconómicos. Neste sentido esta unidade curricular assume como principais objetivos:
1. Descrever a macroeconomia como uma ciência e analisar o seu objeto;
2. Identificar as variáveis macroeconómicas fundamentais e os principais problemas e questões macroeconómicas, nomeadamente o desemprego a inflação e o ciclo económico;
3. Medir e descrever o funcionamento global, através do cálculo dos principais agregados macroeconómicos;
4. Analisar os modelos macroeconómicos básicos, tanto em economia fechada, como em economia aberta, designadamente o equilíbrio do mercado de bens e serviços e do mercado monetário, e perspetivar as implicações de política económica de cada um dos modelos;
5. Compreender as determinantes do crescimento económico e reconhecer os ciclos económicos.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
1. Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em macroeconomia;
2. Interpretar estudos, relatórios e notícias da atualidade de contudo macroeconómico;
3. Adoptar uma visão panorâmica da dinâmica económica mundial e perceber a forma como as economias se encontram interligadas;
4. Saber quando e como utilizar os diversos instrumentos de política macroeconómica à disposição dos economistas com o intuito de obter determinado resultado pré-definido;
5. Saber interpretar a evolução macroeconómica global, identificando causas e consequências de medidas adoptadas a nível nacional ou mundial.
O programa proposto permite dotar os alunos dos conhecimentos necessários e que desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1 ao apresentar os conceitos fundamentais da macroeconomia;
- O capitulo 2 vai ao encontro do proposto nos objetivos 2 e 3, através da identificação das variáveis macroeconómicas fundamentais e principais questões macroeconómicas, bem como a medição dos principais indicadores.
- Os capítulos 3 e 4 permitem a correspondência com o objetivo 4, garantindo o conhecimento sobre os principais modelos macroeconómicos.
- O capitulo 5 apresentará os conteúdos que permitem responder ao objetivo 5 que consiste no reconhecimento dos ciclos económicos e crescimento económico.
MANKIW, N. ;Macroeconomics (10th Edition), Worth Publishers, 2019. ISBN: 9781319105990 |
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W.;Macroeconomics (19ª Edição), Mcgraw-Hill, 2011. ISBN: 9789899717237 |
PINHO, M. ;Macroeconomia Teoria e Prática Simplificada, Edições Sílabo, 2015. ISBN: 978-972-618-800-1 (1ª Edição) |
HEIJDRA, B.;Foundations of Modern Macroeconomics: Exercise and Solutions Manual (3th Edition), Oxford, 2017. ISBN: 9780198784159 |
BURDA, M. & WYPLOSZ, C. ;Macroeconomics (7th Edition), Oxford, 2017. ISBN: 9780198737513 |
NABAIS, C. & FERREIRA, R.;Macroeconomia Liçoes e Exercícios , Lidel, 2012. ISBN: 978-972-757-596-1 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e resolução de exercícios de aplicação. Para tal socorremo-nos dos seguintes suportes:
1. Meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint;
2. Meios de suporte em papel para a resolução de exercícios, estudos de casos e análises macroeconómicas exemplificativas.
Com o decurso das aulas, os alunos serão motivados a expressarem a sua opinião acerca dos conteúdos expostos e debater assuntos da atualidade económica.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Teste de avaliação contínua | Teste/Exame | 3 | |
Outros | Participação Presencial | 15 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 97 | |
Total: | 160 |
Dois trabalho individuais escritos realizado em e-learning com uma ponderação de 20% na nota final (10% cada).
Dois testes escritos individuais, com uma ponderação global de 80% na nota final (40% cada).
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Teste escrito individual com a ponderação de 100%.
Com foco na utilização de metodologias distintas - que inclui a exposição teórica, realização de exercícios práticos e a discussão em aula de assuntos atuais da economia (designadamente através do comentário de notícias veiculadas na comunicação social sobre as temáticas lecionadas) - pretende-se a obtenção de sinergias entre os diversos métodos e o estímulo ao desenvolvimento de um raciocínio macroeconómico.
Com estas distintas abordagens o aluno terá acesso não só à componente teórica dos conteúdos programáticos, como também a ferramentas que lhe permitam compreender a aplicabilidade prática dos raciocínios no contexto da economia real.