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Controlo Interno de Operações

Código: LGE2114    Sigla: CIOPE

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 2 ECTS 15 53

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1ERASM

Teórico-Práticas: 13,00

LGE1D

Teórico-Práticas: 16,00

LGE1N

Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Serão ministradas princípios científicos de Controlo Interno de Operações nas Organizações tendo como foco a produção de bens e serviços colocados no mercado. O Controlo Interno de Operações específica de que modo a empresa utilizará as suas capacidades de produção e de serviços para assegurar a sustentabilidade da sua estratégia no mercado. O Planeamento e Controlo das Operações associado à cadeia de fornecimento, ao sistema de informação e de logística, 
Garantir uma melhor compreensão do Controlo Interno de Operações em sistemas transformadores e de serviços utilizados pelas organizações. Serão ainda ministrados os conhecimentos mais atuais no sucesso da gestão das operações das maiores organizações transformadoras e de serviços.
As empresas devem dispor de um sistema de controlo das suas operações internas, quer dos seus ativos para perceber em que condições estão a ser transacionados, ou como estão a ser usados na atividade operacional. 
Esta unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimentos acerca dos Key Process Information (KPI¿s) das suas operações internas incluindo os indicadores económicos e financeiros.da empresa.

OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular:
- Interpretar o Controlo Interno de Operações de um sistema transformador e produtor de bens e serviços para o mercado
- Identificar as principais variáveis que influenciam o desempenho de uma organização;
- Identificar as caraterísticas fundamentais de um processo de transformação;
- Identificar as medidas de controlo interno de operações;
- Caraterizar as operações de transformação;
- Caracterizar os diferentes tipos de ativos de uma empresa;
- Perceber a importância dos KPI¿s na avaliação de uma empresa;
- Identificar a necessidade de tomada de decisões em função dos valores dos KPI¿s.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender a importância e aplicação dos controlos internos nos diferentes ciclos. 

Programa

1. Conceito e evoluções

2. Aplicação do controlo aos nos diferentes ciclos:
.Meios financeiros líquidos
. Compras, gastos com o pessoal e dividas a pagar
.  Inventários
. Vendas, prestações de serviços e dívidas a receber
. Ativos fixos tangíveis 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, e em função dos objetivos a alcançar e competências a adquirir pelos alunos. As componentes de aprendizagem são teóricas e práticas, pretendendo-se que os alunos compreendam a importância dos sistemas de controlo interno de operações, bem como quais são os seus principais mecanismos. A um nível micro, pretende-se que caracterizem operações de transformação que possibilitam a avaliação de desempenho das empresas e identifiquem a um nível mais macro, que analisem e interpretem a dinâmica das empresas no que se refere ao controlo interno que resulta dessas operações. No global, pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar e desenvolver os conhecimentos ministrados na unidade curricular à sua prática profissional.

Bibliografia Principal

Nigel Slack, Stuart Chambers, and Robert Johnston ; OPERATION MANAGEMENT, McGraw-Hill., 2018 (OPERATION MANAGEMENT¿, 2018 PDF FREE BOOK)

Bibliografia Complementar

Foundations of the Balanced Scorecard¿, 2012, Harvard Business School PDF FREE BOOK;Foundations of the Balanced Scorecard, Harvard Business School , 2012

Métodos de Ensino

Apresentação teórica seguida de discussão de casos teórico-práticos sobre as matérias abordadas nas aulas


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Testes escritos  Teste/Exame  2
Estudo autónomo  Teste/Exame  68
  Total: 100

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (cada um com ponderação de 45%)
Ficha e-learning submetido través da plataforma E-Learning ( com ponderação de 10%)

Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame escrito individual: 1 (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de procedimentos e documentos essenciais ao funcionamento das empresas. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na avaliação da relevância dos sistemas de controlo interno, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.