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Soft Skills

Código: LGE2113    Sigla: SSKI

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 2 ECTS 15 53

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1D

Teórico-Práticas: 14,00

LGE1N

Teórico-Práticas: 14,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

DESCRIÇÃO RESUMIDA DA UNIDADE CURRICULAR

O mundo do trabalho privilegiou, durante muito tempo, o domínio de um conjunto de competências predominantemente técnicas por parte dos seus colaboradores, no sentido de tornar as organizações eficazes. De facto, desde há muito tempo, que esta abordagem se revelou insuficiente: as competências interpessoais apresentam-se como altamente determinantes para a eficácia organizacional. Através desta unidade curricular pretende-se que os alunos desenvolvam competências no domínio das atitudes e comportamentos que melhorem o seu desempenho no trabalho. Os comportamentos a utilizar por um colaborador no acesso à sua nova organização, a sua capacidade comunicativa bem como o modo como se pode encarar a gestão de conflitos, serão alvo de uma abordagem cuidada. Tendo em consideração os problemas relacionados com o desempenho individual e com a produtividade organizacional, será também dado relevo à gestão do tempo, à capacidade de se trabalhar em equipa, reforçando a necessidade em se ultrapassar adversidades apresentando capacidades adaptativas aos diferentes contextos de trabalho.

OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

a) Perceber a importância do elemento humano como essencial para o funcionamento interno das organizações.
b) Compreender as principais atitudes e comportamentos potenciadores de uma eficaz integração no mercado de trabalho.
c) Compreender a importância do papel de uma boa capacidade de comunicação e de gestão de conflitos nas relações profissionais.
d) Compreender os benefícios de uma boa gestão do tempo.
e) Proporcionar o desenvolvimento de um espírito de colaboração e entreajuda que possibilitem alcançar resultados comuns.
f) Proporcionar o desenvolvimento de comportamentos resilientes.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

a) Desenvolver atitudes e comportamentos facilitadores de uma empregabilidade eficaz.
b) Desenvolver capacidades de comunicação.
c) Ser capaz de intervir ao nível da gestão de conflitos.
d) Ser capaz de otimizar a gestão do tempo.
e) Desenvolver capacidades de trabalho em equipa.
f) Ser capaz de identificar comportamentos de resiliência.

Programa


1. O que são "soft skills"? Importância desta abordagem no desempenho profissional.

2. O papel de centralidade da comunicação na vida das organizações. As principais dimensões do processo comunicacional. As funções da comunicação. As barreiras à comunicação.

3. Noções e categorias de conflitos. As diferentes estratégias de gestão de conflitos. As diferentes vantagens e desvantagens do conflito.

4. Vantagens e desvantagens das ferramentas de gestão do tempo. O conceito de procrastinação.

5. Natureza e tipos de grupos nas organizações. Vantagens e desvantagens do trabalho em equipa.

6. O conceito de resiliência. Bases e determinantes de resiliência. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O foco no desenvolvimento de competências interpessoais leva a que sejam abordados temas relacionados com a motivação, processos comunicacionais, gestão de conflitos e o trabalho em equipa. As ferramentas de gestão de tempo, o conceito de procrastinação e a capacidade de ultrapassar obstáculos promovendo a capacidade de lidar com situações desafiantes, revelam-se conteúdos potenciadores  do desenvolvimentto das competências que esta unidade curricular se propõe promover.

Bibliografia Principal

CUNHA, M. P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda, 2016. ISBN: 978-972-8871-58-1
BIRD, P.;Gestão do Tempo, Actual, 2016. ISBN: 978-989-694-087-4

Bibliografia Complementar

SIMÕES, H. ;Resiliência e Desenvolvimento Pessoal, Papa-Letras, 2017. ISBN: 978-989-8214-58-4
CHIAVENATO, I. ;Comportamento Organizacional, Elsevier Editora Lda, 2005. ISBN: 978-85-352-1863-3

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz. 
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  15
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo do aluno  Estudo  35
  Total: 53

Avaliação Contínua

Teste escrito individual: 2 (40% +40%)

Trabalho prático (submetido através da plataforma e-elearning): 1 (20%)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Uma prova escrita: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta unidade curricular pretende-se promover o desenvolvimento de competências interpessoais, pelo que a utilização de estudos de caso, role-playing e trabalhos de grupo revelam-se os mais ajustados para o desenvolvimento destas competências.