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Microeconomia

Código: LGE2112    Sigla: MICR

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 61 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1D

Teórico-Práticas: 43,50
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LGE1N

Teórico-Práticas: 40,50
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,26
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA UNIDADE CURRICULAR 

A Microeconomia constitui uma das grandes áreas de conhecimento da economia, que trata sobretudo do estudo de entidades individuais como os mercados, as empresas e as famílias. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, comportamentos dos consumidores e empresas e papel do Estado nos mercados.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDENDIZAGEM 


1. Sensibilizar os discentes para a diferença entre macro e microeconomia, focando os conceitos e problemas fundamentais da economia relacionados sobretudo com a escassez, custo de oportunidade, eficiência económica e fronteira de possibilidades de produção;
2. Explicar o funcionamento dos mercados competitivos, compreender como se processa o ajustamento entre a procura e a oferta, como se encontra o equilíbrio de mercado e se determina a sua eficiência; 
3. Perceber os principais determinantes que orientam as decisões e escolhas do consumidor, sobretudo as suas preferências e restrição orçamental a que estão sujeitos;
4. Compreender o comportamento das empresas e os objetivos que orientam as suas actividades, designadamente a transformação dos fatores produtivos em bens/serviços transaccionáveis e a maximização dos resultados;
6. Entender o relacionamento entre o Estado e o mercado, especialmente na determinação dos preços, oferta de bens públicos e controlo das externalidades.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Com a matéria lecionada os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender as decisões quotidianas dos agentes económicos, as suas motivações e a forma como influenciam o equilíbrio dos mercados;
2. Entender como se organizam e funcionam os mercados e como os consumidores e as empresas alteram constantemente as suas posições face a estímulos variados;
3. Determinar os fatores que condicionam a determinação dos preços, especialmente ao nível da estrutura de custos das empresas e intervenção do Estado sobre os mercados;
4. Indicar o comportamento estratégico das empresas mais ajustado às condicionantes dos mercados, de modo a atingirem eficazmente os seus objetivos;
5. Construir e interpretar representações gráficas, pesquisar, trabalhar e analisar dados estatísticos e percecionar os fatores que condicionam o processo evolutivo dos mercados.

Programa

1 INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
1.1 Conceitos básicos
1.2 Os problemas económicos fundamentais

2 FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS COMPETITIVOS
2.1 A Procura e a Oferta.
2.2 O Equilíbrio de Mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor

3 TEORIA DO CONSUMIDOR
3.1 Restrição Orçamental.
3.2 Utilidade e preferências do consumidor.
3.3 Escolha do consumidor.
3.4 O Efeito Rendimento e Efeito Substituição.

4 TEORIA DA EMPRESA
4.1 Tecnologia e Função de Produção. 
4.2 Rendimentos e Custos de produção. 
4.3 As Estruturas de Mercados. 
4.4 Comportamento Estratégico. 

5 INTERVENÇÃO DO ESTADO NOS MERCADOS
5.1 Controlo dos preços.
5.2 Política fiscal. 
5.3 Limitação do poder de mercado. 
5.4 Externalidades e Bens públicos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite dotar os alunos dos conhecimentos necessários e que desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1, apresentando-se os conceitos fundamentais da microeconomia;
- O capitulo 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2, através da explicitação dos mecanismos que conduzem ao equilíbrio dos mercados;
- O capítulo 3 permite a correspondência com o objetivo 3, garantindo o conhecimento sobre os conceitos fundamentais da teoria do consumidor.
- O capítulo 4 apresentará os conteúdos que permitem responder ao objetivo 4 que consiste no reconhecimento das decisões dos produtores.
- O capítulo 5 corresponde aos conteúdos necessários à concretização do objetivo 5, que pretende identificar o papel do Estado no funcionamento e equilíbrio do mercado.

Bibliografia Principal

PINDYCK, R. & RUBINFELD. D.;Microeconomics (9th Edition), Pearson, 2017. ISBN: 978-0134184241
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ; Economia (19ª Edição), Mcgraw-Hil, Lisboa, 2012

Bibliografia Complementar

MANKIW, N.;Principles of Economics (8th Edition), Cengage Learning, 2018. ISBN: 978-1305585126
LIPSEY, R. & CHRYSTAL, K.;Economics (13th edition), Oxford. ISBN: 9780199676835
MIRA, N.;Microeconomia, Edições Sílabo, Lisboa, 2011
NABAIS, C. & FERREIRA, R. ;Microeconomia Lições e Exercícios, Lidel, 2010. ISBN: 9789727575848

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para o efeito serão usados como instrumentos de apoio, tanto meios em suporte de papel como de base informática, designadamente o software Microsoft Powerpoint.
Ao nível do comportamento dos alunos será sempre encorajada e valorizada uma atitude pró-ativa e participativa em contexto de sala de aula, e incentivada uma postura crítica sobre os conteúdos expostos e assuntos da actualidade microeconómica. Integrado no processo de avaliação contínua serão realizados, em sala de aula, dois testes escritos individuais e um trabalho individual em contexto elearning.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalho elearning  Trabalho laboratorial ou de campo  1
2 Testes de Avaliação Contínua  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  111
  Total: 160

Avaliação Contínua

Trabalho individual escrito realizado em elearning com uma ponderação de 20% na nota final.

Dois testes escritos individuais, com uma ponderação global de 80% na nota final (40%/cada).


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com foco na utilização de metodologias distintas - que inclui a exposição teórica, realização de exercícios práticos e a discussão em aula de assuntos atuais da economia (designadamente através do comentário de notícias veiculadas na comunicação social sobre as temáticas lecionadas) - pretende-se a obtenção de sinergias entre os diversos métodos e o estímulo ao desenvolvimento de um raciocínio microeconómico.
Com estas distintas abordagens o aluno terá acesso não só à componente teórica dos conteúdos programáticos, como também a ferramentas que lhe permitam compreender a aplicabilidade prática dos raciocínios microeconómicos no contexto da economia real.