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Métodos Quantitativos para a Gestão II

Código: LGE2111    Sigla: MAGII

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 4 ECTS 42 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1A

Teórico-Práticas: 30,00
Outro: 12,00

LGE1N

Teórico-Práticas: 30,00
Outro: 12,00

LGE1B

Teórico-Práticas: 30,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,80

Software

http:\\elearning.isag.pt

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram as competências básicas para o desenvolvimento lógico-matemático. A importância do desenvolvimento de capacidades, métodos de organização, resolução de problemas e análise de resultados são a chave da disciplina que permite a aplicabilidade em situações reais ligadas a áreas da economia e gestão. Além das questões metodológicas, procura-se desenvolver nos alunos a autonomia, o espírito crítico, o trabalho de pesquisa e de investigação de conhecimentos básicos relativos a modelos matemáticos que permitem a tomada de decisões e optimização de resultados. Em geral, os temas abordados permitem obter ferramentas de cálculo e análise essenciais para a resolução de problemas aplicados em situações do dia a dia e, especificamente, ligados à área da economia e gestão.

OBJECTIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular levar os alunos a:
1. aplicar conceitos matemáticos de álgebra e de cálculo à resolução de sistemas de equações lineares com mais de uma variável real;
2. estudar modelos matemáticos que envolvem o estudo de funções reais de variável real;
3. identificar e ser capaz de resolver problemas com a aplicação de conceitos matemáticos;
4. identificar situações da vida real de aplicação de conceitos.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Criar e desenvolver competências que permitam ao aluno:
- tomar decisões e resolver problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;
- identificar problemas e métodos de resolução;
- obter aptidão numérica que permita a análise, interpretação e extrapolação de dados, com desenvolvimento de raciocínios lógico-matemáticos.

Programa

Capítulo I - ÁLGEBRA LINEAR
1. Matrizes
1.1 Conceitos gerais
1.1 Operações com matrizes: Propriedades
1.2 Matriz Inversa: definição, propriedades e cálculo
2. Determinantes
2.1 Definição, propriedades e cálculo
2.2 Resolução de sistemas de equações lineares
2.2.1 Método de Gauss
2.2.2 Regra de Cramer

Capítulo II - INTRODUÇÃO AO CÁLCULO INTEGRAL
1. Noção de primitiva e de integral indefinido
1.1 Primitivas imediatas
1.2 Integral definido
2. Aplicação: Cálculo de áreas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O Capítulo 1 permitirá ao aluno aplicar conceitos matemáticos de álgebra e cálculo para resolver sistemas de equações lineares com mais de uma variável real.

O capítulo 2 incidirá sobre o estudo e aplicação de modelos matemáticos que envolvem o estudo de funções reais da variável real, nomeadamente, o cálculo de áreas.

Assim sendo:
- o objetivo 1 será alcançado no capítulo I;
- o objetivo 2 será atingido no capítulo II;
- os objectivos 3 e 4 são alcançados nos dois capítulos.

Bibliografia Principal

Gonçalves, Ricardo;Álgebra Linear - Teoria e Prática, Edições Sílabo, Lda., 2015. ISBN: 9789726188179

Bibliografia Complementar

Barreira, Luís; Valls, Cláudia;Exercícios de Álgebra Linear, IST Press, 2011
Lima, E. L.;Análise no Espaço Rn, IMPA Rio de Janeiro, 11ª ed, 2014

Métodos de Ensino

Os temas essências, a resolução de problemas e as atividades de aplicação dos conteúdos serão abordados nas aulas teórico-práticas.
Os conceitos teóricos serão introduzidos recorrendo a exemplos de aplicação directa na área económica direccionados para mostrar a relevância dos conteúdos programáticos estudados. Os exercícios de aplicação e os conteúdos serão abordados através da resolução de problemas do quotidiano de modo que o aluno selecione o método mais adequado e seja capaz de desenvolver o interesse pelo conteúdo da unidade curricular e mostrar a sua utilidade.
O acompanhamento, a orientação dos alunos no estudo e busca de soluções serão direcionados para a resolução dos problemas propostos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  3
Outros  Participação Presencial  4
Estudo Autónomo  Participação Presencial  70
  Total: 107

Avaliação Contínua

1º teste: Conteúdo a avaliar: Capítulo I; Peso: 40% *
2º teste: Conteúdo a avaliar: Capítulo II; Peso: 40% *
1º trabalho: Peso: 10%
2º trabalho: Peso: 10%

* Os testes escritos individuais, serão sem consulta e sem recurso a qualquer auxiliar de cálculo e na elaboração de dois trabalhos (individuais):

De acordo com o regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame Final: Conteúdo a avaliar: capítulo I e II; Peso: 100%

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As competências de carácter cognitivo são desenvolvidas através da exposição e discussão na resolução de problemas, mas também na resolução individual de exercícios. As competências de partilha e trabalho em equipa são desenvolvidas em trabalhos em grupo supervisionados. As competências de comunicação são adquiridas em toda a UC.