Métodos Quantitativos para a Gestão II
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE1D
LGE1N
Software
http:\\elearning.isag.pt
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram as competências básicas para o desenvolvimento lógico-matemático. A importância do desenvolvimento de capacidades, métodos de organização, resolução de problemas e análise de resultados são a chave da disciplina que permite a aplicabilidade em situações reais ligadas a áreas da economia e gestão. Além das questões metodológicas, procura-se desenvolver nos alunos a autonomia, o espírito crítico, o trabalho de pesquisa e de investigação de conhecimentos básicos relativos a modelos matemáticos que permitem a tomada de decisões e optimização de resultados. Em geral, os temas abordados permitem obter ferramentas de cálculo e análise essenciais para a resolução de problemas aplicados em situações do dia a dia e especificamente ligados à área da economia e gestão.
OBJECTIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular levar os alunos a:
- Aplicar conceitos matemáticos de álgebra e de cálculo à resolução de sistemas de equações lineares com mais de uma variável real;
- identificar situações da vida real de aplicação de conceitos;
- identificar e ser capaz de resolver problemas de com a aplicação de conceitos matemáticos;
- estudar modelos matemáticos que envolvem o estudo de funções reais de variável real;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Criar e desenvolver competências que permitam:
- a capacidade de tomar decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;
- a identificação de problemas, de forma que o aluno seja induzido a pensar primeiro para realizar da melhor forma todas as operações necessárias;
- a aptidão para desenvolver a aprendizagem auto-dirigida sendo capaz de identificar, organizar, tratar e analisar a informação;
- a aptidão numérica e utilização de ferramentas de cálculo que permitam a análise de dados, interpretação e extrapolação, com desenvolvimento de raciocínios lógico-matemáticos;
- o desenvolvimento da capacidade de programar, analisar e formalizar a informação de modo a optimizar a resolução de problemas;
- o desenvolvimento do raciocínio matemático, lógico, crítico, analítico e a autonomia dos alunos na aplicação à resolução de problemas do quotidiano.
Programa
1. Álgebra Linear
a. Matrizes: Conceitos gerais
i. Operações com matrizes: Propriedades
ii. Matriz Inversa: definição, propriedades, cálculo da matriz inversa
b. Determinantes: definição, propriedades, cálculo de determinantes
c. Sistemas de equações lineares
i. Método de Gauss e regra de Cramer
2. INTRODUÇÃO AO CÁLCULO INTEGRAL
a. Noção de primitiva e de integral indefinido.
b. Regras básicas de integração.
c. Definição de integral definido. Cálculo de áreas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O Capítulo 1 permitirá ao aluno aplicar conceitos matemáticos de álgebra e cálculo para resolver sistemas de equações lineares com mais de uma variável real, e pode aplicar esses aprendizados em situações da vida real.
O capítulo 2 incidirá sobre o estudo e aplicação de modelos matemáticos que envolvem o estudo de funções reais da variável real.
Bibliografia Principal
Gonçalves, Ricardo;Álgebra Linear - Teoria e Prática, Edições Sílabo, Lda., 2015. ISBN: 9789726188179 |
Bibliografia Complementar
Barreira, Luís; Valls, Cláudia;Exercícios de Álgebra Linear, IST Press, 2011 |
Lima, E. L.;Análise no Espaço Rn, IMPA Rio de Janeiro, 11ª ed, 2014 |
Métodos de Ensino
Os temas essências, a resolução de problemas e atividades práticas de aplicação dos conteúdos serão abordados nas aulas teórico-práticas.
Os conceitos teóricos serão introduzidos recorrendo a exemplos de aplicação directa na área económica direccionados para mostrar a relevância dos conteúdos programáticos estudados. Os exercícios de aplicação e os conteúdos serão abordados através da resolução de problemas do quotidiano de modo que o aluno selecione o método mais adequado e seja capaz de desenvolver o interesse pelo conteúdo da unidade curricular e mostrar a sua utilidade.
O acompanhamento, a orientação dos alunos no estudo e busca de soluções serão direcionados para a resolução dos problemas propostos.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Outras horas de contacto |
Estudo |
12 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
60 |
|
Ficha de trabalho individual |
Trabalho laboratorial ou de campo |
2 |
|
|
Total: |
107 |
Avaliação Contínua
Dois testes escritos individuais (com um peso de 80%: cada teste tem a ponderação de 40%) e a resolução de uma ficha prática (com um peso de 20%).
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos, referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º, é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Exame Final: 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As competências de carácter cognitivo são desenvolvidas através da exposição e discussão na resolução de problemas, mas também na resolução individual de exercícios. As competências de partilha e trabalho em equipa são desenvolvidas em trabalhos em grupo supervisionados. As competências de comunicação são adquiridas em toda a UC.