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Estatística Aplicada

Código: LGE2110    Sigla: ESTAPL

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1A

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

LGE1N

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

LGE1B

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Software

PSPP

Excel

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular constitui uma introdução ao estudo da teoria das probabilidades e da inferência estatística pretendendo-se a compreensão e aplicação dos seus principais conceitos e métodos.

OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
- Descrever e usar de forma apropriada as principais distribuições probabilísticas discretas e contínuas; 
- Inferir parâmetros populacionais com base em distribuições amostrais;
- Aplicar técnicas usuais em probabilidade e estatística nos processos de tomada de decisão.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de aplicar adquadamente técnicas de inferência estatística;
- Compreensão da necessidade e aplicação da análise crítica no processo de tomada de decisão;
- Capacidade de desenvolver trabalho de pesquisa e investigação de forma autónoma.

Programa

Capítulo 1 - Teoria da Probabilidade
1. Experiência aleatória; espaço de resultados, acontecimentos. 
2. Conceitos de probabilidade. Probabilidade condicional. Teorema de Bayes. Acontecimentos independentes.

Capítulo 2 - Distribuições Teóricas e Aproximações
1. Distribuições discretas: Binomial e Poisson.
2. Distribuições contínuas: Normal, t de Student e Qui-quadrado. 
3. Teorema do Limite Central.

Capítulo 3 - Inferência Estatística
1. Distribuição por amostragem.
2. Estimativa pontual.
3. Estimativa intervalar (intervalos de confiança).
4. Testes de hipóteses: Conceitos básicos. Testes paramétricos e não paramétricos.
5. Regressão linear.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O primeiro capítulo apresenta-se como um pré-requisito para o estudo e aplicação de conhecimentos estatísticos. O estudo conjunto do primeiro e segundo capítulos permitirão aos alunos o conhecimento da teoria de probabilidades e facilitarão a descrição e aplicação apropriada das principais distribuições probabilísticas discretas e contínuas.

O terceiro capítulo permitirá aos alunos conhecer técnicas de inferência estatística que lhes permitirão inferir parâmetros populacionais com base em distribuições amostrais.
De modo geral todos os capítulos abordados contribuirão para tornar os alunos capazes de tomar decisões tendo por base técnicas usuais em probabilidade e estatística.

Bibliografia Principal

Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J., Pimenta, F. e Pimenta, C.;Introdução à Estatística (3ª edição), Escolar Editora, 2015. ISBN: 9789725924686 (Pode ser ultilizada a 2.ª versão de 2010)

Bibliografia Complementar

Webster, A.L.;Estatística Aplicada à Administração e Economia, Editora McGraw-Hill, 2006
António Carvalho Pedrosa e Sílvio Marques A. Gama;Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística, Porto Editora, 2007. ISBN: 978-972-0-06056-3

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos. Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras e no Excel.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação escrita  Teste/Exame  3
Trabalho de grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  30 2020-06-29
Atividades e-learning  Estudo  15 2020-06-22
Estudo individual  Estudo  67
  Total: 160

Avaliação Contínua

1. Trabalho de campo com ponderação de 20% na nota final.
2. Tarefas propostas com submissão na plataforma elearning com ponderação 10%.
3. Testes individuais escritos com ponderação de 70% (35% de ponderação afeto a cada teste) na nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame individual escrito. E nos termos do artigo 41º do Regulamento da Licenciatura: 

- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Exame individual escrito com ponderação de 100% na nota final.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino serão maioritariamente teórico-praticas. Os conceitos e técnicas de análise serão apresentados aos alunos tanto de forma expositiva como sob a forma de situação problemática. Os alunos serão instigados a analisar as situações de forma crítica com base em raciocínio lógico e fundamento cientifico.