• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGE2108

Contabilidade Empresarial II

Código: LGE2108    Sigla: CEMPII

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1A

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 12,00

LGE1N

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 12,00

LGE1B

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

No âmbito da unidade curricular Contabilidade Empresarial II, são complementados o aprofundamento e as abordagens adotados durante o 1.º semestre, no âmbito da unidade curricular Contabilidade Empresarial I, com foco nos investimentos, no rédito, no imposto sobre o rendimento do período, nas provisões, nos passivos contingentes, nos ativos contingentes, nas operações de fim de período e na apresentação de demonstrações financeiras. 

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

1. Conhecimento dos critérios de reconhecimento e de mensuração previstos no Sistema de Normalização Contabilística, relativamente aos investimentos, ao rédito, ao imposto sobre o rendimento do período e às provisões.
2. Compreensão das definições de passivo contingente e de ativo contingente e do tratamento correspondente no âmbito do Sistema de Normalização Contabilística.
3. Concretização de reconhecimentos contabilísticos relacionados com investimentos, com rédito, com imposto sobre o rendimento do período e com provisões.
4. Conhecimento do ciclo contabilístico e das operações correspondentes de regularização e de encerramento de contas.
5. Identificação e elaboração das peças fundamentais de informação contabilística para a gestão empresarial.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

1. Entendimento da importância da informação contabilística para as tarefas do gestor empresarial;
2. Domínio dos conceitos essenciais associados à realidade económica e financeira de uma entidade, designadamente, no que concerne ao tratamento dos factos e das variações patrimoniais.
3. Aquisição de experiência, em termos de análise e de classificação das operações económicas e financeiras de uma entidade, bem como em termos do reconhecimento contabilístico, isto é, no contexto da classificação e do tratamento contabilístico dos fenómenos patrimoniais.
4. Compreensão do conteúdo da informação contabilística, designadamente, em termos da apresentação dos efeitos dos factos patrimoniais.

Programa

Capítulo I - Investimentos
1.1. Investimentos Financeiros.
1.2. Propriedades de Investimento.
1.3. Ativos Fixos Tangíveis.
1.4. Ativos Intangíveis.
1.5. Investimento em Curso.
1.6. Ativos Não Correntes Detidos para Venda.

Capítulo II - Rédito
2.1. Reconhecimento e Mensuração do Rédito.
2.2. Contratos de Construção.

Capítulo III - Outros Passivos, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes
3.1. Imposto sobre o Rendimento do Período: Corrente e Diferido.
3.2. Reconhecimento e Mensuração de Provisões.
3.3. Divulgação de Passivos Contingentes e de Ativos Contingentes.

Capítulo IV - Operações de Fim de Período
4.1. Trabalho Contabilístico Corrente e de Fecho de Período.
4.2. Regularização das Contas e Balancete Retificado.
4.3. Demonstração dos Resultados por Naturezas e Balanço Final.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa previsto da unidade curricular Contabilidade Empresarial II permite que as estudantes e os estudantes adquiram conhecimentos e desenvolvam as competências definidas como objetivos, na medida em que:
 
- O Capítulo I, o Capítulo II e o Capítulo III visam dar resposta aos objetivos 1., 2. e 3., supra, uma vez que são abordados os princípios contabilísticos relacionado com investimentos, com rédito, com imposto sobre o rendimento do período, com provisões, com passivos contingentes e com ativos contingentes.

- O Capítulo IV está em consonância com o preconizado nos objetivos 4. e 5., supra, sendo abordados os reconhecimentos e procedimentos contabilísticos associados ao encerramento e à prestação de contas, sustentada pelas demonstrações financeiras.

Bibliografia Principal

RODRIGUES, João;Sistema de Normalização Contabilística Explicado (7.ª Edição), Porto Editora, S.A., 2019. ISBN: 9789720002280
BORGES, António; RODRIGUES, Azevedo; RODRIGUES, Rogério;Elementos de Contabilidade Geral (26.ª Edição), Áreas Editora, S.A., 2014. ISBN: 9789898058874

Bibliografia Complementar

Comissão de Normalização Contabilística;Sistema de Normalização Contabilística (Disponível em www.cnc.min-financas.pt)
AZEVEDO, Graça; CARVALHO, Carla; CRAVO, Domingos; RODRIGUES, Ana Maria;SNC Contabilidade Financeira: Sua Aplicação (Reimpressão da 2.ª Edição de 2011), Edições Almedina, S.A., 2015. ISBN: 9789724046280
GOMES, João Manuel Lopes; PIRES, Jorge Manuel Rodrigues;Sistema de Normalização Contabilística - Teoria e Prática (5.ª Edição), Vida Económica - Editorial, S.A., 2015. ISBN: 9789897680779

Métodos de Ensino

O desenvolvimento da unidade curricular Contabilidade Empresarial II assenta em aulas teórico-práticas, com a intenção de estimular a participação ativa das estudantes e dos estudantes na abordagem dos tópicos lecionados.

A exposição teórica é acompanhada pela resolução de exercícios práticos, visando o fomento de uma aprendizagem efetiva das estudantes e dos estudantes. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Participação Presencial  12
Avaliação  Teste/Exame  4
Trabalhos de grupo  Projectos  20
Estudo Autónomo  Estudo  79
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 40% cada.
2 Fichas de trabalho em grupo submetidas através da plataforma E-learning: 10% cada

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso. 
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

1 Exame escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, na vertente teórica e na vertente prática, em simultâneo.

Através das metodologias de ensino definidas, é possibilitada a exposição das estudantes e dos estudantes a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos.

De igual modo, é exponenciado o raciocínio crítico, no contexto da interpretação da informação contabilística, bem como o raciocínio lógico, no contexto da resolução de problemas práticos.