Métodos Quantitativos para a Gestão I
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE1A
LGE1N
LGE1B
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram as competências básicas para o desenvolvimento lógico-matemático.
A importância do desenvolvimento de capacidades, métodos de organização, resolução de problemas e análise de resultados são a chave da disciplina que permite a aplicabilidade em situações reais ligadas a áreas da economia e gestão. Além das questões metodológicas, procura-se desenvolver nos alunos a autonomia, o espírito crítico, o trabalho de pesquisa e de investigação de conhecimentos básicos relativos a modelos matemáticos, que permitem a tomada de decisões e otimização de resultados.
Em geral, os temas abordados permitem obter ferramentas de cálculo para a resolução de problemas aplicados em situações do quotidiano e especificamente ligados à área da economia e gestão.
OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
1. Identificar situações da vida real de aplicação de conceitos;
2. Identificar e ser capaz de resolver problemas com a aplicação de conceitos matemáticos;
3. Estudar modelos matemáticos que envolvem o estudo de funções reais de variável real;
4. Otimizar soluções de aplicações da Matemática em contexto real e interpretar economicamente a sua solução.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
1. A capacidade de tomar decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;
2. A identificação de problemas, de forma que o aluno seja induzido a pensar primeiro para realizar da melhor forma todas as operações necessárias;
3. A aptidão para desenvolver a aprendizagem auto-dirigida sendo capaz de identificar, organizar, tratar e analisar a informação;
4. A aptidão numérica e utilização de ferramentas de cálculo que permitam a análise de dados, interpretação e extrapolação, com desenvolvimento de raciocínios lógico-matemáticos;
5. Desenvolver a capacidade de programar, analisar e formalizar a informação de modo a otimizar a resolução de problemas;
6. Desenvolver o raciocínio matemático, lógico, crítico, analítico e a autonomia dos alunos na aplicação à resolução de problemas do quotidiano.
Programa
CAPÍTULO I - CÁLCULO DIFERENCIAL DE FUNÇÕES DEFINIDAS EM R
1.1 Definições iniciais
1.2 Gráficos de funções elementares
1.3 Limite e Continuidade
1.4 Derivadas e diferenciais.
1.4.1 Definição e interpretações
1.4.3 Regras de Derivação. Derivadas de primeira e ordens superiores
1.4.3 Aplicação de derivadas: indeterminações, regra de l'Hôpital e extremos de uma função
CAPÍTULO II - FUNÇÕES REAIS DE VÁRIAS VARIÁVEIS REAIS
2.1. Generalidades
2.1.1. Definição de função real de várias variáveis reais
2.2. Funções reais de duas variáveis reais
2.2.1 Determinação e representação do domínio
2.2.2 Derivadas parciais
2.2.3 Funções Homogéneas e teorema de Euler
2.2.4 Aplicações
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O capítulo I abordará modelos matemáticos que envolvem o estudo de funções variáveis reais e a otimização de soluções matemáticas de aplicações em contexto real.
O Capítulo II permitirá trabalhar com modelos matemáticos que envolvem o estudo de funções reais de variáveis reais e trabalhar com um nível importante de abstração na dedução de propriedades de modelos.
Assim sendo,
- os objectivos 1 e 2 serão atingidos nos dois capítulos, nomeadamente, nas secções de aplicações (1.4.3 e 2.2.4).
- o objectivo 3 será alcançado no capítulo I, que irá proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos e ferramentas de cálculo em R.
- o objectivo 4 será atingido no capítulo II, com a introdução do conceito de derivada parcial e suas aplicações no contexto económico.
Bibliografia Principal
CERQUEIRA, António de Melo da Costa/ BELEZA DE VASCONCELOS, Paulo José A.;Funções Reais Definidas em IR": Exercícios e Aplicações, Litexa Editora, 1996 |
Bibliografia Complementar
Pires, Cesaltina;Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora, 2011 |
FERREIRA, J. Campos;Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 11ª ed. 2014 |
Métodos de Ensino
Resolução de problemas e atividades práticas de aplicação dos conteúdos serão abordados nas aulas teórico-práticas (recorrendo sempre que necessário às tecnologias e métodos audio-visuais).
Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação direta na área económica direcionados para mostrar a relevância dos conteúdos programáticos estudados.
Exercícios de aplicação, dos conteúdos abordados, na resolução de problemas do quotidiano, de modo que o aluno selecione o método mais adequado e seja capaz de desenvolver o interesse pelo conteúdo da unidade curricular e mostrar a sua utilidade.
Acompanhamento e orientação dos alunos no estudo e busca de soluções para a resolução dos problemas propostos.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Outros |
Participação Presencial |
17 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
95 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
1º teste: Conteúdo a avaliar: Capítulo I; Peso: 45% *
2º teste: Conteúdo a avaliar: Capítulo II; Peso: 35% *
2 trabalhos práticos: Submetidos através da plataforma E-Learning (10% cada)
* Os testes escritos individuais, serão sem consulta e sem recurso a qualquer auxiliar de cálculo e na elaboração de dois trabalhos (individuais):
De acordo com o regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame Final: Conteúdo a avaliar: capítulo I e II; Peso: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As competências de carácter cognitivo são desenvolvidas através da exposição e discussão na resolução de problemas, mas também na resolução individual de exercícios. As competências de partilha e trabalho em equipa são desenvolvidas em trabalhos em grupo supervisionados. As competências de comunicação são adquiridas em toda a UC.