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Contabilidade Empresarial I

Código: LGE2104    Sigla: CEMPI

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1A

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

LGE1N

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

LGE1B

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

LGE1C

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular é composta por 2 componentes:
A 1ª componente aborda o enquadramento da contabilidade empresarial, no âmbito da atividade económica e financeira, a sua evolução histórica, conceito e afins, a metodologia da contabilidade centrada no património, elementos constitutivos e sua representação e analisa a normalização e regulação da contabilidade, com destaque para o sistema de normalização contabilística.
Na 2ª componente, procede-se ao estudo das operações contabilísticas, centrada no estudo das contas que integram: os meios financeiros líquidos; as contas a receber e a pagar; os inventários e ativos biológicos; os investimentos; os gastos e os rendimentos e resultados.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Compreender, interpretar e estruturar os conhecimentos básicos da disciplina de contabilidade, nomeadamente:
1. O aluno descreve e aplica os conceitos contabilísticos fundamentais.
2. O aluno descreve a estrutura conceptual da informação financeira.
3. O aluno compreende como representar o património e os resultados;
4. O aluno aplica o método contabilístico;
5. O aluno elabora as demonstrações financeiras: Balanço e Demonstração dos Resultados por Natureza.
6. O aluno descreve o processo de harmonização e normalização contabilísticas.
7. O aluno compreende e aplica o Sistema de Normalização Contabilística na contabilização de factos patrimoniais relacionados com meios financeiros líquidos, compras e outras operações com fornecedores, vendas e outras operações com clientes, inventários e ativos fixos tangíveis.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
1. Identificar as relações estabelecidas entre as unidades económicas e interpretar o circuito económico-financeiro;
2. Classificar elementos patrimoniais;
3. Interpretar o valor do património;
4. Registar e interpretar as variações ocorridas nas contas e distinguir variações permutativas de modificativas;
5. Compreender os conceitos básicos do SNC;
6. Movimentar contas de balanço e contas de resultados;
7. Elaborar o Balanço e a Demonstração dos Resultados.

Programa

 Capítulo I: Conceitos fundamentais

1. Fundamentos da Contabilidade Financeira

1.1. Introdução

1.2. O património

1.3. Inventário e balanço

1.4. A conta

1.5. Métodos de registo contabilístico

1.6. Lançamentos

1.7. O diário e o razão

1.8. Balancetes e balanços

1.9. Sistemas contabilísticos

2. Harmonização e Normalização Contabilística

2.1. Introdução

2.2. Referenciais contabilísticos na União Europeia

2.3. Normalização contabilística nacional

2.3.1. O referencial IASB/UE

2.3.2. Entidades normalizadoras

2.3.3. Regime supletivo

2.4. As normas contabilísticas e de relato financeiro

3. Estrutura concetual da contabilidade financeira (EC)

3.1. Objetivo das demonstrações financeiras

3.2. Pressupostos subjacentes

3.3. Características qualitativas das demonstrações financeiras

3.4. Elementos das demonstrações financeiras

3.5. Reconhecimento dos elementos das demonstrações financeiras

3.6. Mensuração dos elementos das Demonstrações financeiras

3.7. Conceitos de capital e manutenção de capital

4. Preparação e apresentação das demonstrações financeiras

4.1. Estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras (NCRF 1 e 2)

4.2. Políticas contabilísticas (NCRF 4)

Capítulo II: A contabilização das operações da atividade

5. Caixa, depósitos bancários e instrumentos financeiros (EC,NCRF 23 e 27)

6. Compras, FSE¿s e outras operações com fornecedores (EC, NCRF 27)

7. Vendas, prestações de serviços e contas a receber (EC, NCRF 20, 23 e 27)

8. Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) na contabilização das operações

9. Gastos e operações com pessoal (EC e NCRF 27 e 28)

10. Inventários e ativos biológicos (EC, NCRF 18 e 17)  

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa previsto da unidade curricular Contabilidade Empresarial I permite que os estudantes adquiram conhecimentos e desenvolvam as competências definidas como objetivos, na medida em que: a) o Capítulo I visa dar resposta aos objetivos 1 a 6., tendo em conta que são estudados os princípios fundamentais da contabilidade financeira. b) o Capítulo II está em consonância com o preconizado no objetivo 7., supra, sendo abordado os reconhecimentos e procedimentos contabilísticos associados à movimentação das contas das demonstrações financeiras. 

Bibliografia Principal

de Carlos Rosa Lopes, João Rui Pires, Samuel Covane, Brasiliano Rabaça, Daniel Oliveira e Rui Malaquias;Manual de Contabilidade, Escolar Editora, 2020. ISBN: 9789725925614
João Rodrigues;SNC - Sistema de Normalização Contabilística Explicado, Porto Editora, 2021. ISBN: 978-972-0-00324-9

Bibliografia Complementar

de Isabel Lourenço, Ana Isabel Lopes e Ana Isabel Morais ;Fundamentos de Contabilidade Financeira, Edições Sílabo, 2018. ISBN: 9789726189619
Normativo contabilístico nacional , disponível em: www.cnc.min-financas.pt
Weygandt, Jerry J.; Kimmel, Paul D. e Kieso, Donald E;Financial Accounting, Wiley, 2012. ISBN: 978-0-470-55200
Rodrigues, João;Sistema de Normalização Contabilística Explicado, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01983-7
Nabais, Carlos; Nabais, Francisco;Prática Contabilística , Lidel, 2016. ISBN: 9789897522185
Borges, António; Rodrigues, Azevedo e Rodrigues, Rogério;Elementos de Contabilidade Geral, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874

Métodos de Ensino

Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de textos de apoio sobre as matérias a abordar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Estudo  15
Estudo autónomo individual  Estudo  94
Avaliação  Teste/Exame  6
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 40% cada.
2 Fichas de trabalho individuais resolvidas na plataforma E-Learning: 10% cada.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. 

Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação da informação contabilística, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.