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Contabilidade Empresarial I

Código: LGE2104    Sigla: CEMPI

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1A

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

LGE1N

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

LGE1B

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular é composta por 2 componentes:
A 1ª componente aborda o enquadramento da contabilidade empresarial, no âmbito da atividade económica e financeira, a sua evolução histórica, conceito e afins, a metodologia da contabilidade centrada no património, elementos constitutivos e sua representação e analisa a normalização e regulação da contabilidade, com destaque para o sistema de normalização contabilística.
Na 2ª componente, procede-se ao estudo das operações contabilísticas, centrada no estudo das contas que integram: os meios financeiros líquidos; as contas a receber e a pagar; os inventários e ativos biológicos; os investimentos; os gastos e os rendimentos e resultados.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Compreender, interpretar e estruturar os conhecimentos básicos da disciplina de contabilidade, nomeadamente:
1. O aluno descreve e aplica os conceitos contabilísticos fundamentais.
2. O aluno descreve a estrutura conceptual da informação financeira.
3. O aluno compreende como representar o património e os resultados;
4. O aluno aplica o método contabilístico;
5. O aluno elabora as demonstrações financeiras: Balanço e Demonstração dos Resultados por Natureza.
6. O aluno descreve o processo de harmonização e normalização contabilísticas.
7. O aluno compreende e aplica o Sistema de Normalização Contabilística na contabilização de factos patrimoniais relacionados com meios financeiros líquidos, compras e outras operações com fornecedores, vendas e outras operações com clientes, inventários e ativos fixos tangíveis.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
1. Identificar as relações estabelecidas entre as unidades económicas e interpretar o circuito económico-financeiro;
2. Classificar elementos patrimoniais;
3. Interpretar o valor do património;
4. Registar e interpretar as variações ocorridas nas contas e distinguir variações permutativas de modificativas;
5. Compreender os conceitos básicos do SNC;
6. Movimentar contas de balanço e contas de resultados;
7. Elaborar o Balanço e a Demonstração dos Resultados.

Programa

Capítulo I - Introdução à Contabilidade
1.1. Âmbito e objetivos da Contabilidade.
1.2. Explicar qual a importância da contabilidade no mundo atual.
1.3 A Contabilidade como instrumento de gestão
1.4. Identificar as divisões da contabilidade.
1.5. A Estrutura Concetual da contabilidade; 
1.6. Utilizadores da informação contabilística
1.7. Objetivos da informação financeira 
1.8. Características qualitativas da informação financeira e as contas anuais.

Capítulo II - A representação do património e dos resultados
2.1 O Balanço como representação do património;
2.2. Elementos do Balanço: ativo, passivo e capital próprio.
2.3. Os critérios de valorimetria do património;
2.4. Equilíbrio patrimonial;
2.5. A Demonstração dos Resultados por Naturezas: - réditos e ganhos; gastos e perdas; lucro ou prejuízo do período.
2.6. A determinação do resultado - O pressuposto da periodização económica. Fluxos económicos, fluxos monetários e fluxos financeiros: conceitos e exemplos de aplicação.

Capítulo III - O Método Contabilístico
3.1. Factos patrimoniais e variações patrimoniais;
3.2. Análise das variações patrimoniais;
3.3. Desenvolvimento do método contabilístico;

Capítulo IV - A representação contabilística:
4.1. O registo contabilístico;
4.2. As contas;  
4.3. O Balancete de verificação.
4.4. A elaboração das demonstrações financeiras.

Capítulo V - Sistema de Normalização Contabilística (SNC)
5.1. Caracterização do Sistema de Normalização Contabilística (SNC);
5.2. Os instrumentos que constituem o SNC.

Capítulo VI - Estudo das Contas
6.1. Classe 1: Meios financeiros líquidos;
6.2. Classe 2: Contas a receber e a pagar;
6.3. Classe 3: Inventários e Ativos Biológicos; 
6.4. Classe 4: Investimentos; 
6.5. Classe 5: Capital, Reservas e Resultados Transitados; 
6.6. Classe 6: Gastos; 
6.7. Classe 7: Rendimentos.
6.8. Classe 8: Resultados.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capítulo I dá resposta ao objetivo 1 e 2, na medida em são abordados os conceitos contabilísticos e a estrutura conceptual da contabilidade;
- O capítulo II vai ao encontro do proposto no objetivo 3, uma vez que são estudados os elementos do património e dos resultados e a sua representação;
- O capítulo III permite aceder ao objetivo 4 a fim de o aluno aplicar o método contabilístico no registo das operações; 
- O capítulo IV apresenta os conteúdos que permitem responder ao objetivo 5 que consiste em dotar os alunos dos conhecimentos para a elaboração do balanço e da demonstração dos resultados;
- O capítulo V está em consonância com o previsto no objetivo 6, sendo explicado aos alunos o processo de harmonização e normalização contabilística;
- O capítulo VI contempla o estudo das contas do SNC respondendo ao previsto no objetivo 7.

Bibliografia Principal

Borges, António; Rodrigues, Azevedo e Rodrigues, Rogério;Elementos de Contabilidade Geral, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874
Nabais, Carlos; Nabais, Francisco;Prática Contabilística , Lidel, 2016. ISBN: 9789897522185

Bibliografia Complementar

Rodrigues, João;Sistema de Normalização Contabilística Explicado, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01983-7
Weygandt, Jerry J.; Kimmel, Paul D. e Kieso, Donald E;Financial Accounting, Wiley, 2012. ISBN: 978-0-470-55200
Normativo contabilístico nacional , disponível em: www.cnc.min-financas.pt

Métodos de Ensino

Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de textos de apoio sobre as matérias a abordar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Estudo  2
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo individual  Estudo  95
Outras  Estudo  15
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 40% cada.
2 Fichas de trabalho individuais resolvidas na plataforma E-Learning: 10% cada.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. 

Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação da informação contabilística, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.