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Fundamentos de Gestão

Código: LGE2101    Sigla: FGES

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE1A

Teórico-Práticas: 30,00
Seminário: 2,00
Outro: 4,00

LGE1N

Teórico-Práticas: 30,00
Seminário: 2,00
Outro: 4,00

LGE1ERASMUS

Teórico-Práticas: 15,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LGE1B

Teórico-Práticas: 30,00
Seminário: 2,00
Outro: 4,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,13
Outro: 0,26

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos da Gestão, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspetiva assumida é a da visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a exemplificação prática e o treino de competências.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se preparar os alunos com conhecimentos que facilitem a compreensão da Gestão em organizações com ou sem fins lucrativos. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
-1 Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da gestão, sobretudo relacionados com a organização e funções do gestor;
-2 Compreender a natureza da gestão nas organizações, tendo em consideração a evolução do pensamento científico neste domínio;
-3 Descrever as principais etapas do processo de gestão, com especial incidência nos aspetos relacionados com o planeamento, organização, direção e controlo;
-4 Compreender os princípios base do funcionamento da gestão de uma empresa ao nível das suas principais áreas funcionais, designadamente a gestão da produção, recursos humanos, comercial e financeira;
-5 Enquadrar a empresa no seu meio envolvente e na sua área de negócio, através da análise SWOT, e enfatizar a importância da responsabilidade social no desenvolvimento sustentável da empresa.
Com base na resolução de estudos de caso, o aluno deverá ser capaz de decidir sobre soluções ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
- Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em gestão;
- Compreender que a gestão atual resulta de décadas de evolução e de contribuições de diversos autores, gestores e economistas;
- Adotar uma visão panorâmica da dinâmica de gestão de uma empresa, encarando-a como um fenómeno multifacetado;
- Encarar os desafios e problemas com que uma empresa se depara e procurar a maximização da sua eficiência e eficácia;
- Perceber que a empresa se encontra inserida num contexto com determinadas características e especificidades que podem constituir oportunidades ou ameaças ao seu próprio desempenho;
- Compreender que o crescimento da empresa deve assentar em bases sustentáveis, de forma a assegurar a sua continuidade no mercado;
- Entender que o sucesso da empresa não depende exclusivamente de uma boa gestão interna, mas também de uma boa relação com o ambiente externo à organização.

Programa

1 INTRODUÇÃO
1.1 - Definição e níveis de gestão
1.2 - Funções dos gestores
1.3 - Aptidões e capacidades dos gestores
1.4 - Ética e responsabilidade social na gestão
1.5 - Novas tendências na gestão

2 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA GESTÃO
2.1 - As teorias clássicas
2.2 - As abordagens contemporâneas
2.3 - As novas abordagens à teoria da gestão

3 O PROCESSO DE GESTÃO
3.1 - Planeamento
3.1.1 - Objetivos, níveis e ferramentas do planeamento
3.1.2 - A gestão estratégica
3.1.3 - A tomada de decisão
3.2 - Organização
3.2.1 - Determinantes da estrutura organizacional
3.2.2 - Tipos de estruturas organizacionais
3.3 - Direção
3.3.1 - A motivação
3.3.2 - A Liderança
3.3.3 - O processo de comunicação
3.4 - Controlo
3.4.1 - Importância do controlo de gestão
3.4.2 - O processo de Controlo
3.4.3 - Níveis e tipos de controlo

4 PRINCIPAIS ÁREAS FUNCIONAIS DA GESTÃO
4.1 - Gestão da Operações/Produção
4.1.1 - Organização dos sistemas produtivos
4.1.2 - Gestão de operações
4.1.3 - Controlo de qualidade
4.2 - Gestão de Marketing
4.2.1 - Conceito, processo e funções de marketing
4.2.2 - A segmentação, targeting e posicionamento
4.2.3 - Marketing-mix
4.2.4 - Novas tendências do Marketing
4.3 - Gestão Financeira
4.3.1 - Papel da Contabilidade e da informação contabilística
4.3.2 - Funções do gestor financeiro
4.3.3 - Principais indicadores de análise financeira
4.4 - Gestão de Recursos Humanos
4.4.1 - Gestão estratégica de recursos humanos
4.4.2 - Planeamento da gestão de recursos humanos
4.4.3 - Compensação, incentivos e benefícios

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1 na medida em que apresenta os conceitos fundamentais da gestão
- O capitulo 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2, que tem como objetivo o conhecimento da evolução da gestão
- O capitulo 3 permite aceder ao objetivo 3 a fim de conhecer as organizações e o processo de gestão, bem como atribuições e áreas de atuação
- O capitulo 4 apresentará os conteúdos que permitem responder aos objetivos 4 e 5 que consistem no reconhecimento e enquadramento do meio envolvente da empresa


Bibliografia Principal

MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos ;Manual de Gestão Moderna - Teoria e Prática, Actual Editora, 2014
Reis, Felipa Lopes;Manual de Gestão das Organizações - Teoria e Prática, Edições Sílabo, 2018

Bibliografia Complementar

Teixeira, Sebastião;Gestão das Organizações. 3ª Edição, Escolar Editora, 2013
MARQUES PINTO, CARLOS et al. ;Fundamentos de Gestão, 3ª Edição, Editorial Presença, 2010

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e métodos interrogativos para a reflexão sobre os conteúdos. As aulas, além de teóricas, também irão assumir uma componente prática dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados. No decurso das aulas os alunos serão incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica e a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  4
Trabalhos de grupo  Projectos  28
Seminário  Participação Presencial  2
Outras  Participação Presencial  4
Estudo pessoal  Estudo  39
  Total: 107

Avaliação Contínua

- Duas provas escritas individuais, com uma ponderação de 70% na classificação final (35% cada prova);
- Um trabalho prático individual de pesquisa com recurso ao portal ABI/INFORM submetido através da plataforma E-Learning, com uma ponderação de 30% na classificação final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

- Prova escrita individual: 100%.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o previsto no regulamento do ciclo de estudos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o previsto no regulamento do ciclo de estudos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas, apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programar tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).