Complementos de Marketing
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa possibilitar o reconhecimento dos desafios que as empresas que procuram explorar as suas competências além-fronteiras enfrentam. O ambiente internacional em que as empresas operam é cada vez mais competitivo e, embora os princípios de marketing não sejam fundamentalmente diferentes a nível internacional, a sua implementação e complexidade podem variar. O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos alunos uma visão integrativa do Marketing Global, atribuindo especial atenção às principais decisões estratégicas de internacionalização, da escolha dos mercados, de modos de entrada e de marketing, considerando diferentes contextos empresariais e sectoriais.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Identificar os fatores que impulsionam e restringem o processo de globalização.
2. Reconhecer as etapas do desenvolvimento internacional da empresa.
3. Compreender a importância do Ambiente Internacional (Cultural, Social, Financeiro, Político e Legal) na internacionalização de organizações.
4. Descrever as diferenças entre as perspetivas teóricas sobre Internacionalização Empresarial apresentadas em aula.
5. Descrever vantagens e desvantagens dos diferentes Modos de Entrada nos Mercados Internacionais.
6. Reconhecer a importância da Análise de Mercados e Segmentação Global via Pesquisa de Marketing.
Competências a desenvolver
- Identificar diferentes perspetivas do Marketing Internacional.
- Compreender a importância do Meio Envolvente Internacional.
- Descrever diferentes formas de acesso aos mercados internacionais.
- Reconhecer a importância da Segmentação e Posicionamento Global via Pesquisa de Marketing.
- Descrever a escolha da estratégia de Marketing-Mix Internacional bem como estratégias de estandardização e adaptação.
- Planear as atividades de Marketing Internacional.
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Programa
Programa
1. Introdução ao Marketing Internacional e de Serviços.
1.1 Definição de Marketing Internacional.
1.2 Relevância do Marketing Internacional para as empresas.
1.3 Orientações de Marketing Internacional.
2. Globalização dos mercados.
2.1 Convergência e divergência das necessidades dos consumidores.
2.2 Principais motivos para a internacionalização das empresas.
2.3 Riscos associados à internacionalização.
2.4 Empresas Born Global .
3. Ambiente Internacional.
3.1 Envolvente Cultural e Social.
3.2 Envolvente Económica e Financeira.
3.3 Envolvente Político e Legal.
4. Análise das oportunidades de Marketing Internacional.
4.1 Introdução à pesquisa de marketing global.
4.2 Formulação do problema de pesquisa.
4.3 Recolha de dados secundários.
4.4 Recolha de dados primários.
4.5 Pesquisa global e a internet.
4.6 Avaliação do tamanho do mercado.
5. Teorias sobre a Internacionalização.
5.1 O modelo Uppsala.
5.2 O modelo das capacidades dinâmicas.
5.3 Modelo Network.
5.4 Modelo Born Global.
6. Segmentação e Posicionamento Global.
6.1 Razões para a segmentação internacional.
6.2 Abordagens de segmentação do mercado internacional.
6.3 Critérios para a segmentação internacional.
6.4 Estratégias de posicionamento internacional.
6.5 Estratégias de posicionamento de acordo com a cultura de consumo.
7. Estratégias para a entrada em novos mercados.
7.1 Escolha dos modos de entrada.
7.2 Principais modos de entrada.
7.3 Estratégias de saída.
8. Estratégia de Marketing-Mix Internacional.
8.1 Estandardização versus Adaptação.
8.2 Conteúdo da estratégia de Marketing-Mix Internacional (política de produto e marca, política de preço, política de distribuição e plano de comunicação).
9. Perspetiva global de produto: marketing de produtos e serviços.
9.1 Estratégias globais de branding.
9.2 Efeito do País de origem.
9.3 Desafios e oportunidades para o mercado global de serviços
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
- O objetivo 1 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 1.
- O objetivo 2 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 2.
- O objetivo 3 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 3.
- O objetivo 4 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulos 5 e 6.
- O objetivo 5 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados nos Capítulo 7 e 8.
- O objetivo 6 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados nos Capítulos 4 e 6.
Bibliografia Principal
Kotabe, M. & Helsen, K;Global Marketing Management, 5 ed., John Wiley & Sons, 2011. ISBN: 978-0-470-50574-8 |
Silva, S., Meneses, R., & Pinho, J. C.;Marketing Internacional, 1ª ed., Conjuntura Actual Editora, 2018. ISBN: 978-989-694-274-8 |
Bibliografia Complementar
Ilhéu, F.;Estratégia de Marketing Internacional: Casos de Empresas Portuguesas, Editora Almedina, 2009. ISBN: 978-972-40-3921-3 |
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: Utilização do método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
2 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Outras |
Participação Presencial |
4 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
68 |
|
|
Total: |
107 |
Avaliação Contínua
- 2 testes escritos individuais: 35% cada.
- Apresentação de um caso prático. Análise e pesquisa com recurso à plataforma ABI/INFORM, conclusões submetidas através da plataforma ISAG E-Learning: 10%.
- Trabalho de Grupo submetido através da plataforma ISAG E-Learning: 20% (15% Trabalho e 5% Apresentação).
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%
Avaliação Final
Prova escrita individual: 100%.
a) Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing Internacional e de Serviços; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.