Código: | LGE1638 | Sigla: | CC |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 3º | 3 ECTS | 31,5 | 80 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A abordagem dos procedimentos de elaboração de contas consolidadas nasceu da necessidade de informação sobre a situação económica e financeira dos grupos de empresas e das suas relações de interdependência.
As técnicas de consolidação de contas abordadas nesta unidade curricular permitem elaborar balanços e demonstrações de resultados consolidados, considerando um conjunto de empresas como uma entidade única.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Conhecer os conceitos associados à concentração de atividades empresariais e de grupo;
- Aprender as teorias subjacentes à elaboração da informação consolidada;
- Determinar perímetros de consolidação;
- Identificar situações de obrigatoriedade e de dispensa de consolidação;
- Distinguir a natureza da participação no capital de outras empresas;
- Aplicar procedimentos e métodos de consolidação de equivalência patrimonial, consolidação integral e consolidação proporcional;
- Produzir e interpretar demonstrações financeiras consolidadas e correspondentes divulgações.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
O aluno adquire competências, que permitem elaborar balanços e demonstrações de resultados consolidados, com utilização dos 3 métodos de consolidação. Adquire ainda a competência de leitura e análise de contas consolidadas.
1. Conceito de grupo;
2. Coligação de sociedades comerciais
3. Consolidação de demonstrações financeiras
3.1. Entidades obrigadas a consolidar
3.1.1. Percentagem de interesse e percentagem de controlo
3.1.2. Tipos de participação financeira
3.1.3. Empresas subsidiárias, associadas e conjuntamente controladas
3.2. Perímetro de consolidação: dispensa e exclusão
3.3. Homogeneização das demonstrações financeiras
3.4. Métodos de consolidação
3.5. Eliminação de operações intra-grupo
3.6. Demonstrações financeiras consolidadas
4. Aplicação do método de equivalência patrimonial
5. Procedimentos de consolidação integral e proporcional
6. Outras formas de cooperação entre empresas
6.1. Agrupamento de empresas
6.2. Agrupamento complementar de empresas (ACE)
6.3. Agrupamento europeu de interesse económico (AEIE)
6.4. Consórcio
6.5. Associação em participação
7. Divulgações;
8. Transformação de sociedades, fusões, aquisições e cisões
9. Dissolução e liquidação de sociedades
Os conteúdos programáticos permitem que os alunos:
Rodrigues, João ;PARTICIPAÇÕES FINANCEIRAS E CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS, Porto Editora, 2015. ISBN: 978-972-0-32638-6 |
Rodrigues, José Azevedo;Práticas de Consolidação de Contas, Áreas Editora, 2012 |
Lopes, Carlos António Rosa;Consolidação de Contas, Sílabo, 2011 |
A abordagem metodológica dos conteúdos programáticos é suportada em casos práticos. Na parte final do semestre é realizado um estudo de caso.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 22,5 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Outras | Teste/Exame | 9 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 45,5 | |
Total: | 80 |
2 testes: 40% cada
1 mini teste (resolução de exercício em contexto e-learning): 20%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Teste escrito individual: 100%
As metodologias consideradas têm em consideração da unidade curricular.
Durante as sessões, os alunos são estimulados a complementar os conhecimentos teóricos lecionados com a resolução de exercícios.