Código: | LGE1636 | Sigla: | AUD |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 3º | 6 ECTS | 63 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A temática desta unidade curricular assenta nas matérias básicas da auditoria financeira.
Enfatiza-se a sua finalidade essencial de acreditação da informação financeira divulgada pelas empresas, como pedra basilar da tomada de decisões económicas.
Neste propósito, compreende o estudo dos fundamentos teóricos e práticas de auditoria, como o processo de verificação dos documentos de prestação de contas, realizado com observância aos princípios, métodos e técnicas de auditoria.
Analisa os conceitos, objeto e objetivos da auditoria financeira.
Trata as questões relacionadas com o conhecimento da entidade a auditar e o seu meio envolvente, bem como a compreensão dos sistemas de informação e de controlo interno contabilístico e administrativo.
Analisa os fundamentos teóricos e práticos da produção de prova em auditoria, das conclusões e relatórios de auditoria.
A unidade curricular foi estruturada de modo a dotar os estudantes dos conhecimentos teóricos e práticos essenciais.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1. Compreender o significado e âmbito da auditoria, profissão do auditor, e normas de auditoria;
2. Apreender o conceito, objeto e objetivos da auditoria financeira e o seu enquadramento legal;
3. Adquirir os conhecimentos básicos sobre o método e processo de auditoria;
4. Conhecer e construir o planeamento de uma auditoria e a sua interligação com a estrutura organizativa e sistema de controlo interno da entidade auditada;
5. Compreender o método, técnicas e procedimentos de auditoria, com base no exame das demonstrações financeiras e produção de prova;
6. Compreender e elaborar relatórios de auditoria.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No desenvolvimento da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Criar o entendimento sobre a função da contabilidade e da auditoria no processo de relato financeiro e sua acreditação;
- Conceber e configurar o processo de auditoria;
- Compreender a análise de risco e definir a materialidade em auditoria;
- Compreender as metodologias e técnicas de planeamento e execução de auditoria;
- Proceder ao levantamento do sistema de controlo interno e referenciar os aspetos críticos;
- Aplicar as técnicas e procedimentos de auditoria no exame das demonstrações financeiras;
- Extrair e descrever as conclusões do trabalho de auditoria;
- Elaborar relatórios de auditoria.
1. Âmbito da auditoria, profissão de auditor e normas de auditoria
2. Conceito, objeto e objetivos da auditoria financeira
3. Método e processo de auditoria
4. Conceito, fundamentos e análise do Sistema de Controlo interno: administrativo e contabilístico
5. A prova de auditoria: técnicas e procedimentos de auditoria
6. Auditoria às demonstrações financeiras e produção de prova
7. Relatórios de auditoria
Batista da Costa, Carlos;Auditoria Financeira - Teoria e Prática, 11ª Edição, Rei dos Livros, 2017. ISBN: 9789898823472 |
Costa, Carlos Baptista;Casos Práticos de Auditoria Financeira, 6ª Edição, Rei dos Livros, 2011. ISBN: 9789898305282 |
Borges, António; Rodrigues, Azevedo; Rodrigues, Rogério;Elementos da Contabilidade Geral - 26ª Edição, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874 |
Porto Editora;Sistema de Normalização Contabilística Explicado - 6ª Edição, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01983-7 |
IFAC-International Federation of Accountants;Manual das Normas Internacionais de Controlo de Qualidade, Auditoria, Revisão, Outros trabalhos de garantia de fiabilidade e serviços relacionados, IFAC, 2010 |
William C. Boynton; Walter G. kell; Raymond N. Johnson;Modern Auditing-Assurance Services and the Integrity of Financial Reporting, John Wiley An Sons LTD, 2005 |
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através da leitura da bibliografia de apoio à unidade curricular e da resolução de exercícios teórico-práticos.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos).
Elaboração de trabalhos escritos individuais e em grupo.
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias lecionadas.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Orientação tutorial | Participação Presencial | 15 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalhos de grupo | Trabalho laboratorial ou de campo | 10 | |
Trabalhos individuais | Trabalho laboratorial ou de campo | 15 | |
Estudo pessoal autónomo | Estudo | 69 | |
Total: | 160 |
Participação nas sessões de contato: 5%
Trabalho escrito: 1 - 20%
Testes escritos individuais: 2 - 75%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
A metodologia de ensino assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas e permite dotar os alunos dos conhecimentos teóricos essenciais e a sua capacitação para a aplicação dos métodos e técnicas de auditoria a casos concretos.
Complementarmente a elaboração e discussão de casos práticos, a nível individual e de grupo, permite consolidar a preparação e espírito crítico dos alunos na abordagem das temáticas da unidade curricular.