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Instrumentos e Mercados Financeiros

Código: LGE1635    Sigla: IMF

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE 7 Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 4 ECTS 48 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,20
Outro: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Ana Sofia Pinheiro Pinto Borges   4,00
Seminário Totais 2 0,40
Ana Sofia Pinheiro Pinto Borges   0,40
Outro Totais 2 2,00
Ana Sofia Pinheiro Pinto Borges   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Sofia Pinheiro Pinto Borges Regente

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade Curricular de Instrumentos e Mercados Financeiros pretende dotar os estudantes de conhecimentos no âmbito dos investimentos financeiros e sua avaliação de rentabilidade e de risco.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

1. Conhecer os principais mercados financeiros
2. Conhecer as principais bolsas de valores
3. Avaliar e caraterizar os principais instrumentos financeiros
4. Avaliar o risco de um investimento financeiro
5. Avaliar o desempenho de uma carteira

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
O aluno deve ser capaz de:
Conhecer os principais mercados financeiros
Definir a melhor opção de investimento de curto, médio e longo prazo, com recurso às técnicas de avaliação adequadas;
Dominar o conceito de risco e de rendibilidade de um instrumentos financeiro e de uma carteira de investimentos

Programa

1. MERCADOS FINANCEIROS
1.1 Motivação
1.2 Definição e funções dos mercados financeiros
1.3 Segmentação dos mercados financeiros
1.4 Internacionalização dos mercados financeiros
1.5 Breve caraterização dos instrumentos financeiros

2. BOLSA DE VALORES
2.1 As maiores Bolsas do mundo
2.2 Índices Bolsistas
2.3 Instrumentos Financeiros Negociados em Bolsa
2.4 Sessões de Bolsa
2.5 Ordens de Bolsa
2.6 Sistemas de Negociação

3. MERCADO ACCIONISTA
3.1 Conceito e Tipos de Ações
3.2 Rendibilidade e Risco
3.3 Terminologia
3.4 Operações sobre Ações
3.5 Avaliação de Ações

4. MERCADO OBRIGACIONISTA
4.1 Conceito
4.2 Rendibilidade e Risco
4.3 Terminologia
4.4 Modalidades das Obrigações
4.5 Avaliação de Obrigações

5. OUTROS INSTRUMENTOS FINANCEIROS
5.1. Fundos de Investimento
5.1.1 Conceito e Terminologia
5.1.2 Tipos de Fundos
5.1.3 Rendibilidade e Risco
5.2 Derivados
5.2.1 Definições, caraterísticas genéricas e utilidade dos derivados
5.2.2 Contratos Forward ou Contratos a prazo
5.2.3 Contrato de Futuros
5.2.4 Opções
5.2.5 Swaps
5.2.6 Contratos Diferenciais (Contract for Difference - CFD)
5.2.7 Outros tipos de derivados

6. RENDIBILIDADE, RISCO E DIVERSIFICAÇÃO
6.1 Rendibilidade e Risco de um ativo
6.2 Rendibilidade e Risco de uma carteira
6.3 Diversificação
6.4 Tipos de risco

7. MODELO DE EQUILÍBRIO NO MERCADO DE CAPITAIS
7.1 O Modelo de Equilíbrio dos Ativos Financeiros: Capital Asset Pricing Model (CAPM)
7.2 A Teoria do Equilíbrio por Arbitragem: Arbitrage Pricing Theory (APT)
7.3 CAPM vs. APT

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O 1º objetivo "Conhecer os principais mercados financeiros" é abordado no capítulo 1 do programa, onde são caraterizados e segmentados todos os tipos de mercados financeiros. O 2º objetivo "Conhecer as principais bolsas de valores " é explorado no 2º capítulo onde são apresentadas as principais praças financeiras, tipos de sessões, ordens de bolsa e sistemas de negociação. O 3º objetivo "Avaliar e caraterizar os principais instrumentos financeiros" é tratado nos capítulos 3, 4 e 5. Aqui abordam-se instrumentos financeiros como as ações, obrigações, fundos de investimentos, derivados (swaps, opções, CDF, CDS, entre outros). Nos capítulos 5 e 6 são desenvolvidos os temas como risco e avaliação de carteiras para fazer face aos objetivos 4 e 5.

Bibliografia Principal

Pires, Cesaltina;Mercados e Investimentos Financeiros, Escolar Editora, 2011
Brealey, Richard A. e Myers, Stewart C.;Princípios de Finanças Empresariais, McGraw-Hill, 2008

Bibliografia Complementar

Vieito, João P.; Maquieira, Carlos P.;Finanças Empresariais, Teoria e Prática, Escolar Editora, Escolar Editora, 2013
Mota, Gomes António; Barroso, Clementina Dâmaso; Nunes, João Pedro; Ferreira, Miguel Almeida;Finanças da Empresa, Edições Sílabo, 2012

Métodos de Ensino

As matérias a abordar revestem-se de um carácter essencialmente prático. Contudo, há um conjunto de conceitos e de metodologias de abordagem que carecem de um bom aprofundamento teórico.
Assim, as aulas serão de dois tipos: aulas essencialmente teóricas, onde se fará a aprendizagem dos referidos conceitos e metodologias e aulas essencialmente práticas, onde a resolução de casos práticos preencherá a maior parte do tempo, não deixando de olhar atentamente para as diversas formas utilizadas pelos gestores financeiros para resolver os problemas que se lhes deparam.
A leitura de obras que permitam a análise dos conceitos e metodologias apresentados e o estudo de casos práticos que permitam observar a forma como os problemas surgidos na tomada de decisão foram resolvidos, serão elementos essenciais da aprendizagem. São utilizados meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft PowerPoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, e para a resolução de exercícios utiliza-se o Microsoft Excel.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  3
Outras  Trabalho laboratorial ou de campo  15
2 testes de Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Estudo  Estudo  56
  Total: 107

Avaliação Contínua

1 Ficha de trabalho em contexto de sala de aula com ponderação de 20% na nota final.

2 Testes individuais escritos com ponderação de 40% + 40% na nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Exame final: 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

De forma a se atingirem os objetivos descritos anteriormente, as aulas englobam a apresentação de conteúdos teóricos onde se utiliza o programa Microsoft PowerPoint. Na aplicação dos conteúdos lecionados, são disponibilizados aos estudantes casos práticos e exercícios e em formato "PDF". Para a resolução de alguns exercícios será utilizado o programa Microsoft Excel.