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Contabilidade Analítica II

Código: LGE1530    Sigla: CAII

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE 6 Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 63 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Graciete Andreia Soares da Costa   3,00
Outro Totais 1 1,20
Graciete Andreia Soares da Costa   1,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Graciete Andreia Soares da Costa Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR 

Os recursos devem ser adquiridos e geridos de forma eficiente para que as organizações sobrevivam e se possam desenvolver num ambiente em constante mudança, que se carateriza pela incerteza, complexidade e hostilidade. Neste sentido, a Contabilidade Analítica é cada vez mais necessária como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão. 

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contato com os aspetos fundamentais de Contabilidade Analítica, proporcionando o desenvolvimento de capacidades de: 

- Resolução de problemas no âmbito da gestão empresarial;
- Implementação da contabilidade analítica ao nível das empresas industriais, comerciais e de serviços;
- Resolução de problemas ao nível contabilístico, no âmbito da tomada de decisão.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender a importância da análise da reaação gastos/volume/resultados para a gestão;
- Calcular e analisar o pronto crítico das vendas, a margem de contribuição e de segurança;
- Caraterizar e aplicar o custeio baseado nas atividades (ABC);
- Caraterizar os tipos de outputs obtidos da produção conjunta; 
- Reconhecer a importância do ponto de separação para a repartição dos custos conjuntos ou comuns; 
- Reconhecer a importância do tratamento a dar à produção defeituosa; 
- Definir e classificar centro de gastos; 
- Aplicar o método das secções homogéneas, fazendo a repartição primária e secundária dos gastos, incluindo as prestações recíprocas; 
- Aplicar o sistema de custos Básicos/padrões e determinar os seus principais desvios.


Programa

Capítulo I - Relação Custo / Volume / Resultado
1.1. O binómio rendibilidade - risco
1.2. A aplicação do custo - volume - resultado no planeamento e tomada de decisão
1.3. O pronto crítico das vendas, margem de contribuição e de segurança
1.4. Análise da sensibilidade em custo-volume-resultado

Capítulo II - Apuramento do custo de produção e regimes de fabrico
2.1. Custeio Baseado nas Atividades (ABC)
2.2. Produção conjunta
2.3. Produção defeituosa
2.4. Tratamento dos subprodutos, resíduos e refugos

Capítulo III - A departamentalização dos gastos: Centros de análise e Controlo
3.1. Divisão funcional dos gastos
3.2. Centros principais e auxiliares
3.3. Classificação dos centros de gastos
3.4. Repartição dos gastos pelos centros
3.5. Análise de algumas naturezas de gastos
3.6. Secções homogéneas

Capítulo IV - Custos Básicos / Padrões
4.1. Cálculo e análise dos desvios

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos permitem adquirir conhecimentos pertinentes para a identificação, análise e resolução de problemas no âmbito da gestão empresarial e ao nível da tomada de decisões, nomeadamente através da análise da relação custo-volume-resultados, da aplicação dosistema de custeio ABC, do tratamento adequado do processo de produção conjunta,defeituosa, desperdícios e resíduos, da alocação apropriada dos custos aos centros principais e auxiliares e da análise de custos básicos.

Bibliografia Principal

Trancoso, Tiago; Gomes, Sofia;Princípios de Contabilidade de Gestão, KDP, 2018. ISBN: 978-1719941518
Caiado, António C. Pires;Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 2015

Bibliografia Complementar

Mortal, A. B.;Contabilidade de Gestão, Rei dos Livros, 2007
Pereira, C. C. e Franco, V. S.;Contabilidade Analítica - Casos práticos, Rei dos Livros, 2001
Pereira, C. C. e Franco, V. S.;Contabilidade Analítica, Rei dos Livros, 2001

Métodos de Ensino

Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de textos de apoio sobre as matérias a abordar bem como da bibliografia considerada como mínima indispensável dos diversos pontos da matéria a ministrar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  94
Outras  Participação Presencial  18
  Total: 160

Avaliação Contínua

Teste escrito individual: 2 (40%+40%)
Ficha de Trabalho: 20%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Written exam: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O processo de ensino/aprendizagem envolve a exposição teórica e a resolução de casos práticos, o que permite aos alunos adaptar o conhecimento teórico adquirido à realidade profissional das empresas e no âmbito da contabilidade analítica, isto é, à identificação, análise e resolução problemas no âmbito da gestão empresarial e ao nível da tomada de decisões.