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Ética Empresarial

Código: LGE1424    Sigla: EE

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 2 ECTS 15 53

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A presente unidade curricular faz uma abordagem ampla dos conceitos e princípios fundamentais de ética (social), deontologia e ética empresarial, com predominância para a responsabilidade social das empresas. Visa-se aprofundar os fundamentos da ética nos negócios como instrumento de concretização de políticas de responsabilidade social por parte de empresas e organizações sociais. 
Neste contexto, analisam-se os desafios que se colocam à ética empresarial no desenvolvimento da atividade das empresas. Discutir-se-ão Códigos de Ética implementados em organizações nacionais e multinacionais, como forma de compreender as preocupações dominantes no mercado, nas empresas e organizações profissionais.
No âmbito da deontologia profissional estuda-se em particular o Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados e o Código Deontológico.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1. Proporcionar conhecimentos de ética, deontologia profissional e ética empresarial, que permitam identificar os principais problemas da atualidade no desenvolvimento e sustentabilidade das empresas. 
2. Capacitar o aluno a identificar as principais áreas e domínios de intervenção da ética, no âmbito social e deontológico. 
3. Reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências de comportamento empresarial no domínio da responsabilidade social das organizações.
4. Desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
5. Compreender os Códigos de Ética de Organizações Profissionais.
6. Estudar e exercitar o Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de interiorização dos princípios éticos e normas deontológicas;
- Conceber o Código de Ética de uma empresa ou organização;
- Identificar os constrangimentos e as virtualidades de um Código de Ética;
- Diagnosticar e resolver problemas de ética empresarial;
- Conhecimento da estrutura orgânica da Ordem dos Contabilistas Certificados e das atribuições, direitos e deveres dos Contabilistas Certificados à luz do Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados e Código Deontológico.

Programa

1. Conceito e objeto de ética, deontologia profissional e ética empresarial
2. Regras éticas e comportamento ético
3. Formulação e análise de dilemas éticos
4. A ética na atividade profissional (deontologia)
5. A ética empresarial nos domínios básicos e contexto das empresas e sua envolvente
6. Códigos de Ética e Responsabilidade Social de Empresas
7. As competências das Organizações Profissionais e Códigos de Ética e Deontologia Profissional
8. Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A unidade curricular foi estruturada de modo a observar a coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos delineados o que se alcança conjugando os respetivos itens, a saber:
Conteúdos programáticos versus objetivos:
- Conceito e objeto de ética, deontologia profissional e ética empresarial versus proporcionar conhecimentos de ética, deontologia profissional e ética empresarial, que permitam identificar os principais problemas da atualidade no desenvolvimento e sustentabilidade das empresas. 
- Regras éticas e comportamento ético; formulação e análise de dilemas éticos e a ética na atividade profissional (deontologia) versus capacitar o aluno a identificar as principais áreas e domínios de intervenção da ética, no âmbito social e deontológico. 
- A ética empresarial nos domínios básicos e contexto das empresas e sua envolvente versus reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências de comportamento empresarial no domínio da responsabilidade social das organizações.
- Códigos de Ética e Responsabilidade Social de Empresas versus desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
- As competências das Organizações Profissionais e Códigos de Ética e Deontologia Profissional versus compreender os Códigos de Ética de Organizações Profissionais
- Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados versus Estudar e exercitar o Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Bibliografia Principal

António da Silva Rocha;Ética, Deontologia e Responsabilidade Social, Vida Económica, 2010. ISBN: 9789727883257
Gonçalves, Cristina e outros;O Comportamento Ético e o Profissional da Contabilidade, Áreas Editora, 2012. ISBN: 9789898058676

Bibliografia Complementar

OROC;Código Deontológico da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
OCC;Estatutos e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados
Neves, João César;Introdução à Ética Empresarial - 2ª Edição, Principia, 2014. ISBN: 9789897161223

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo de conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual mediante a recurso à bibliografia recomendada e da resolução de exercícios teórico-práticos.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos). 
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  15
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalhos de grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  5
Trabalhos individuais  Trabalho laboratorial ou de campo  10
Estudo pessoal autónomo  Estudo  20
  Total: 53

Avaliação Contínua

Participação nas sessões de contato: 5%
Trabalho escrito: 1 - 20%
Testes escritos individuais: 2 - 75%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas e permite dotar os alunos dos conhecimentos teóricos essenciais e a sua aplicação a casos concretos.
Complementarmente a elaboração e discussão de casos práticos, a nível individual e de grupo, permite consolidar a preparação e espírito crítico dos alunos na abordagem das temáticas da unidade curricular.