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Contabilidade Analítica I

Código: LGE1423    Sigla: CAI

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Os recursos devem ser adquiridos e geridos de forma eficiente para que as organizações sobrevivam e se possam desenvolver num ambiente em constante mudança, que se caracteriza pela incerteza, complexidade e hostilidade. Neste sentido, a Contabilidade Analítica é cada vez mais necessária como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contato com os aspetos fundamentais de Contabilidade Analítica, proporcionando o desenvolvimento de capacidades de:
- Resolução de problemas no âmbito da gestão empresarial;
- Implementação da Contabilidade Analítica nas empresas comerciais, industriais e de serviços;
- Resolução de problemas ao nível contabilístico com impacto na tomada de decisões.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:

- Reconhecer a importância da Contabilidade Analítica como sistema de informação;
- Identificar os modelos e objetivos da Contabilidade Analítica;
- Caracterizar os diferentes tipos de gastos;
- Caracterizar os componentes do custo de produção;
- Caracterizar as formas de imputação e base de repartição dos gastos gerais de fabrico;
- Caracterizar os sistemas de contas existentes;
- Aplicar os sistemas monistas e dualistas a casos concretos;
- Distinguir o método direto do método indireto no apuramento do custo de produção e interpretar a informação proporcionada por cada um dos métodos;
- Caracterizar os vários sistemas de custeio;
- Conhecer a forma de aplicação de cada um dos sistemas e saber interpretar as diferenças de resultados pela utilização alternativa de cada um deles.

Programa

Capítulo I - Enquadramento da Contabilidade Analítica
1.1. Âmbito e objetivos da Contabilidade Analítica
1.2. Enquadramento normativo da Contabilidade Analítica

Capítulo II - Os custos. Análise e relação com os resultados.
2.1. Conceito de custos/gastos e sua diferenciação dos conceitos de perda, despesa e pagamento
2.2. Custo dos seus objetos
2.3. Classificação de custos segundo o seu objetivo
2.4. Formação do custo dos produtos e serviços

Capítulo III - Análise, contabilização e controlo dos elementos do custo total
3.1. Matérias-primas
3.2. Mão-de-obra direta
3.3. Gastos gerais de fabrico
3.4. Gastos não industriais

Capítulo IV - Os sistemas de articulação contabilística e a determinação do custo dos produtos.
4.1. Sistemas de articulação contabilística: sistemas monistas versus sistemas dualistas
4.2. Método de cálculo de custos
4.2.1. Método direto (por encomenda ou ordem de fabrico)
4.2.2. Método indireto (por processo)
4.2.3. Método misto

Capítulo V - Os sistema de custeio
5.1. Sistema total ou de absorção
5.2. Custeio variável
5.3. Custeio racional

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, e em função dos objetivos a alcançar e competências a adquirir pelos alunos. As componentes de aprendizagem são teóricas e práticas, pretendendo-se que os alunos tenham uma visão ampla da contabilidade analítica. A um nível micro, pretende-se que saibam contabilizar operações diárias das empresas e, a um nível mais macro, que analisem e interpretem a informação contabilística que resulta dessas operações. No global, pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar e desenvolver os conhecimentos ministrados na unidade curricular à sua prática profissional.

Bibliografia Principal

Caiado, António C. Pires;Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 2015
Trancoso, Tiago e Gomes, Sofia;Princípios de Contabilidade de Gestão, 2018

Bibliografia Complementar

Pereira, C. C. e Franco, V. S.;Contabilidade Analítica - Casos práticos, Rei dos Livros, 2001. ISBN: 972-51-0992-9

Métodos de Ensino

Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de material de apoio sobre as matérias a abordar bem como da bibliografia considerada como mínima indispensável dos diversos pontos da matéria a ministrar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Dois testes escritos  Teste/Exame  3
Outros  Participação Presencial  15
Estudo autónomo  Estudo  97
  Total: 160

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (cada um com ponderação de 40%)
Ficha de trabalho: 20%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para a unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do n.º 5 do Art. 38.º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do n.º 2 do Art. 39.º, é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal), poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame escrito individual: 1 (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação da informação contabilística, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.