Código: | LGE1422 | Sigla: | RF |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 2º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular tem como objetivo principal contribuir para a aquisição, compreensão e revisão dos conhecimentos e competências em matérias contabilísticas, fiscais e societárias, mediante uma abordagem teórico-prática, permitindo a atualização e consolidação dos conhecimentos dos estudantes, na perspetiva do relato financeiro.
Pretende-se evidenciar e demonstrar a importância da informação financeira, materializada no relato financeiro, na decisão económica dos diversos utentes das demonstrações financeiras.
Neste desiderato, a estrutura temática desta unidade curricular visa aprofundar o estudo dos fundamentos teóricos e práticos da contabilidade, fiscalidade e aspetos societários relevantes em domínios específicos, como sejam:
- O exame das contas anuais e a fiabilidade da informação financeira;
- O processo de relato financeiro, materializado na elaboração das demonstrações financeiras no âmbito do sistema de normalização contabilística (SNC);
- O processo de prestação de contas na esfera do Código das Sociedades Comerciais, com especial relevo para o Relatório de Gestão;
- O processo e exigências legais da prestação de contas aos detentores do capital, Autoridade Tributária e Aduaneira e outras entidades públicas;
- A análise e compreensão do relatório e contas (anual) de uma entidade.
Complementarmente desenvolvem-se os conceitos basilares de análise e interpretação das grandezas contabilísticas refletidas nas demonstrações financeiras.
É dada particular ênfase à análise da informação contabilística na base do acréscimo versus base de caixa, com destaque para a demonstração dos fluxos de caixa.
A demonstração dos resultados por funções merece, de igual modo, a devida abordagem teórico-prática.
A metodologia de estudo assenta em bases teóricas e práticas, com recurso a estudo de casos.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Compreender a contabilidade como sistema de informação e a sua utilidade para a decisão económica;
- Compreender o significado e âmbito da informação contabilística versus informação financeira:
- Elaborar e analisar as demonstrações financeiras de uma empresa;
- Apreender os conceitos e procedimentos fundamentais da prestação de contas aos detentores do capital;
- Apreender o significado e âmbito da Informação Empresarial Simplificada (IES) e Dossier Fiscal;
- Adquirir uma visão sistemática e holística da estrutura concetual e normativa do relato financeiro.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a informação contabilística;
- Compreender a informação financeira;
- Examinar as contas;
- Elaborar as demonstrações financeiras previstas no SNC;
- Ler e interpretar os documentos que materializam a prestação de contas em Portugal e o seu enquadramento legal;
- Elaborar o relatório de gestão;
- Elaborar os demais documentos da prestação de contas no âmbito da IES;
- Elaborar os demais documentos que integram o dossier fiscal;
- Adquirir os conhecimentos básicos sobre o relato por segmentos e relatório ambiental.
Gonçalves, Cristina e outros;Relato Financeiro - Interpretação e análise, 2ª Edição, Vida Económica, 2013. ISBN: 9789727886579 |
Porto Editora;SNC - Sistema de Normalização Contabilística, 6ª Edição, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01983-7 |
Sá Silva, Eduardo;Gestão Financeira - Exercícios Resolvidos, 2ª Edição, Vida Económica, 2013. ISBN: 9789727886975 |
Sá Silva, Eduardo; Martins, Carlos;Demonstração dos Fluxos de Caixa, Vida Económica, 2012. ISBN: 9789727885381 |
Borges, António; Rodrigues, Azevedo; Rodrigues, Rogério;Elementos da Contabilidade Geral - 26ª Edição, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874 |
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual, da bibliografia recomendada e da resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Procede-se à análise e diagnóstico económico-financeiro da empresa com base em relatórios e contas publicados.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos).
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Orientação tutorial | Participação Presencial | 15 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalhos de grupo | Trabalho laboratorial ou de campo | 10 | |
Trabalhos individuais | Trabalho laboratorial ou de campo | 15 | |
Estudo pessoal autónomo | Estudo | 72 | |
Total: | 160 |
Participação nas sessões de contacto: 5%
Trabalho escrito: 20%
2 Testes escritos individuais: 75%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Teste escrito individual: 100%