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Relato Financeiro

Código: LGE1422    Sigla: RF

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular tem como objetivo principal contribuir para a aquisição, compreensão e revisão dos conhecimentos e competências em matérias contabilísticas, fiscais e societárias, mediante uma abordagem teórico-prática, permitindo a atualização e consolidação dos conhecimentos dos estudantes, na perspetiva do relato financeiro.
Pretende-se evidenciar e demonstrar a importância da informação financeira, materializada no relato financeiro, na decisão económica dos diversos utentes das demonstrações financeiras.
Neste desiderato, a estrutura temática desta unidade curricular visa aprofundar o estudo dos fundamentos teóricos e práticos da contabilidade, fiscalidade e aspetos societários relevantes em domínios específicos, como sejam:
- O exame das contas anuais e a fiabilidade da informação financeira;
- O processo de relato financeiro, materializado na elaboração das demonstrações financeiras no âmbito do sistema de normalização contabilística (SNC);
- O processo de prestação de contas na esfera do Código das Sociedades Comerciais, com especial relevo para o Relatório de Gestão;
- O processo e exigências legais da prestação de contas aos detentores do capital, Autoridade Tributária e Aduaneira e outras entidades públicas;
- A análise e compreensão do relatório e contas (anual) de uma entidade.
Complementarmente desenvolvem-se os conceitos basilares de análise e interpretação das grandezas contabilísticas refletidas nas demonstrações financeiras.
É dada particular ênfase à análise da informação contabilística na base do acréscimo versus base de caixa, com destaque para a demonstração dos fluxos de caixa.
A demonstração dos resultados por funções merece, de igual modo, a devida abordagem teórico-prática.
A metodologia de estudo assenta em bases teóricas e práticas, com recurso a estudo de casos.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Compreender a contabilidade como sistema de informação e a sua utilidade para a decisão económica;
- Compreender o significado e âmbito da informação contabilística versus informação financeira:
- Elaborar e analisar as demonstrações financeiras de uma empresa;
- Apreender os conceitos e procedimentos fundamentais da prestação de contas aos detentores do capital;
- Apreender o significado e âmbito da Informação Empresarial Simplificada (IES) e Dossier Fiscal;
- Adquirir uma visão sistemática e holística da estrutura concetual e normativa do relato financeiro.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a informação contabilística;
- Compreender a informação financeira;
- Examinar as contas;
- Elaborar as demonstrações financeiras previstas no SNC;
- Ler e interpretar os documentos que materializam a prestação de contas em Portugal e o seu enquadramento legal;
- Elaborar o relatório de gestão;
- Elaborar os demais documentos da prestação de contas no âmbito da IES;
- Elaborar os demais documentos que integram o dossier fiscal;
- Adquirir os conhecimentos básicos sobre o relato por segmentos e relatório ambiental.

Programa

1. Trabalhos preparatórios que antecedem a preparação das demonstrações financeiras
2. Preparação e apresentação das demonstrações financeiras
3. A prestação de contas nas sociedades e aplicação dos resultados
4. A prestação de contas à Autoridade Tributária e Aduaneira e Outras Entidades Públicas
5. Outros temas de relato financeiro: relato por segmentos e relatório ambiental

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A unidade curricular foi estruturada de modo a observar a coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos delineados o que se alcança conjugando os respetivos itens, a saber:
Conteúdos programáticos versus objetivos:
- Estrutura concetual e normativa do relato financeiro versus adquirir uma visão sistemática e holística da estrutura concetual e normativa do relato financeiro; compreender a contabilidade como sistema de informação e a sua utilidade para a decisão económica; e compreender o significado e âmbito da informação contabilística versus informação financeira;
- Elaboração e apresentação das demonstrações financeiras versus elaborar e analisar as demonstrações financeiras de uma empresa;
- A prestação de contas nas sociedades e aplicação dos resultados versus Apreender os conceitos e procedimentos fundamentais da prestação de contas aos detentores do capital;
- A prestação de contas à Autoridade Tributária e Aduaneira e Outras Entidades Públicas versus apreender o significado e âmbito da Informação Empresarial Simplificada (IES) e Dossier Fiscal;
- Outros temas de relato financeiro: relato por segmentos e relatório ambiental versus analisar e compreender o relato por segmentos e relatório ambiental

Bibliografia Principal

Gonçalves, Cristina e outros;Relato Financeiro - Interpretação e análise, 2ª Edição, Vida Económica, 2013. ISBN: 9789727886579
Porto Editora;SNC - Sistema de Normalização Contabilística, 6ª Edição, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01983-7

Bibliografia Complementar

Sá Silva, Eduardo;Gestão Financeira - Exercícios Resolvidos, 2ª Edição, Vida Económica, 2013. ISBN: 9789727886975
Sá Silva, Eduardo; Martins, Carlos;Demonstração dos Fluxos de Caixa, Vida Económica, 2012. ISBN: 9789727885381
Borges, António; Rodrigues, Azevedo; Rodrigues, Rogério;Elementos da Contabilidade Geral - 26ª Edição, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual, da bibliografia recomendada e da resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Procede-se à análise e diagnóstico económico-financeiro da empresa com base em relatórios e contas publicados.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos).
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Orientação tutorial  Participação Presencial  15
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalhos de grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  10
Trabalhos individuais  Trabalho laboratorial ou de campo  15
Estudo pessoal autónomo  Estudo  72
  Total: 160

Avaliação Contínua

Participação nas sessões de contacto: 5%
Trabalho escrito: 20%
2 Testes escritos individuais: 75%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas e permite dotar os alunos dos conhecimentos teóricos essenciais e a sua capacitação para a aplicação dos métodos e técnicas do relato financeiro a casos concretos.
Complementarmente, a elaboração e discussão de casos práticos, a nível individual e de grupo, permite consolidar a preparação e espírito crítico dos alunos na abordagem das temáticas da unidade curricular.