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Estatística

Código: LGE1419    Sigla: EST

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE 2 Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Susana Rafaela Guimarães Martins   6,00
Outro Totais 2 2,00
Susana Rafaela Guimarães Martins   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Rafaela Guimarães Martins Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular constitui uma introdução ao estudo da teoria das probabilidades e da inferência estatística pretendendo-se a compreensão e aplicação dos seus principais conceitos e métodos.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular:
1- Descrever e usar de forma apropriada as principais distribuições probabilísticas discretas e contínuas; 
2- Inferir parâmetros populacionais com base em distribuições amostrais;
3- Aplicar técnicas usuais em probabilidade e estatística nos processos de tomada de decisão.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Criar e desenvolver competências que permitam:
- Aplicar os conhecimentos adquiridos e as técnicas de inferência estatística adequadas;
- Compreender a necessidade da análise crítica no processo de tomada de decisão;
- Motivar o aluno para a pesquisa e investigação.

Programa

Capítulo 1 - Teoria da Probabilidade
1. Experiência aleatória; espaço de resultados, acontecimentos. 
2. Conceitos de probabilidade. Probabilidade condicional. Teorema de Bayes. Acontecimentos independentes.

Capítulo 2 - Distribuições Teóricas e Aproximações
1. Distribuições discretas: Binomial e Poisson.
2. Distribuições contínuas: Normal, t de Student e Qui-quadrado. 
3. Teorema do Limite Central.

Capítulo 3 - Inferência Estatística
1. Distribuição por amostragem.
2. Estimativa pontual.
3. Estimativa intervalar (intervalos de confiança): para a média, para a diferença de médias de duas populações.
4. Testes de hipóteses: Conceitos básicos. Testes paramétricos: teste t para médias (uma amostra, amostras independentes e amostras emparelhadas); análise da variância (ANOVA unifactorial com amostras de igual dimensão e de dimensões diferentes). Testes à normalidade das distribuições (Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk). Testes não paramétricos: duas amostras emparelhadas (Wilcoxon test); duas amostras independentes (Mann-Whitney test); três ou mais amostras independentes (Kruskal-Wallis test)

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O capítulo 1 satisfaz o objetivo 1, o objetivo 2 é desenvolvido e atingido pelo capítulo 2 sendo o objetivo 3 alcançado através do capítulo 3

Bibliografia Principal

Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J., Pimenta, F. e Pimenta, C.;Introdução à Estatística (3ª edição), Escolar Editora , 2015. ISBN: 9789725924686

Bibliografia Complementar

Webster, A.L.;Estatística Aplicada à Administração e Economia, Editora McGraw-Hill, 2006

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos. Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras, no Suplemento de Análise Estatística do Excel e o software estatístico específico PSPP.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Outras horas de contato  Trabalho laboratorial ou de campo  15
Estudo Autónomo  Estudo  97
  Total: 160

Avaliação Contínua

1. Trabalho individual escrito com ponderação de 30% na nota final.

2. Testes individuais escritos com ponderação de 70% (35% de ponderação afeto a cada teste) na nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame individual escrito 100%

Nos termos do artigo 41º do Regulamento da Licenciatura: 

- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.