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Macroeconomia

Código: LGE1313    Sigla: MAC

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE 5 Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Ana Maria Carraco Patrão dos Reis   3,00
Elvira Pacheco Vieira   3,00
Outro Totais 2 2,00
Ana Maria Carraco Patrão dos Reis   1,00
Elvira Pacheco Vieira   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elvira Pacheco Vieira Regente
Ana Maria Carraco Patrão dos Reis Docente

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular objetiva dotar o aluno de conhecimentos básicos para a compreensão dos movimentos agregados das economias dos mercados contemporâneos e a resolução de problemas macroeconómicos, nomeadamente através de instrumentos conceptuais, analíticos e práticos. Permite ainda ter uma visão macroeconómica da atividade económica global.


OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos conceptuais, analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas macroeconómicos. Neste sentido esta unidade curricular assume como principais objetivos:
1. Descrever a macroeconomia como uma ciência e analisar o seu objeto;
2. Identificar as variáveis macroeconómicas fundamentais e os principais problemas e questões macroeconómicas, nomeadamente o desemprego a inflação e o ciclo económico;
3. Medir e descrever o funcionamento global, através do cálculo dos principais agregados macroeconómicos;
4. Analisar os modelos macroeconómicos básicos, tanto em economia fechada, como em economia aberta, designadamente o equilíbrio do mercado de bens e serviços e do mercado monetário, e perspetivar as implicações de política económica de cada um dos modelos;
5. Compreender as determinantes do crescimento económico e reconhecer os ciclos económicos.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
1. Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em macroeconomia;
2. Interpretar estudos, relatórios e notícias da atualidade de contudo macroeconómico;
3. Adoptar uma visão panorâmica da dinâmica económica mundial e perceber a forma como as economias se encontram interligadas;
4. Saber quando e como utilizar os diversos instrumentos de política macroeconómica à disposição dos economistas com o intuito de obter determinado resultado pré-definido;
5. Saber interpretar a evolução macroeconómica global, identificando causas e consequências de medidas adoptadas a nível nacional ou mundial.

Programa

O Programa da unidade curricular está organizado do seguinte modo:

1. INTRODUÇÃO
1.1 - Conceitos e objetivos macroeconómicos
1.2 - Principais problemáticas macroeconómicas
1.3 - A evolução do pensamento económico

2. A MEDIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÓMICA
2.1 A Contabilidade Nacional: agregados e identidades fundamentais
2.2 A Inflação
2.3 O Desemprego
2.4 A Balança de Pagamentos

3. A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA FECHADA
3.1 O Mercado de bens e serviços e a curva IS
3.1.1 O consumo
3.1.2 O investimento
3.1.3 O equilíbrio no mercado de bens e serviços
3.2 O mercado monetário e a curva LM
3.2.1 A procura de moeda
3.2.2 A oferta de moeda
3.2.3 O equilíbrio no mercado monetário
3.3 A Procura agregada e o equilíbrio IS-LM
3.3.1 O equilíbrio no mercado real e monetário: o modelo IS-LM
3.3.2 As políticas monetárias e orçamental
3.4 Fundamentos da procura e oferta agregadas
3.4.1 As curvas AS e AD
3.4.2 As perspetivas clássica e Keynesiana

4. A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA ABERTA
4.1 O mercado cambial
4.1.1 Os regimes de taxas de câmbio
4.1.2 Taxa de câmbio e competitividade
4.2 O modelo IS-LM em economia aberta
4.2.1 O modelo IS-LM-BP
4.2.2 Implicações de política orçamental, monetária e cambial do modelo em cada regime cambial
4.2.3 O modelo de Mundell-Fleming

5. A MACROECONOMIA NO MÉDIO E LONGO PRAZO
5.1 A inflação e o desemprego: a curva de Phillips
5.2 O crescimento económico
5.3. Ciclos Económicos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite dotar os alunos dos conhecimentos necessários e que desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1, apresentando os conceitos fundamentais da macroeconomia;
- O capitulo 2 vai ao encontro do proposto nos objetivos 2 e 3, através da identificação das variáveis macroeconómicas fundamentais e principais questões macroeconómicas, bem como a medição dos principais indicadores. 
- Os capítulos 3 e 4 permitem a correspondência com o objetivo 4, garantindo o conhecimento sobre os principais modelos macroeconómicos.
- O capitulo 5 apresentará os conteúdos que permitem responder ao objetivo 5 que consiste no reconhecimento dos ciclos económicos e crescimento económico.

Bibliografia Principal

SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W.;Macroeconomics (19ª Edição), Mcgraw-Hill, 2011. ISBN: 9789899717237
MANKIW, N. ;Macroeconomics , W.H.Freeman & Co LTD, 2015. ISBN: 1464182892 (8th Edition)

Bibliografia Complementar

PINHO, M. ;Macroeconomia Teoria e Prática Simplificada, Edições Sílabo, 2015. ISBN: 978-972-618-800-1 (1ª Edição)
HEIJDRA, B.;Foundations of Modern Macroeconomics: Exercise and Solutions Manual (3th Edition), Oxford, 2017. ISBN: 9780198784159
BURDA, M. & WYPLOSZ, C.;Macroeconomics (7th Edition), Oxford, 2017. ISBN: 9780198737513
NABAIS, C. & FERREIRA, R. ;Macroeconomia ¿ Lições e Exercícios , Lidel, 2012. ISBN: 978-972-757-596-1

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e resolução de exercícios de aplicação. Para tal socorremo-nos dos seguintes suportes:


1. Meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint;

2. Meios de suporte em papel para a resolução de exercícios, estudos de casos e análises macroeconómicas exemplificativas.


Com o decurso das aulas, os alunos serão motivados a expressarem a sua opinião acerca dos conteúdos expostos e debater a assuntos da atualidade económica.

 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
2 testes escritos (Avaliação Contínua)  Teste/Exame  3
Estudo pessoal autónomo  Estudo  112
  Total: 160

Avaliação Contínua

Trabalho individual escrito realizado em elearning com uma ponderação de 20% na nota final.

Dois testes escritos individuais, com uma ponderação global de  80% na nota final (40%/cada).


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual com a ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com foco na utilização de metodologias distintas - que inclui a exposição teórica, realização de exercícios práticos e a discussão em aula de assuntos atuais da economia (designadamente através do comentário de notícias veiculadas na comunicação social sobre as temáticas lecionadas) - pretende-se a obtenção de sinergias entre os diversos métodos e o estímulo ao desenvolvimento de um raciocínio macroeconómico.
Com estas distintas abordagens o aluno terá acesso não só à componente teórica dos conteúdos programáticos, como também a ferramentas que lhe permitam compreender a aplicabilidade prática dos raciocínios no contexto da economia real.