• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGE1212

Gestão de Recursos Humanos

Código: LGE1212    Sigla: GRH

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Seminário Totais 2 0,40
Outro Totais 2 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Ao longo das últimas décadas a gestão de recursos humanos tem vindo a assumir um papel fundamental ao nível da estratégia e da competitividade empresarial. Com esta unidade curricular pretende-se dotar os alunos de um conjunto de competências que lhes permitam agir proativamente na gestão dos colaboradores de uma determinada organização. Assim, procede-se a uma caracterização das relações entre a função pessoal e as outras funções da gestão, desenvolvendo o conceito de contrato psicológico nas organizações, enquanto elemento condicionador das relações de trabalho. É dado especial relevo à gestão de recursos humanos em contextos de pequenas e médias empresas. Tendo em consideração que a internacionalização dos mercados e o aparecimento de novas tecnologias constituem exemplos de fatores potenciadores da mudança organizacional, esta unidade curricular analisa a problemática da cultura e da mudança organizacional, partindo do pressuposto de que o sucesso das organizações se encontra condicionado pela capacidade que as diferentes equipas de gestão possuem, ou não, de gerir os processos de mudança com que se deparam. São desenvolvidos métodos e técnicas que visam atrair, reter e desenvolver recursos humanos qualificados, nomeadamente a análise e descrição de funções, o recrutamento e a seleção, o desenvolvimento e formação de pessoal e a avaliação do desempenho


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
a) Compreender o âmbito da função planeamento de pessoal e suas interações com outras funções de gestão.
b) Compreender o conceito de Contrato Psicológico nas Organizações a as suas relações com as diferentes práticas de gestão de recursos humanos.
c) Proporcionar o conhecimento da Gestão de Recursos Humanos em Pequenas e Médias Empresas.
d) Sensibilizar para a necessidade da flexibilização do planeamento da gestão de recursos humanos em contextos de mudança.
e) Proporcionar o conhecimento e aplicação das diferentes técnicas de gestão de recursos humanos nas organizações.



COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Pretende-se desenvolver competências que possibilitem:

a) Entender o impacto nos recursos humanos dos desafios económicos, tecnológicos, demográficos e institucionais.
b) Avaliar modelos inovadores de planeamento de recursos humanos;
c) Caracterizar a política de recursos humanos, seus objetivos e abrangência, identificando os elementos que a compõem, tais como: processos de recrutamento, processos de selecção; processos de integração; processos de desenvolvimento; processos de capacitação, processos de avaliação do desempenho; plano de funções; planos de carreira e plano de salários;
d) Compreender os fatores desencadeadores de mudança organizacional;
e) Compreender e interpretar os contratos psicológicos dos colaboradores nas organizações;
f) Diagnosticar e intervir ao nível da gestão de recursos humanos em contextos de pequenas e médias empresas.
g) Identificar e caracterizar o processo de pesquisa, recrutamento e seleção de pessoal, bem como instrumentos, dados e meios necessários;
h) Realizar entrevistas de seleção;
i) Realizar entrevistas de avaliação do desempenho;
j) Diagnosticar necessidades de programas de reciclagem, formação e desenvolvimento de pessoal;
k) Aplicar rotinas de avaliação de desempenho do pessoal, com participação e supervisão dos responsáveis;
l) Desenvolver iniciativa, criatividade, determinação, propensão administrativa, vontade de aprender, capacidade de análise e síntese, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do exercício profissional.

Programa

1. Enquadramento organizacional e planeamento de recursos humanos.

2. O contrato psicológico nas organizações.

3. Gestão de recursos humanos em pequenas e médias empresas.

4. Cultura organizacional.

5. Mudança e desenvolvimento das organizações.

6. Métodos e técnicas de gestão de recursos humanos:

6.1 Análise e descrição de funções

6.2 Recrutamento e seleção

6.3 Desenvolvimento e formação de pessoal

6.4 Avaliação do desempenho

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O conhecimento das interações entre a função rh e outras funções de gestão contribui para um eficaz planeamento da gestão de recursos humanos. Tendo em consideração que a gestão de recursos humanos se movimenta em contextos cujo comportamento humano é uma constante, o contrato psicológico pretende contribuir para que o elemento humano nas organizações seja privilegiado. Sendo o tecido empresarial português maioritariamente constituído por PME, torna-se fundamental estudar o que acontece nestes contextos relativamente à gestão de recursos humanos. As profundas e constantes alterações a que temos assistido, tornam fundamental o estudo da cultura e dos processos de mudança organizacional. Por último, a necessidade de intervenção dos profissionais faz do conhecimento das diferentes práticas de gestão de recursos humanos uma ferramenta de enorme relevo.

Bibliografia Principal

CAETANO, A. & VALA, J. ;Gestão de Recursos Humanos. Contextos, processos e técnicas., Ed. Rh, 2007
REGO, A. [et al.];Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano, Edições Sílabo, Lda., 2015. ISBN: 978-972-618-813-1

Bibliografia Complementar

CASCÃO, F. & CUNHA, N. ;Gestão de Competências: Novas perspectivas na Gestão de Recursos Humanos, Edições IPAM, 1998
CHIAVENATO, I. ;Recursos Humanos na Empresa, Ed. Atlas, 1989
COWLING, A. & MAILER, C.;Gerir os Recursos Humanos, Publicações Dom Quixote, 1990

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, feita com recurso às diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos, estabelecendo-se uma relação direta com o mercado de trabalho.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminários  Participação Presencial  3
Outras  Participação Presencial  6
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  103
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Teste escrito individual: 2 (40% +40%)
- Participação nas sessões de contacto (individuais ou coletivas); 10%
- Atividade elearning: 10%

Nos termos do regulamento da licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta unidade curricular pretende-se promover o desenvolvimento de competências interpessoais e técnicas, pelo que a utilização de estudos de caso, role-playing e trabalhos de grupo revelam-se os mais ajustados para o desenvolvimento destas competências.