Código: | DPT212 | Sigla: | ENO |
Área de Ensino: | Hotelaria |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPDP | Aviso n.º 13031/2018_Plano 2022/2023 | 1º | 4 | 30 | 107 |
Teórico-Práticas: | 6,00 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de gestão de enogastronomia tem o objetivo de desenvolver competências na área da gastronomia, do sector vitivinícola e das suas interligações. Serão fornecidos conceitos teórico-práticos de enogastronomia e, sempre que possível, será proporcionado contacto com a prática experiencial destas funções no âmbito empresarial.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM A conclusão desta unidade curricular deve permitir aos alunos obter um conjunto de conhecimentos teórico-práticos, que permitem percecionar a importância da enogastronomia no contexto de gestão hoteleira. Pretende-se proporcionar aos alunos as bases que permitam entender e conceber a ligação entre a gastronomia e os vinhos de forma a criar uma oferta competitiva.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: - Percepcionar a enogastronomia como um dos pontos críticos de sucesso da oferta na área da gestão hoteleira. - Obter a capacidade de desenhar uma oferta gastronómica e vínica competitiva. - Maximizar a rentabilidade do negócio gastronómico e vínico num contexto de gestão hoteleira.
Parte I Noções fundamentais
I.1 Conceitos gerais
I.2 Importância da enogastronomia
I.3 A evolução da gastronomia em Portugal
I.4 O setor vitivinícola em Portugal
Parte II Cultura enogastronómica internacional
II.1 Principais regiões vitivinícolas mundiais
II.2 A gastronomia associada às regiões vinícolas
Parte III Harmonização
III.1 Teoria Geral da Harmonização
III.2 Principais castas e ligações gastronómicas
Parte IV Elaboração de Cartas
IV.1 Elaboração de Menus
IV.2 Elaboração de Cartas de Vinho
IV.3 Elaboração de Cartas de Bar
Parte V Turismo gastronómico
V.1 Relevância económica do turismo gastronómico
V.2 Promoção do turismo gastronómico
Parte VI Estudos de Caso
O estudo dos conceitos e da cultura nacional e internacional de enogastronomia, a harmonização entre pratos e vinhos, a elaboração de cartas e de menus, e a abordagem ao peso turístico que estes pontos assumem deverão contribuir para a criação das bases necessárias ao desenvolvimento de aptidões de gestão necessárias para criar uma oferta competitiva na área da enogastronomia em estabelecimentos de gestão hoteleira e similares.
NOVAKOSKI, Deise; FREIRE, Renato;A arte de harmonizar cardápios e vinhos, Senac, 2005 |
ALMEIDA, Maria João;Guia de Enoturismo de Portugal, Zestbooks, 2014 |
Vários;Gastronomia Regional Portuguesa, Impala, 2004 |
APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia;Manual Prático de Turismo de Culinária e Economia, APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, 2004 |
- Exposição teórica dos conteúdos programáticos, complementada pela elaboração, discussão e análise de casos práticos e didáticos (promovendo a pesquisa, a procura de auto-conhecimento, organização das perceções e a capacidade de argumentação); - Interação de conhecimento, através da discussão de artigos científicos, textos, vídeos, seminários orientados por convidados e uma visita externa. - Acompanhamento dos alunos no estudo, análise de casos e resolução de projetos. A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual, e será aplicada na resolução e defesa de casos práticos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 6 | |
Trabalho de Grupo | Trabalho laboratorial ou de campo | 20 | |
Estudo autónomo | Estudo | 48 | |
Total: | 107 |
Elementos de Avaliação Contínua:
Participação da turma: 10%
Realização de trabalho com apresentação oral: 30%
Dos dois testes escritos individuais: 60%
TOTAL: 100%
Nos termos do Regulamento do CTeSP:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% donúmero total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 30º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Exame Final (100%).
Nos termos do Regulamento do CTESP:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do Artigo 30º poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
A exposição teórica e o desenvolvimento prático de casos, bem como o acompanhamento de tendências científicas e o contacto com profissionais deverão contribuir para o desenvolvimento de aptidões de gestão necessárias para criar uma oferta competitiva na área da enogastronomia em estabelecimentos de gestão hoteleira e similares.