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Língua Espanhola II

Código: DPT210    Sigla: LEII

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPDP Aviso n.º 13031/2018_Plano 2022/2023 4 30 107

Horas Efetivamente Lecionadas

DPT1

Teórico-Práticas: 35,33

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Nível inicial de espanhol para fins específicos de âmbito profissional (A2).
Esta Unidade Curricular está em conformidade com os requisitos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QEFR).

OBJETIVOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
O principal objetivo desta UC é ensinar os alunos as ferramentas e conceitos necessários para interagir numa situação de trabalho do sector do Turismo com linguagem clara e precisa.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Nas aulas presenciais o docente incidirá de forma prática e teórica nas seguintes competências: compreensão oral, expressão e interação oral, expressão escrita, competência gramatical e lexical.
No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
- Escrever notas e cartas pessoais e profissionais simples.
- Descrever e comparar de forma simples condições de vida, aspetos profissionais e socioculturais.

Programa

I. Funções comunicativas:
Dar e pedir informações; expressar opiniões, atitudes e conhecimentos; expressar gostos, desejos e sentimentos; influenciar o interlocutor; socializar e estruturar o discurso.

II. Conteúdos gramaticais:
A continuação de uma ação: seguir + gerúndio; Pronomes pessoais com preposições e em função de OD e OI; adjetivos e pronomes possessivos; adjetivos e pronomes indefinidos; Muy/mucho; pretérito imperfeito; formas irregulares do gerúndio; a finalidade: para que + subjuntivo; pronomes pessoais: dois pronomes como complemento, formas enclíticas com dois pronomes; por e para; presente subjuntivo; imperativo, imperativo negativo; o superlativo; pronomes pessoais com imperativo; advérbios de modo; frases condicionais; pretérito indefinido; pretérito mais que perfeito; uso de tempos passados; a obrigação: tener + infinitivo; usos de ser e estar.

III. Conteúdos lexicais:
Conversa telefónica. Pedido de material. Agenda do dia. Adjetivos para descrever objetos. Formas e medidas geométricas. Na cidade. Criação de novas empresas. Exportação. Produtos. Currículo. Entrevista de trabalho.

IV. Conteúdos culturais:
Introdução aos conhecimentos e comportamentos socioculturais e interculturais dos países de língua espanhola.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa combina práticas de comunicação pedagógica ativa com exercícios sistemáticos para a aprendizagem abrangente do vocabulário, a gramática e os conteúdos culturais necessários para atingir o nível A1 do QECR.

Bibliografia Principal

DE PRADA, M. y MARCÉ P.;Entorno Laboral, Edelsa, 2017. ISBN: 978-84-9081-606-6

Bibliografia Complementar

CENTELLAS, A.; PALACIOS, A.; GODED, M. y HERMOSO, A.;Bienvenidos de nuevo. Español para Profesionales. Turismo y Hostelería, enClave-ELE, 2016. ISBN: 978-84-16108-39-8
AGUIRRE BELTRÁN, B.;El Español por profesiones, Servicios Turísticos, SGEL, 2004. ISBN: 84-7143-481-4
http://www.rae.es
http://www.cervantesvirtual.com
http://www.zonaele.com

Métodos de Ensino

Utilizamos este manual porque se baseia em um método comunicativo de trabalho individual, por pares e em equipa, e segue as diretrizes do QECR. O processo foca-se na aprendizagem de elementos descritivos da linguagem e do seu uso em situações específicas. A realização de projetos acompanha toda a aprendizagem. Este sistema visa chegar o mais próximo possível das situações da vida real.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalho de grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  30
Estudo Autónomo Individual  Estudo  44
  Total: 107

Avaliação Contínua

Trabalho individual com apresentação oral (2 atividades de e-learning: trabalho e forum): 30%.
Testes escritos individuais (2): 70% (35% + 35%).

Nos termos do Regulamento:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame escrito: 100%

O aluno classificado com 8 (oito) ou 9 (nove) valores na prova escrita terá acesso a uma prova oral.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A abordagem comunicativa e a utilização de ferramentas multimédia potenciam e favorecem a aquisição das competências exigidas no nível correspondente a esta unidade curricular, simulando e reproduzindo, durante a aprendizagem, as situações em que o novo utilizador da língua se irá encontrar na sua vida profissional e pessoal. O desenvolvimento de projetos ajuda a aquisição das competências.