Código: | DPT205 | Sigla: | TSAVOT |
Página Web: | http://elearning.isag.pt/ |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
CTSPDP | Aviso n.º 13031/2018_Plano 2022/2023 | 1º | 4 | 30 | 106 |
Teórico-Práticas: | 26,00 |
Docência - Horas
|
Galileo
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Pretende-se nesta unidade curricular compreender a dinâmica e estrutura da distribuição turística, bem como o papel dos intermediários na oferta turística.
Distinguir características específicas inerentes à oferta de produtos e/ou serviços por segmentos a montante e jusante, e dominar conceitos sobre a atividade dos diversos intervenientes. Perceber as principais metodologias de trabalho e de análise no processo de atendimento/ acolhimento e informação/ venda de um produto e/ou serviço numa agência de viagens ou de um operador turístico. Conhecer os principais sistemas operativos de distribuição global (Galileo), comandos e procedimentos necessários na relação agente/cliente. Analisar a especificidade do sistema operativo de distribuição global - Galileo.
OBJETIVOS
1. Compreender a estrutura da distribuição turística;
2. Dominar os conceitos e terminologias sobre a prática e atividade das agências de viagens e operadores turísticos;
3. Identificar as características específicas dos produtos e/ou serviços turísticos e as suas implicações para a atividade dos agentes de viagens e operadores turísticos;
4. Compreender a programação e definição dos pacotes turísticos;
5. Familiarizarem-se com o GDS Galileo em ambiente Smartpoint.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
1. Sensibilizar os alunos para a importância das temáticas da disciplina e fornecer o conhecimento, os métodos e os instrumentos necessários que lhes permitam obter uma visão global da atividade das agências de viagens e operadores turísticos.
2. Dotar os alunos de uma formação multidisciplinar que lhes permita apreender os conhecimentos administrados na disciplina, e desenvolver capacidades técnico-científicas no sentido da aplicação desses conhecimentos em situações práticas.
3. Desenvolver as capacidades de empatia na relação agente / cliente, persuasão / empenho e autonomia na execução das diversas tarefas.
4. Incentivar e estimular o trabalho em equipa, de modo a que os alunos partilhem as suas ideias e opiniões.
1. Noções gerais sobre o sistema de distribuição de produtos / serviços turísticos;
1.1. O papel dos intermediários no sistema turístico;
1.2. Caraterísticas específicas dos produtos/serviços turísticos;
2. O papel das agências de viagens e operadores turísticos na cadeia de distribuição turística;
2.1. Operadores turísticos;
2.2. Agências de viagens;
2.3. Outros intermediários turísticos;
2.4. Enquadramento legal;
3. Programação de pacotes turísticos;
3.1. Elementos prévios à programação turística;
3.2. Tipologias de programas;
3.3. Fatores de negociação na construção de pacotes turísticos;
4. Tecnologias de informação e comunicação no turismo;
4.1. Internet e turismo;
4.2. Sistemas de distribuição global;
5. Sistema de reservas Galileo, unidades práticas a lecionar:
5.1. Introdução;
5.2. Flight Availability;
5.3. Selling Air Segments;
5.4. Booking Files;
5.5. Supplementary Data;
5.6. Modifying Booking the Itinerary;
5.7. Modifying Booking Files;
5.8. Fare Displays;
5.9. Fare Quotations;
5.10. Timatic.
A abordagem integrada e progressiva do programa da UC permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos. Os objetivos 1) a 4) serão cumpridos com o material elaborado pelo docente e com recurso à bibliografia principal apresentada, que permitirá ao aluno adquirir o conhecimento e efetuar a articulação dos conceitos relativos à atividade das agências de viagens e dos Operadores turísticos. Em relação aos objetivos 5), será utilizada o Software Galileo em ambiente Smartpoint de forma a dotar os alunos dos conhecimentos necessários ao exercício da atividade.
Travelport;Manual Galileo, Travelport, 2018 |
Abranja, N., Alcantara, A., Braga, C., Marques, A.;Gestão de Agências de Viagens e Turismo, Lidel, 2012 |
BLASCO, ALBERT;Turismo y Transporte, Sintesis, 2001. ISBN: 84-7738-853-9 |
PIÑOLE, ISABEL;Gestión, Productos y Servicios de las Agencias de Viajes, Madrid, Editoral Universitária Ramón Areces, 1999. ISBN: 9788480043915 |
SYRATT, GWENDA;Manual of Travel Agency Practice, Elsevier Butterworth-Heinemann, 1998. ISBN: 075062163 |
COBREROS, MARIA;Fundamentos teóricos y gestión práctica de las Agencias de Viajes, Sintesis, 1997. ISBN: 9788477384946 |
GOMEZ, CARMEN & BLANCO, ANA;Prodution y venta de servicios turisticos en Agencias de Viajes, Madrid, Sintesis, 1996. ISBN: 9788477384182 |
TOVAR, IGLESIAS;Comercialización de productos e servicios turísticos, Sintesis - Madrid, 1995. ISBN: 9788477383239 |
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Estudo autónomo | Estudo | 76 | |
Total: | 106 |
Testes escritos individuais: 100%