Código: | DPT12 | Sigla: | CE |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPDP | Aviso nº 10227/2016 | 2º | 6 | 45 | 160 |
Docência - Horas
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Primavera
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos o conhecimento de conceitos, princípios e outra informação contabilística no âmbito empresarial.
Pretende-se com essa ferramenta concetual e informativa ajudar a interpretar a relevação contabilística dos fenómenos económicos e financeiros, e entender os impactos dos fenómenos patrimoniais nas organizações, através da informação constante das principais peças contabilísticas.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Conhecer os conceitos fundamentais da Contabilidade Geral.
Compreender o modo como os dados extraídos das operações patrimoniais diárias se devem traduzir em dados contabilísticos, e podem ser utilizados pelos gestores na construção e leitura técnica de peças contabilísticas.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Compreensão da importância da aplicação da Contabilidade Geral às tarefas do gestor empresarial.
Dotar o aluno dos conceitos essenciais da matéria e dos adequados saberes quanto às várias potencialidades da Contabilidade.
Desenvolver nos alunos a capacidade de construção e leitura de peças contabilísticas.
Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, e em função dos objetivos a alcançar e competências a adquirir pelos alunos. As componentes de aprendizagem são teóricas e práticas, pretendendo-se que os alunos tenham uma visão ampla da prática contabilística. A um nível micro, pretende-se que saibam contabilizar operações diárias das empresas e, a um nível mais macro, que analisem e interpretem as principais peças contabilísticas que resultam dessas operações. No global, pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar e desenvolver os conhecimentos ministrados na unidade curricular à sua prática profissional.
Nabais, C., & Francisco, N. ;Prática Contabilística, Lidel, 2016 |
Borges, A., Rodrigues, A., & Rogério, R.;Elementos de Contabilidade Geral, Áreas Editora, 2014 |
Monteiro, S. ;Manual de Contabilidade Financeira, Vida Económica, 2013 |
Rodrigues, J.;SNC Sistema de Normalização Contabilística Explicado, Porto Editora, 2010 |
Apresentação teórica seguida de discussão de casos teórico-práticos sobre as matérias a abordar com a finalidade última de construção das principais peças contabilísticas
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 15 | |
Teste | Teste/Exame | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 97 | |
Total: | 160 |
Exame escrito individual: 1 (100%)
As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação das peças contabilísticas, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.