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Contabilidade Empresarial

Código: DPT12    Sigla: CE

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPDP Aviso nº 10227/2016 6 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Software

Microsoft Office

Primavera

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos o conhecimento de conceitos, princípios e outra informação contabilística no âmbito empresarial.
Pretende-se com essa ferramenta concetual e informativa ajudar a interpretar a relevação contabilística dos fenómenos económicos e financeiros, e entender os impactos dos fenómenos patrimoniais nas organizações, através da informação constante das principais peças contabilísticas.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Conhecer os conceitos fundamentais da Contabilidade Geral. 
Compreender o modo como os dados extraídos das operações patrimoniais diárias se devem traduzir em dados contabilísticos, e podem ser utilizados pelos gestores na construção e leitura técnica de peças contabilísticas.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER 

Compreensão da importância da aplicação da Contabilidade Geral às tarefas do gestor empresarial.
Dotar o aluno dos conceitos essenciais da matéria e dos adequados saberes quanto às várias potencialidades da Contabilidade.
Desenvolver nos alunos a capacidade de construção e leitura de peças contabilísticas.

Programa

Capítulo I - Introdução à Contabilidade

Capítulo II - Meios Financeiros Líquidos

Capítulo III - Contas a Receber e a Pagar

Capítulo IV - Inventários e Ativos Biológicos

Capítulo V - Investimentos

Capítulo VI - Capital, Reservas e Resultados Transitados

Capítulo VII - Gastos e Rendimentos

Capítulo VIII - Resultados

Capítulo IX - Operações de Fim de Exercício

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, e em função dos objetivos a alcançar e competências a adquirir pelos alunos. As componentes de aprendizagem são teóricas e práticas, pretendendo-se que os alunos tenham uma visão ampla da prática contabilística. A um nível micro, pretende-se que saibam contabilizar operações diárias das empresas e, a um nível mais macro, que analisem e interpretem as principais peças contabilísticas que resultam dessas operações. No global, pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar e desenvolver os conhecimentos ministrados na unidade curricular à sua prática profissional.

Bibliografia Principal

Nabais, C., & Francisco, N. ;Prática Contabilística, Lidel, 2016
Borges, A., Rodrigues, A., & Rogério, R.;Elementos de Contabilidade Geral, Áreas Editora, 2014

Bibliografia Complementar

Monteiro, S. ;Manual de Contabilidade Financeira, Vida Económica, 2013
Rodrigues, J.;SNC Sistema de Normalização Contabilística Explicado, Porto Editora, 2010

Métodos de Ensino

Apresentação teórica seguida de discussão de casos teórico-práticos sobre as matérias a abordar com a finalidade última de construção das principais peças contabilísticas


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Participação Presencial  15
Teste  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  97
  Total: 160

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (cada um com ponderação de 40%)

Fichas de trabalho: 2 (cada um com ponderação de 10% e inseridas na plataforma de e-learning)

Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame escrito individual: 1 (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação das peças contabilísticas, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.