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Comportamento e Ética Organizacional

Código: DPT03    Sigla: CEO

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPDP Aviso nº 10227/2016 4 30 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Através desta unidade curricular pretende-se que os alunos interiorizem o conceito de organização, procedendo-se a uma caraterização de diversas teorias organizacionais, nomeadamente as abordagens clássicas, a escola das relações humanas, a teoria sistémica e as abordagens contingenciais. Posteriormente serão desenvolvidas e analisadas as competências que contribuem para a eficácia de um gestor numa organização. Tendo em consideração os problemas relacionados com o desempenho individual e com a produtividade organizacional, são analisadas diversas teorias motivacionais, dando-se grande relevo aos processos comunicacionais numa organização, às situações de conflito, à problemática do stresse ocupacional e às principais orientações no relacionamento interpessoal. O papel do grupo nas organizações e a importância do trabalho em equipa constituem, de igual modo, uma importante área de conhecimento a desenvolver, apresentando-se uma evolução do estudo científico sobre o fenómeno da liderança, salientando-se os principais pontos das mais significativas investigações neste domínio. Pretende-se, igualmente, promover o estudo da ética e da responsabilidade das empresas.

OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

a) Proporcionar a compreensão das razões que levaram à análise das organizações numa base científica e racional
b) Perceber a importância do elemento humano como base explicativa crucial do funcionamento interno das organizações e descrever as organizações como sistemas sociais
c) Compreender o processo motivacional e conhecer os conceitos principais das teorias motivacionais
d) Proporcionar o conhecimento dos conceitos teóricos para se poder analisar o funcionamento dos grupos
e) Compreender a importância de uma comunicação eficaz para o desenvolvimento individual e para o sucesso organizacional
f) Proporcionar a compreensão da problemática da liderança
g) Refletir acerca da importância da moralidade, ética e deontologia, tendo em consideração as dimensões pessoal e profissional
h) Conhecer e compreender as principais perspetivas relativas à ética e ao desenvolvimento moral

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

a) Proceder à realização de um diagnóstico do clima organizacional
b) Melhorar os níveis motivacionais dos colaboradores organizacionais
c) Melhorar os processos comunicacionais
d) Intervir ao nível da gestão de conflitos
e) Liderar e motivar equipas multidisciplinares
f) Desenvolver a capacidade de escuta efetiva, negociando, persuadindo e argumentando
g) Desenvolver uma expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações individuais, nos grupos e organizações
h) Refletir e atuar de forma crítica, compreendendo a sua posição e função na estrutura da organização
i) Dominar o vocabulário básico da Ética e da Deontologia, nomeadamente no que diz respeito aos temas desenvolvidos e às teorias apresentadas

Programa

1. A compreensão das organizações. A contribuição de diferentes abordagens para a necessidade de se entender a importância do comportamento humano em contextos organizacionais.

2. A tripla competência de Robert Katz: técnica, interpessoal e estratégica.

3. A motivação humana: Teorias motivacionais do conteúdo (Maslow; ERG de Alderfer; MccLelland, Herzberg) e do processo (Locke e Latham; Vroom).

4. Stresse Ocupacional: Definições e abordagens do conceito de stresse. Modelos teóricos de stress ocupacional. Antecedentes e causas de stresse ocupacional. Fontes de stresse; as características individuais; distress e eustress; coping e savoring. Consequências do stresse.

5. A importância da comunicação no contexto organizacional: A comunicação verbal e não verbal; as atitudes comunicacionais de Porter. Os modelos comunicacionais de Morton Deutsch.

6. O conflito e as principais orientações no relacionamento interpessoal: Diferentes tipos de conflito; O destacamento emocional e a técnica do super ordinate goal.

7. O processo de liderança: os conceitos de liderança e de chefia; os modelos de Kurt Lewin e de Blake e Mouton. O modelo Multiplex: seu contributo para a condução de reuniões de trabalho.

8. Os grupos nas organizações e a importância do trabalho em equipa.

9. Moral, Ética e Deontologia: uma clarificação dos conceitos. As diferentes teorias éticas.

10. A Responsabilidade Social das empresas.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O estudo das diferentes escolas visa entender a importância do comportamento humano em contextos organizacionais. O foco no desenvolvimento de competências interpessoais leva a que sejam abordados temas relacionados com a motivação, processos comunicacionais, gestão de conflitos, trabalho em equipa bem como o stresse ocupacional. São estudados os principais modelos de liderança de equipas de trabalho, dando-se forte relevo ao estudo de diferentes teorias éticas. 

Bibliografia Principal

CUNHA, M. P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda, 2016. ISBN: 978-972-8871-58-1
PARREIRA, M.;Liderança: A Fórmula Multiplex, Edições Sílabo, Lda, 2010. ISBN: 978-972-618-593-2

Bibliografia Complementar

FERREIRA, J.M., NEVES, J. & CAETANO, A. ;;Manual de psicossociologia das organizações, McGraw-Hill, 2011
GONÇALVES, S.;Psicossociologia do Trabalho e das Organizações. Princípios e Práticas, Pactor, 2014
SCHEIN, E.;Psicologia Organizacional, Prentice-Hall do Brasil Lda, 1982
ALMEIDA, F.;;Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas, Princípia Editora, Lda, 2010
PARREIRA, A.;Comunicação e motivação nos grupos e reuniões de trabalho, Plátano, 1989
FERREIRA, J.M., NEVES, J. & CAETANO, A.;Manual de psicossociologia das organizações, McGraw-Hill, 2011
PARREIRA, A.;Os processos de liderança nas equipas de trabalho, Plátano, 1989
VALA, J., [et.al.];Psicologia Social das Organizações, Celta Editora, 1994

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, feita com recurso às diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos, estabelecendo-se uma relação direta com o mercado de trabalho.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  74
  Total: 107

Avaliação Contínua

Teste escrito individual: 2 (35% +35%)

Miniteste: 1 (20%)

Atividade elearning: 1 (10%)

Nos termos do Regulamento do CTeSP:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 30º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Uma prova escrita: 100%


Nos termos do Regulamento do CTESP:

O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do Artigo 30º poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


Com esta unidade curricular pretende-se promover o desenvolvimento de competências interpessoais, pelo que a utilização de estudos de caso, role-playing e trabalhos de grupo revelam-se os mais ajustados para o desenvolvimento destas competências.