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Contabilidade Empresarial III

Código: CF212    Sigla: CEIII

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPCF Aviso n.º 12992/2018_Novo Plano 6 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

CF2

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Revisão da temática do reconhecimento e mensuração de operações empresariais correntes e de fim de período (contas anuais). Realização de trabalho teórico-prático: identificação das operações; elaboração dos documentos de suporte das operações económico-financeiras; registo (reconhecimento) contabilístico; e demonstrações financeiras (balanço e demonstração dos resultados).
Análise do referencial contabilístico português e comparabilidade das NCRF com as NIRF, adotadas na União Europeia.
Estudo teórico-prático das temáticas da contabilidade das sociedades, relativas a operações de constituição de sociedades e modificações do capital, prestações de contas e aplicação dos resultados, complementadas com o respetivo enquadramento legal.
Estudo teórico-prático das temáticas de revalorização de ativos e outras variações no capital próprio, respetivo reconhecimento, mensuração e enquadramento legal.
Análise do conteúdo e fins de outros sistema contabilísticos.

Objetivos e resultados de aprendizagem
1. Consolidar os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares precedentes (Contabilidade Empresarial I e II);
2. Compreender e interpretar o Normativo Contabilístico (SNC) e o Normativo Internacional (NIRF, adotadas na União Europeia);
3. Compreender o conceito, objeto e objetivo da contabilidade das sociedades;
4. Compreender e relevar as principais operações atinentes ao capital próprio das sociedades;
5. Compreender e relevar o processo de revalorização de ativos e outras variações no capital próprio;
6. Analisar e apreender o conteúdo e fins de outros sistemas contabilísticos;
7. Em termos gerais, preparar os alunos para enfrentarem de forma crítica as exigências do mercado de trabalho em matérias contabilísticas e aspetos societários relevantes para a contabilidade.

Competências a desenvolver
Abarcar criticamente a metodologia e o processo contabilístico.
Consolidação de conhecimentos de contabilização e relato financeiro de operações correntes e de fim de período.
Definição e compreensão das operações de constituição e modificações do capital das sociedades, sua contabilização e enquadramento legal.
Capacitação para a realização do processo de prestação de contas e aplicação dos resultados.
Entendimento do processo de revalorização de ativos, sua contabilização e impactos nas demonstrações financeiras.
Entender a natureza, conteúdo e fins de outras variações no capital próprio.
Compreender o significado e âmbito de outros sistemas contabilísticos.

Programa

1. Revisão do tratamento contabilístico de operações empresariais correntes e de fim de período e documentação de suporte.
2. Referencial Contabilístico Português (SNC e Estrutura Concetual); Normas Internacionais de Contabilidade (NIRF), adotadas na UE, e sua comparabilidade com as normas do SNC (NCRF).
3. A Contabilidade das operações societárias: enquadramento; conceitos; âmbito; e aspetos societários e contabilísticos (NCRF 27).
4. Constituição de sociedades.
5. Modificações do capital próprio: Aumento do capital; Redução do Capital; Amortização de partes de capital; Perda de metade do capital; Quotas e ações próprias; Realização de prestações acessórias e suplementares.
6. Prestação de contas nas sociedades e aplicação dos resultados.
7. Excedentes de revalorização: Ativos intangíveis; e Ativos Fixos Tangíveis (NCRF 6, NCRF 7 e NCRF 25).
8. Outras variações no capital próprio: Tradução de demonstrações financeiras (diferenças de conversão); Subsídios (NCRF 22 e NCRF 23); e Doações.
9. Análise de outros sistemas contabilísticos: SNC-AP; Contabilidade do Setor Bancário; Normas de contabilidade ajustadas emitidas pelo Banco de Portugal; e Contabilidade das Instituições de Seguros e correspondente IFRS.
10. O SNC-AP e a sua relação com as IPSAS e as NCRF.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A unidade curricular foi estruturada de modo a observar a coerência dos conteúdos programáticos versus objetivos, a saber:
- Revisão do tratamento contabilístico de operações empresariais correntes e de fim de período versus consolidar os conhecimentos adquiridos nestes domínios;
- Referencial contabilístico português versus referencial contabilístico internacional;
- A Contabilidade das Sociedades: conceito e objeto versus compreender o significado, âmbito e fins da contabilidade das sociedades;
- Constituição de sociedades e modificações do capital versus compreender e relevar as operações atinentes ao capital próprio das sociedades;
- Excedentes de Revalorização: Ativos intangíveis e Ativos Fixos Tangíveis e outras variações no capital próprio versus estudar e aplicar os métodos de mensuração e reconhecimento aplicáveis;
- Outros ramos da contabilidade: SNC-AP, Contabilidade Bancária e Contabilidade das Instituições de Seguros versus analisar e apreender o conteúdo e fins destes ramos da contabilidade.

Bibliografia Principal

Rodrigues, João;Sistema de Normalização Contabilística Explicado, 7ª Edição, Porto Editora, 2019. ISBN: 978-972-0-00032-3
SNC - Sistema de Normalização Contabilística, 6ª Edição, Porto Editora, 2019. ISBN: 978-972-0-01983-7

Bibliografia Complementar

Código das Sociedades Comerciais
F. V. Gonçalves da Silva , J. M. Esteves Pereira , Lúcia Lima Rodrigues ;Contabilidade das sociedades, Plátano, 2008. ISBN: 978-972-770-431-6
Borges, António; Rodrigues, Azevedo; Rodrigues, Rogério;Elementos da Contabilidade Geral - 26ª Edição, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874

Métodos de Ensino

Aulas expositivas, privilegiando-se uma abordagem intuitiva e sequencial, dirigida à compreensão dos conceitos e sua aplicação prática.
Aquisição e sistematização de conhecimentos através da leitura de textos de apoio à unidade curricular e bibliografia recomendada.
Apresentação, discussão e resolução de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de textos de apoio sobre as matérias a abordar.
Elaboração de trabalhos escritos individuais e de grupo.
Uso da plataforma sigarra do ISAG.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Orientação tutorial  Participação Presencial  15
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalhos de grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  15
Trabalhos individuais  Trabalho laboratorial ou de campo  15
Estudo pessoal autónomo  Estudo  67
  Total: 160

Avaliação Contínua

Participação em sessões de contato: 5%
Trabalho escrito: 1 - 20%
Testes individuais escritos: 2 - 75%

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame final - 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas a fim de dotar os alunos dos conhecimentos teóricos essenciais e a sua capacitação para a aplicação pática dos métodos e técnicas de reconhecimento e mensuração de operações no domínio da contabilidade das sociedades.
Complementarmente a elaboração e discussão de casos práticos, a nível individual e de grupo, permite consolidar a preparação e espírito crítico dos alunos na abordagem das temáticas da unidade curricular.