• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > CF207

Relato Financeiro

Código: CF207    Sigla: RF

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPCF Aviso n.º 12992/2018_Novo Plano 6 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

CF1

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A temática desta unidade curricular assenta nas matérias básicas da produção e divulgação (relato) da informação financeira.
Pretende-se evidenciar e demonstrar a importância da informação financeira, materializada no relato financeiro, na decisão económica dos diversos utentes das demonstrações financeiras, em complementaridade com a relevância da informação não financeira.
Neste desiderato, as matérias desta unidade curricular visam aprofundar o estudo dos fundamentos teóricos e práticos da contabilidade, fiscalidade e aspetos societários relevantes em domínios específicos, como sejam:
- O exame das contas anuais e a fiabilidade da informação financeira;
- O processo de relato financeiro, materializado na preparação das demonstrações financeiras no âmbito do sistema de normalização contabilística (SNC);
- O processo de prestação de contas aos detentores do capital na esfera do Código das Sociedades Comerciais, com especial relevo para o Relatório de Gestão;
- O processo e exigências legais da prestação de contas à Autoridade Tributária e Aduaneira e outras entidades públicas;
- A prestação de contas de entidades com formação não societária;
- A análise e compreensão do relatório e contas (anual) de uma entidade.
Complementarmente desenvolvem-se os conceitos basilares de análise e interpretação das grandezas contabilísticas refletidas nas demonstrações financeiras.
É dada particular ênfase à análise da informação contabilística na base do acréscimo versus base de caixa, com destaque para a demonstração dos fluxos de caixa.
A demonstração dos resultados por funções é, de igual modo, objeto da devida abordagem teórico-prática, bem como a demonstração das alterações ao capital próprio.
A metodologia de estudo assenta em bases teóricas e práticas, com recurso a estudo de casos.

Objetivos e resultados de aprendizagem
1. Adquirir uma visão sistemática e holística da estrutura concetual e normativa do relato financeiro.
2. Compreender a contabilidade como sistema de informação e a sua utilidade para a decisão económica;
3. Compreender o significado e âmbito da informação contabilística versus informação financeira;
4. Preparar e analisar as demonstrações financeiras de uma empresa;
5. Apreender os conceitos e procedimentos fundamentais da prestação de contas aos detentores do capital, na forma societária;
6. Apreender o significado e âmbito da Informação Empresarial Simplificada (IES) e Dossier Fiscal;
7. Dar a conhecer os aspetos essenciais de prestação de contas de entidades com forma não societária.
8. Analisar e compreender o relato por segmentos e relatório ambiental.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a informação contabilística;
- Compreender a informação financeira;
- Compreender e aplicar o sistema de normalização contabilística e correspondentes normas contabilísticas;
- Examinar as contas;
- Elaborar as demonstrações financeiras previstas no SNC;
- Ler e interpretar os documentos que materializam a prestação de contas em Portugal e o seu enquadramento legal;
- Elaborar o relatório de gestão;
- Elaborar os documentos da prestação de contas no âmbito da IES;
- Elaborar os documentos que integram o dossier fiscal;
- Adquirir os conhecimentos básicos sobre o relato por segmentos e relatório ambiental.

Programa

1.Análise e interpretação dos referenciais contabilísticos vigentes: Normas Internacionais, adotadas na UE (IAS; IFRS; SIC; e IFRIC); e Normativo Nacional (NCRF; NCRF-PE; NI; NC-ME; e NC-ESNL).
2.As demonstrações financeiras do SNC: estrutura concetual; bases para apresentação das demonstrações financeiras; estrutura, conteúdo e modelos de demonstrações financeiras (NCRF 1).
3.Transição para as NCRF (adoção pela primeira vez das NCRF): Conceitos, estudo e aplicação das temáticas da NCRF 3.
4.Políticas contabilísticas, alterações nas estimativas, e erros: Conceitos, estudo e aplicação das temáticas da NCRF 4.
5.Trabalhos preparatórios que antecedem a preparação das demonstrações financeiras (âmbito; análise de contas; e regularizações): Resolução de casos práticos.
6.Preparação e apresentação das demonstrações financeiras do SNC: Balanço; Demonstração dos resultados por naturezas; Demonstração dos resultados por funções; Demonstração de fluxos de caixa; Demonstração das alterações no capital próprio; e Divulgações do anexo exigidas na decorrência da aplicação das NCRF. Estudo e resolução de casos práticos e aplicação das NCRF 1, 2, 4 e 24).
7.Análise e interpretação das demonstrações financeiras e divulgações relacionadas: aplicações práticas.
8.Análise e interpretação de relatórios que incluam dados e informações não financeiros.
9.A prestação de contas nas sociedades aos detentores do capital (dever de relatar a gestão e apresentar contas; relatório de gestão; as demonstrações financeiras e responsabilidade pela sua preparação e apresentação; Certificação Legal das Contas e Relatório e Parecer do Órgão de Fiscalização; e Apreciação, aprovação e publicidade das contas anuais): Estudo e resolução de casos práticos.
10.A prestação de contas à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e Outras Entidades Públicas: Âmbito e legislação aplicável; O dossier fiscal; Informação empresarial simplificada (IES); e Relatório Único: Aplicação a casos práticos.
11.A prestação de contas de entidades com forma não societária: cooperativas e entidades do setor não lucrativo.
12.Relato financeiro por segmentos operacionais (referências à IFRS 8).
13.Matérias ambientais: Tratamento contabilístico dos efeitos ambientais; relatório ambiental (referências à NCRF 22).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A unidade curricular foi estruturada de modo a observar a coerência dos conteúdos programáticos e os objetivos definidos, mediante a lecionação integrada e progressiva da unidade curricular a fim de dotar os alunos dos conhecimentos teóricos e práticos essenciais nas matérias do relato financeiro e a sua aplicação em contexto real, como se explicita:
- Os objetivos 1 e 2 serão alcançados com os conteúdos programáticos 1, 2, 3 e 4 os quais visam fornecer o conhecimento integrado do sistema de normalização contabilística, estrutura concetual, normas contabilísticas gerais e a sua comparabilidade com as normas internacionais, adotadas na UE. Entender-se-á aos aspetos essências das normas: NCRF-PE; NC-ME; e NCRF-ESNL. No âmbito das normas gerais, será dado o tratamento relevante às NCRF 1, NCRF 3 e NCRF 4.
- Os objetivos 3 e 4 serão atingidos com os conteúdos programáticos 5, 6, 7 e 8, os quais visam identificar, explicar e exercitar as matérias fundamentais atinentes à elaboração, apresentação e divulgação das demonstrações financeiras previstas no SNC. A análise e interpretação da utilidade de informação financeira e não financeira constitui um escopo relevante.
- O objetivo 5 será conseguido através do conteúdo programático 9 o qual visa dar a conhecer e capacitar os alunos para o tratamento das matérias relevantes do relato financeiro no âmbito da prestação de contas aos detentores de capital na forma societária.
- O objetivo 6 será alcançado mediante a lecionação do conteúdo programático 10, o qual está estruturado para facultar os conceitos e conhecimentos fundamentais teóricos e práticos do processo de prestação de contas à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e outras entidades públicas.
- O objetivo 7 será assegurado através do conteúdo programático 11, o qual tem como finalidade munir os alunos dos aspetos teórico e práticos de prestação de contas de entidades com forma não societária.
- O objetivo 8 tem como balizamento os conteúdos programáticos 12 e 13, os quais visam ministrar os conhecimentos teóricos e práticos do relato financeiro por segmentos operacionais, e conhecer os aspetos contabilísticos essenciais das matérias ambientais e o seu relato. 

Bibliografia Principal

SNC - Sistema de Normalização Contabilística, 6ª Edição, Porto Editora, 2019. ISBN: 978-972-0-01983-7
Gonçalves, Cristina e outros;Relato Financeiro - Interpretação e análise, Vida Económica, 2016. ISBN: 9789897682100

Bibliografia Complementar

Sá Silva, Eduardo;Relatório Económico-Financeiro ¿ Análise de casos, Vida Económica, 2016. ISBN: 978-989-768-248-3
Sá Silva, Eduardo;Demonstração dos Fluxos de Caixa, 2ª Edição, Vida Económica, 2014. ISBN: 9789727885381
Borges, António; Rodrigues, Azevedo; Rodrigues, Rogério;Elementos da Contabilidade Geral - 26ª Edição, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução e discussão de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual, da bibliografia recomendada e da resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Procede-se à análise e diagnóstico económico-financeiro da empresa com base em relatórios e contas publicados.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos individuais e de grupo (estudo de casos práticos). 
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar e formulação de casos práticos através da plataforma Sigarra.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Orientação tutorial  Participação Presencial  15
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalhos de grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  15
Trabalhos individuais  Trabalho laboratorial ou de campo  15
Estudo pessoal autónomo  Estudo  67
  Total: 160

Avaliação Contínua

Participação nas sessões de contato: 5%
Trabalho escrito: 1 - 20%
Testes escritos individuais: 2 - 75%

Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas a fim de dotar os alunos dos conhecimentos teóricos essenciais e a sua capacitação para a aplicação dos métodos e técnicas do relato financeiro a casos concretos.
Complementarmente, a análise, resolução e discussão de casos práticos, a nível individual e de grupo, permite consolidar a preparação e espírito crítico dos alunos na abordagem das temáticas da unidade curricular.