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Cálculo Financeiro

Código: CF206    Sigla: CF

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Área de Ensino: Finanças

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPCF Aviso n.º 12992/2018_Novo Plano 6 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

CF1

Teórico-Práticas: 47,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa transmitir aos alunos uma visão abrangente da importância do Cálculo Financeiro para uma correta decisão de investimento dos recursos financeiros, pela apresentação dos conceitos fundamentais da matemática e do cálculo financeiro, e com a posterior resolução de exercícios de aplicação, aplicados a situações concretas da vida financeira.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
São objetivos desta unidade curricular levar os alunos:
a) A compreender e aplicar os conceitos de capitalização, desconto, rendas e taxas, bem como as noções gerais e especiais de amortização dos financiamentos e a sua aplicação a produtos financeiros (obrigações, emissão de dívida publica, emissões de empresas e figuras próximas).
b) À compreensão destes conceitos, quer para analisar diferentes alternativas de investimento, quer para estudar diferentes opções no recurso ao crédito, aspetos que se revestem de acrescida importância numa altura de proliferação de produtos e serviços financeiros.
c) A desenvolver o seu espírito crítico no questionar das situações reais de oferta de produtos financeiros, pelas bases fornecidas que permitem compreender as técnicas utilizadas no desenvolvimento de produtos financeiros.
d) À aquisição de saberes e de competências de carácter eminentemente prático e valorizando o futuro exercício de uma actividade de carácter profissional.
e) À compreensão de algum tipo de operações financeiras realizadas no âmbito empresarial, assim como a concepção e análise de estratégias de investimento e financiamento.

Competências a desenvolver
Criar e desenvolver competências que permitam:
a) A aptidão numérica e habilidades quantitativas, inclusive análise de dados, interpretação e extrapolação, com desenvolvimento de raciocínios logicamente consistentes;
b) A leitura e compreensão de artigos de cariz económico e empresarial;
c) O desenvolvimento de um raciocínio lógico, crítico e analítico de um modo criativo;
d) A capacidade de problematizar as múltiplas dimensões do fenómeno empresarial;
e) Desenvolver pesquisa e produção de conhecimento, avaliar planos, programas e projetos;
e) Utilizar adequadamente a terminologia e linguagem dos fenómenos económicos, empresariais e de contabilidade;
f) Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económicos-empresariais;
g) Executar cálculos, baseando-se em dados numéricos obtidos nas fontes externas ou internas das empresas;
h) Conhecer a política de empréstimos financeiros, ativos e passivos, de curto, médio e longos prazos;
i) Elaborar relatórios de desempenho de custo financeiro real, taxas reais de juro, de prazos, etc.

Programa

I. Regimes de capitalização e de desconto
I.1 Capitalização
I.2 Desconto

II. Equivalência de capitais

III. Rendas de termos constantes
III.1 Rendas inteiras
III.2 Rendas fracionadas
III.3 Rendas perpétuas

IV. Reembolsos de empréstimos
IV.1 Descrição de um empréstimo
IV.2 Estudo das diversas modalidades de reembolso de um empréstimo

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os capítulos I pretendem incutir no aluno os diferentes modos de capitalização e a sua implicação nos ganhos/perdas associados.

O capítulo II permitirá desenvolver o seu espírito crítico no questionar das situações reais de oferta de produtos financeiros, pelas bases fornecidas que permitem compreender as técnicas utilizadas no desenvolvimento de produtos financeiros.

Os capítulos III e IV esclarecerão opções gerais e especiais de amortização dos financiamentos e a sua aplicação a produtos financeiros.

Bibliografia Principal

Matias, Rogério;Cálculo Financeiro - Teoria e Aplicações, Escolar Editora, 2018
Matias, Rogério;Cálculo Financeiro Exercícios Resolvidos Vol. II, Escolar Editora, 2018

Bibliografia Complementar

Coelho, Luís Filipe; Coelho, Miguel Teixeira;Cálculo Financeiro - Manual para Entender os Princípios do Cálculo Financeiro Volume II: Do cálculo de rendas à amortização de empréstimos ordinários,, Quid Juris, 2017
Coelho, Luís Filipe; Coelho, Miguel Teixeira;Cálculo Financeiro - Manual para Entender os Princípios do Cálculo Financeiro. Volume I: Do Regime de Juros à Equação de Valor, Quid Juris, 2017

Métodos de Ensino

Exposição oral de conceitos. Resolução de exercícios de consolidação.  


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  112
  Total: 160

Avaliação Contínua

1º teste com peso de 55% na classificação final
2º teste com peso de 25% na classificação final
Trabalho com peso de 20% na classificação final

Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame Final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As competências de carácter cognitivo são desenvolvidas através da exposição e discussão na resolução de problemas, mas também na resolução individual de exercícios. As competências de partilha e trabalho em equipa são desenvolvidas em trabalhos em grupo supervisionados. As competências de comunicação são adquiridas em toda a UC.