• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Pós-graduações > PGPGE

Pós-Graduação em Planeamento e Gestão de Eventos


Este curso encontra-se homologado no âmbito do Processo de Bolonha.

Estado de Bolonha: Adequado
Sigla: PGPGE
Grau: Pós-graduação
Início de Funcionamento: 2011/12
Coordenador: Alexandra Maria de Almeida Matos Pereira
Descrição:

1ª EDIÇÃO
Uma das principais preocupações do ISAG, através do seu Departamento de Pós-Graduações, assenta na colaboração com o mundo económico e empresarial, nomeadamente através da organização de programas de formação de nível superior de elevada qualidade, visando todos aqueles que pretendam uma formação contínua para facilitar o sucesso empresarial, a progressão na carreira e a melhoria da sua eficiência no contexto da globalização.

Uma das prioridades do PENT – Plano Estratégico Nacional do Turismo e, consequentemente do Turismo de Portugal, é atrair e implementar a realização de grandes eventos internacionais com o intuito de projectar a imagem e aumentar a notoriedade do Destino Portugal, aumentando assim os fluxos turísticos.

Actualmente os eventos são uma nova técnica de comunicação e promoção de qualquer organização pública ou privada. Sendo os eventos momentos únicos e irrepetíveis, a sua organização inclui uma série de etapas que devem ser seguidas e realizadas atempadamente. De acordo com as técnicas e os procedimentos adequados, o organizador de eventos, concebe, planifica, promove, operacionaliza e avalia projectos de eventos.

Na sequência do sucesso do seu programa de pós-graduações, o ISAG promove esta 1ª edição do Curso de Pós-Graduação em Planeamento e Gestão de Eventos com a duração de 1 ano lectivo e com 62 ECTS, à semelhança de qualquer programa de mestrado.


COMISSÃO CIENTÍFICA DO CURSO
Mestre Alexandra Matos Pereira, Professora Adjunta do ISAG e Dra. Isabel Borges, Assistente do ISAG


OBJECTIVOS
a) Proporcionar o conhecimento, as capacidades e as competências necessárias para gerir organizações especializadas no sector dos eventos;
b) Permitir aplicar conceitos, princípios e técnicas a um conjunto de situações organizacionais, nomeadamente metodologias avançadas no planeamento, orçamento e obtenção de financiamentos;
c) Proporcionar a oportunidade, através da prática, de os estudantes desenvolverem capacidades e atributos necessários à sua carreira e ao seu desenvolvimento pessoal, obtendo competências comunicacionais para falar em público e fazer apresentações com êxito em contexto de eventos;
d) Obter as competências técnicas para exercer a função de GESTOR DE EVENTOS.


DESTINATÁRIOS
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, ou superior;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização da pós-graduação pela Comissão Científica do Curso, interessados na área de organização de eventos, nomeadamente diplomados ou profissionais do Turismo, Hotelaria, Relações Públicas, Marketing, Animação, Assistentes de Direcção e Administração, Técnicos da Administração Pública e Empreendedores em geral que queiram desenvolver competências na área dos Eventos.

O reconhecimento a que se refere na alínea b) anterior tem como efeito apenas o acesso à formação desta pós-graduação não conferente de grau, e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.


FUNCIONAMENTO DO CURSO
O curso será ministrado de 19 de Setembro de 2011 a 21 de Junho de 2012, com interrupção nos períodos do Natal, Carnaval e Páscoa.

As aulas ocorrerão de segunda a sexta, das 19h30m às 22h30m.


LOCAL
O Curso terá lugar nas instalações do ISAG, sitas à Rua do Campo Alegre, 1376 - 4150 PORTO


AVALIAÇÃO DO CURSO
A avaliação no curso será facultativa. Contudo, os participantes que pretenderem obter o Diploma de Pós-graduação em PLANEAMENTO e GESTÃO DE EVENTOS terão de se submeter à avaliação e obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, incluindo, entre outras modalidades de avaliação, a realização de casos práticos e outros trabalhos.


CONDIÇÕES DE CERTIFICAÇÃO
1. No final da pós-graduação serão atribuídos:
a) Um certificado de frequência, aos participantes que frequentarem a pós-graduação e não tiverem realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista;
b) Um diploma de pós-graduação, aos participantes que frequentarem a pós-graduação e tiverem realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista.

2. Aos estudantes que concluírem apenas algumas unidades curriculares da pós-graduação será atribuído um certificado de frequência, em que sejam mencionados as unidades curriculares que tenham realizado com aproveitamento.

3. Serão atribuídos créditos ECTS apenas aos estudantes que, satisfazendo as condições de acesso a esta pós-graduação, obtenham aprovação na pós-graduação ou a unidades curriculares integrantes do seu plano curricular.


PRAZO DE CANDIDATURA
O prazo de candidaturas decorrerá em conformidade com o calendário divulgado no sítio do ISAG, no endereço www.isag.pt.

As candidaturas deverão ser efectuadas online no endereço electrónico www.isag.pt, na entrada designada "candidatos"

O processo de candidatura engloba:
- Candidatura online
- 1 fotografia
- Curriculum Vitae (modelo europeu)
- Certidão comprovativa do grau académico obtido
- Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão
- Fotocópia do NIF
- Boletim de vacinas


CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E SERIAÇÃO
1. Os candidatos que preencham as condições de acesso serão seriados de acordo com os seguintes critérios:

a) Classificações de licenciatura e de outro(s) grau(s) ou diploma(s) de pós-graduação na área cientifica da pós-graduação;
b) Currículo profissional.

2. Poderão ser efectuadas entrevistas aos candidatos, quando necessário.


METODOLOGIAS DE ENSINO
Assente na formação presencial e na auto-aprendizagem dos participantes, e focalizada na valorização crítica de problemas reais e exigentes da gestão em contexto de globalização, a metodologia de ensino predominante da pós-graduação é o “estudo de caso”.

Ao longo do curso serão realizadas aulas abertas e/ou palestras com profissionais reputados ligados a diferentes tipos de eventos, nomeadamente:
- CÉLIA LIMA (Caves Calém)
- JOÃO RIBEIRO (Segurança de Altas Individualidades)
- LUÍS LUCAS LOPES (Consultor - Projectos Expo 98, Pavailhão Atlântico, etc)
- MARTA SÁ LEMOS (APDL)
- PAULO SÉRGIO PAIS (Feira Viva - Projectos Viagem Medieval, Imaginários, etc)
- SUSANA RIBEIRO (Directora do Departamento de Turismo da Câmara Municipal do Porto)


CORPO DOCENTE
O corpo docente deste curso combina a competência científica com uma significativa e relevante experiência profissional nas áreas da especialidade, assegurando uma adequada interligação entre o rigor técnico na abordagem dos temas e a sua aplicação prática:

ADRIANO SILVA
- Licenciatura em Engenharia Civil – Universidade Fernando Pessoa
- Pós-graduação em Gestão de Protecção e Socorro – Universidade Lusófona
- Técnico Superior em Higiene e Segurança no Trabalho – GTIE Consultores, Lda
- Coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil – Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
- Chefe de Divisão de Transportes e Equipamentos Mecânicos - Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

AGOSTINHO SOUSA PINTO
- Licenciatura em Engenharia de Sistemas de Informação – ISEP
- Pós-graduação em Sistemas de Informação – Universidade do Minho
- Mestrado em Sistemas de Informação – Universidade do Minho
- Doutorando em Engenharia de Sistemas de Informação – Universidade do Minho
- Ex-Director de Sistemas de Informação da Centrar - Centro de Serviços e Gestão, SA (RAR)
- Ex-Gestor de Tecnologias e Sistemas de Informação - Portgás
- Docente na área Científica de Informática

CLEMENTINA RODRIGUES
- Bacharelato em Comunicação e Relações Públicas - Instituto Politécnico da Guarda
- Licenciatura Animação Sociocultural - Escola Superior Artística do Porto
- Pós-Graduação em Formação e Multiculturalidade - Conselho da Europa e Comissão Europeia
- Formadora na área de Eventos e Animação Sócio-Cultural

CRISTINA FONSECA
- Licenciatura em Gestão de Empresas - Universidade Portucalense
- Ex- Consultora externa do I.E.F.P. no âmbito do programa Rede
- Formadora na área dos Eventos e Comercial

ISABEL BORGES
- Bacharelato em Direcção e Gestão de Operadores Turísticos - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
- Licenciatura em Marketing Internacional e Promoção Turística - Instituto Superior de Ciências Empresariais do Turismo
- Doutoranda em Turismo, Lazer e Cultura - Faculdade de Letras – Universidade de Coimbra
- Ex-Responsável Dep. Turismo de Caves de Vinho do Porto
- Ex-Responsável de Enoturismo da Qta N. Nossa Senhora do Carmo – Grupo Amorim Assistente do ISAG na área de Turismo e Eventos

MADALENA LEÃO
- Licenciatura em Relações Públicas – Universidade Fernando Pessoa
- Pós-Graduação em Direcção de Comunicação e Relações Públicas – Universidade de Barcelona
- Ex-Responsável pelo Dep. de Marketing e Comunicação da Pré-Natal Administradora da ASIDE- Consultoria em Comunicação
- Formadora na área dos Eventos

SUSANA VELOSO
- Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho – ISLA
- Ex-Supervisora – Motivação Norte – Consultoria e Estudos de Mercado
- Formadora na área de Recursos Humanos


CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
•Candidatura: 75 Euros
•Matrícula: 282 Euros
•Seguro Escolar: 20 Euros
•Propina de Frequência (11 prestações): 277 Euros

Os alunos do ISAG que prossigam estudos beneficiam:
De um desconto de 10% sobre o preço de frequência, na modalidade de Pagamento Anual.

A todos os outros actos administrativo-pedagógicos serão aplicadas as taxas escolares em vigor para as Licenciaturas.

Estes valores estão isentos de IVA, ao abrigo do artigo 9º, n.º 11 do CIVA.

Informações: Secretaria do ISAG, Gabinete de Pós-Graduações (Dra. Maria Rita Ferreira ou D. Armandina Rodrigues), telefone 22 0303 200, ou Fax 22 609 92 23, ou ingressos@isag.pt.

Diplomas

  • Pós-Graduação em Planeamento e Gestão de Eventos