• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Pós-graduações > PGEME

Pós-Graduação em Liderança e Recursos Digitais na Educação 5.0

Sigla: PGEME
Grau: Pós-graduação
Início de Funcionamento: 2019/20
Coordenador: Catarina Duarte Fontoura Nadais
Descrição:
DESCRIÇÃO DO CURSO
A pós-graduação em LIDERANÇA E RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO 5.0. propõe-se capacitar os profissionais de educação a construírem um currículo com uma nova abordagem, centrada em novos modelos e práticas de ensino aprendizagem. Sabemos que, cada vez mais, a educação se aproxima da era 5.0 na medida em que se prioriza o saber-fazer e o saber-ser, que implicam experiências em ambiente dentro e fora da sala de aula que promovam o seu desenvolvimento. Os educadores e as instituições que vierem a aplicar, simultaneamente, os ambientes digitais de aprendizagem e as estratégias diversificadas de aprendizagem estarão a colocar no mercado de trabalho, mais do que pessoas, profissionais humanos que elevarão o desenvolvimento local, regional e nacional.
A Aprendizagem Teórico-Vivencial é a proposta deste modelo, em que se integra a totalidade do ser no seu processo de aprendizagem, atuando numa perspetiva preventiva, estimulando o núcleo afetivo da aprendizagem, através da música, do movimento e do encontro em grupo, que permitem desenvolver os potenciais humanos de vitalidade, prazer, criatividade, afetividade e transcendência, ao mesmo tempo que promove uma correlação eficaz entre o humanização e os ambientes digitais.

COORDENADORES CIENTÍFICOS DO CURSO

Dra. Ana Maria Fernandes da Silva


OBJETIVOS
- Proporcionar uma oferta de formação pós-graduada e especializada no âmbito das novas necessidades em Educação, que permita ampliar, a partir de uma dimensão teórico-prática, as intervenções práticas em educação, perspetivando novas metodologias de atuação no sistema educativo.
- Desenvolver propostas de educação no âmbito da elaboração de dinâmicas do movimento orientado pela vivência.
- Explorar o movimento orientado pela vivência como estratégia educativa.
- Implementar novas abordagens que permitam a implementação, no tecido social, de projetos de formação e intervenção educacional, comunitária e sócio-cultural para crianças e jovens.
- Promover a correlação entre a humanização em educação e as práticas em ambientes digitais.

DESTINATÁRIOS

Professores e Educadores (qualquer ciclo / área disciplinar);

Profissionais de diferentes áreas.

FUNCIONAMENTO DO CURSO

Duração:
150 horas | 22 ECTS

Data final de candidatura: 16
 de setembro de 2021 (3ª fase)

Início do curso: 11 de Outubro de 2021

As aulas decorrem, preferencialmente, sexta-feira (19:30h às 22:30h) e sábado (9:00h às 13:00h / 14:30h às 17:30h).

Os cursos terão interrupções nos períodos do Natal, Carnaval, Páscoa e no mês de agosto. 

PLANO CURRICULAR DO CURSO

Pressupostos em Educação 5.0 | Ana Maria Silva; António Sarpe; Nuno Pinto | 30h

Fundamentos neurofisiológicos e psicossociais | Ana Meireles | 18h

Liderança e criatividade | Manuel Pelágio | 18h

Aprendizagem vivencial | Ana Maria Silva | 21h

Aprendizagens Digitais | Julien Diogo |15h

Metodologias de investigação | Cristina Mocetão - Catarina Nadais | 15h

Projeto final | Ana Maria Silva - Catarina Nadais |15h

Seminários |Convidados | 18h


CORPO DOCENTE
Ana Maria Fernandes da Silva: Licenciada em Português-Inglês pela Universidade de Aveiro. Professora de Português e Inglês no Ensino público e privado. Formadora, pelo Centro de Formação do Minho, da Área Científico-Pedagógica das Didáticas do Ensino de Português.
Desempenhou, entre outros, cargos de Coordenação e Inovação Pedagógica em diferentes Escolas, tendo sido Presidente da Assembleia Geral das Escolas Secundárias, Abel Salazar e do Castêlo da Maia. Autora de Manuais Escolares na Porto Editora e na ASA e co-autora do Dicionário de Biografias, da Porto Editora. Foi gestora de conteúdos no Portal NetProf. Terapeuta de Constelações Sistémicas. Facilitadora e Didata de Biodanza, com Grupos Regulares há 11 anos. Coordenadora da Escola de Biodanza do Porto. Registada na International Biocentric Foundation, Por. 1213.

Antonio José Sarpe: Psicólogo Clínico pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. Especializações em Psicologia Médica e Psicossomática e Terapia Familiar Sistémica. Facilitador e Didata de Biodanza há 35 anos. Diretor da Escola de Biodanza de Portugal, tendo desempenhado cargos de direção durante 20 anos. Autor do Programa Didático-Metodológico para a criação e manutenção de Grupos Regulares em Biodanza. Autor do livro "Identidade e Eros e Transcendência", um percurso entre a teoria de Biodanza e a autobiografia. Registado na International Biocentric Foundation, SP. 8515

Nuno Sérgio da Silva Pinto: Técnico de Gestão de Empresas, Gestão Financeira, Gestão de Sistemas Informáticos, Contabilidade e Gestão e Gestão Administrativa. Desempenhou, durante vários anos, cargos em várias empresas, como gerente, gestor e sócio-fundador e foi gestor de Conteúdos no Portal Sapo. Precursor do Sistema de Biodanza ® em Portugal. Diretor da Escola de Biodanza® do Porto. Facilitador e Didata de Biodanza há 20 anos. Registado na International Biocentric Foundation, Por.0204.

Manuel Pelágio: Formado em Gestão de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica no Brasil.
Pós-graduação para Executivos, Curso Geral de Gestão, pela Universidade Nova de Lisboa e Marketing pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Programa para Executivos avançados da Harvard Business School, Advanced Management Program, em Boston, USA. Coach Certificado Internacionalmente pela ICC ¿ International Coaching Community. Formador Certificado pela Inscape. Formador, Coach e Orador em diferentes temas como a Liderança.

Cristina Mocetão: Docente do ISAG

Catarina Nadais: Docente do ISAG

Julien Diogo: Docente do ISAG

METODOLOGIAS DE ENSINO

A metodologia de ensino predominante desta pós-graduação assente na aprendizagem teórico- vivencial dos participantes, contemplará momentos de apresentação teórica e atividades de aprendizagem experiencial a partir do movimento integrado com música. Os participantes serão solicitados a desenvolver um trabalho prático relativo a textos científicos analisados, bem como estudos de caso devidamente enquadrados nas matérias versadas, entre outras propostas de atividade que se mostrem convenientes. Os trabalhos realizados serão apresentados e as respetivas temáticas debatidas durante as sessões de trabalho. Ocorrerão, ainda, sessões práticas que contemplarão a orientação de trabalhos a realizar pelos participantes, individuais e em grupo, em regime tutorial.


CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO/INVESTIMENTO

Candidatura: 100 €
Matrícula: 200 €
Seguro: 30 €
Propina: 1.600 €

Info:

» Condições especiais para alunos e Alumni ISAG.

// Modalidades de pagamento
Pronto pagamento (usufrui de 5% de desconto)
Modalidade 2 prestações (usufrui de 2% de desconto)
Modalidade 3 prestações: paga o valor total (sem desconto)

»Oferta do Certificado de frequência/ Diploma de conclusão. 

// VANTAGENS DO ISAG
Corpo Docente Altamente Especializado | Ligação ao mercado internacional | Creditação da Formação | Horário Pós-Laboral | Crédito Bancário Especial para efeitos de estudos | Novas Instalações com espaços amplos e verdes
Informações:

Para mais informações: http://programasexecutivos.isag.pt

Telf: 220 303 200 | 220 303 239

E-mail: ingressos@isag.pt | programas.executivos@isag.pt

Horário
: 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 19H30