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Mestrado em Gestão de Empresas

Este curso encontra-se homologado no âmbito do Processo de Bolonha.

Estado de Bolonha: Criado
Data de Homologação: 2009-08-15
Sigla: MGE
Grau: Mestrado
Início de Funcionamento: 2009/10
Director: Ana Borges
Descrição:

OBJETIVOS

Este ciclo de estudos conducente ao grau de mestre tem como principal finalidade a aquisição pelos estudantes de uma formação de alto nível de especialização profissional em áreas de gestão críticas para o sucesso empresarial, campatível com a complexidade dos desafios decorrentes da intensificação da concorrência, da globalização e do contexto adverso em que as empresas estão a atuar.

Em articulação com os estudos do 1º ciclo da licenciatura em Gestão de Empresas ministrada no ISAG, este mestrado visa aprofundar os conhecimentos obtidos, abordar temas avançados e inovadores e proporcionar aos estudantes uma visão estratégica, sistémica e integradora da atividade das empresas e a tomada de consciência da inter-relação entre as partes e do conjunto com o meio envolvente.

Está essencialmente direcionado para formar quadros superiores e gestores para o exercício de funções no âmbito da Gestão de Empresas, sejam estas PME ou grandes empresas, e tem como objetivos específicos:

  • Capacitar os estudantes para a compreensão das forças e fraquezas internas e das capacidades distintivas da empresa, ao mesmo tempo que se desenvolvem as suas competências para analisarem a envolvente e identificarem com rigor as ameaças e oportunidades que apresenta para a empresa;
  • Fomentar o domínio de ferramentas, métodos e técnicas que possibilitem uma optimização da eficiência e eficácia empresariais, ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade dos estudantes para a busca de respostas inovadoras e diferenciadoras;
  • Desenvolver capacidades, atitudes e valores consentâneos com o exercicio de funções e cargos de elevada responsabilidade nas empresas, num ambiente de aprendizagem e estudo coerente, inovador e altamente orientado para a solução de problemas;
  • Desenvolver capacidades de decisão e de comunicação para o diagnóstico, compreensão e avaliação de situações comerciais e de marketing complexas;
  • Contribuir para o desenvolvimento nos estudantes de um comportamento íntegro, responsável e comprometido com a empresa e a sociedade em que estão inseridos.

CONDIÇÕES DE ACESSO
  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do ISAG;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização do mestrado pelo Conselho Científico do ISAG (designadamente, empresários, quadros superiores e outros responsáveis com experiência na área comercial e/ou de marketing, consultores e outros profissionais que prestem assessoria às empresas).
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) anteriores tem como efeito apenas o acesso à formação deste mestrado, e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

Com base no perfil profissional definido, assente numa sólida formação vocacionada para o desenvolvimento das competências descritas atrás são as seguintes as possíveis saídas profissionais para os futuros mestrados em Gestão de Empresas, entre outras:
  • Gestão Geral: administrador de empresas, assessor de administração, assessor de direção de uma área funcional ou divisão e consultor de gestão estratégica;
  • Marketing: diretor de marketing, gestor de conta, gestor de produto, assistente de marketing, gestor de serviços, consultor de marketing;
  • Finanças e Controlo: diretor financeiro, assistente do diretor financeiro, controller ou assistente de controller, analista de projetos, técnico de controlo orçamental;
  • Controlo de Gestão: diretor, auditor de controlo de gestão, consultor de controlo de gestão;
  • Recursos Humanos: diretor de recursos humanos, assistente do diretor de recursos humanos, técnico do departamento de recursos humanos, consultor de recursos humanos e organização;
  • Docência e Investigação na área da Gestão de Empresas.

FUNCIONAMENTO

A parte curricular do mestrado será ministrada de Outubro de 2016 a Julho de 2017, com interrupção nos períodos do Natal, Carnaval e Páscoa.

As aulas decorrem, preferencialmente três dias por semana das 19h00 às 23h00, em função do perfil/preferências da turma..

CANDIDATURAS

A decorrer até dia 15 de setembro de 2016.

LOCAL

O Curso terá lugar nas instalações do ISAG.


ORGANIZAÇÃO DO MESTRADO E PLANO CURRICULAR

Este mestrado encontra-se estruturado em três semestres letivos.

Com uma duração normal de um ano e meio (3 semestres letivos) e um prazo máximo para a sua conclusão de 6 semestres letivos após a admissão ao mesmo, inclui um curso de mestrado especializado, constituído por 9 unidades curriculares (parte curricular do mestrado), a que se seguirá um período de trabalho essencialmente individual mas orientado, o qual poderá consistir numa dissertação de natureza científica ou num trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou ainda um estágio profissional objeto de relatório final.

Para a obtenção do grau de mestre será necessário o estudante completar 90 créditos ECTS, que se distribuem da seguinte forma:

  • Parte curricular: aprovação em todas as 9 unidades curriculares do curso de mestrado: 56 créditos ECTS;
  • Aprovação na dissertação, ou no trabalho de projeto ou no estágio profissional: 34 créditos ECTS, assim repartidos:
    • 4 créditos relativos à aprovação do projeto de dissertação, ou de trabalho de projeto ou de estágio profissional;
    • 30 créditos relativos à defesa e aprovação da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório final do estágio profissional.


      CORPO DOCENTE

      Para assegurar o funcionamento deste mestrado em Gestão de Empresas, a instituição dispõe atualmente do seguinte corpo docente altamente qualificado, em termos académicos e profissionais:

    • Economia Monetária e Digital: Prof. Dra. Sónia Silva

    • Finanças Empresariais: Prof. Doutor Nuno Domingues

    • Gestão de Marketing: Prof. Doutor Jorge Lopes

    • Gestão e Direção de Recursos Humanos: Prof. Doutor Protásio Leão

    • Gestão Estratégica: Prof. Doutor Victor Tavares

    • Contabilidade e Auditoria: Prof. Doutora Daniela Freitas

    • Gestão de Produção e de Operações: Especialista Abílio da Cunha Vilaça

    • Metodologias de Investigação: Prof. Doutora Ana Pinto Borges / Mestre Bruno Vieira / Prof. Doutor Manuel Fonseca

    • Marketing de Serviços e de B2B: Prof. Doutor Correia de Barros

    • Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão: Prof. Doutor José Vale

    • Simulação Empresarial: Especialista Diogo Soveral


    • METODOLOGIAS DE ENSINO

      As metodologias de ensino e aprendizagem, definidas com maior detalhe ao nível das áreas científicas e das unidades curriculares, serão uma peça fulcral no desenvolvimento deste processo, indo de encontro à pretendida aquisição de saberes e competências de carácter eminentemente prático e valorizando o futuro exercício de uma atividade de carácter profissional, características intrínsecas do ensino politécnico.

      Nesta conformidade, estão previstas aulas teórico-práticas onde se apresentarão e discutirão conceitos, metodologias e técnicas, com recurso a bibliografia, textos informativos, transparências e meios audiovisuais.

      Pretende-se propiciar a análise e discussão de temas concretos, estudos de casos e situações reais do contexto empresarial que permitam o desenvolvimento do sentido crítico, da análise e tomada de decisão, consolidando os resultados de aprendizagem.

      Empregar-se-ão métodos de descoberta, apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo e de grupo, métodos expositivos mistos e de estudos de caso, entre outros, visando desenvolver competências que permitam aos alunos, após a conclusão do curso, uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.

      As metodologias de ensino contemplam igualmente sessões tutoriais em todas as unidades curriculares visto que, pela sua natureza, aconselham um acompanhamento mais próximo dos docentes, visando promover a capacidade de análise e pesquisa de informação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Outras metodologias a adoptar serão, por parte dos alunos, a realização de trabalhos de grupo a desenvolver no âmbito de cada unidade curricular.

      No decorrer do ano estão previstos os seguintes seminários executivos, a realizar no âmbito das unidades curriculares que integram o curso:

      O papel do marketing nos processos de internacionalização
      Marketing Digital/Comércio eletrónico
      Repensar o marketing: Implicações no (re)design organizacional
      Custumer relationship management (CRM): Para quê? Quando? Como?
      Programas de fidelização: como desenvolver, implementar e controlar
      Marketing relacional e as novas métricas de marketing
      Network marketing
      Mercados financeiros - Compra e venda de divisas
      Reestruturação de empresas
      Produtos financeiros complexos
      Arquitetura de sistemas de informação
      Internacionalização de PME's
      Gestão de marca em contexto de crise
      Avaliação Financeira de marcas
      Construção de uma experiência de marca notável
      Governança corporativa e sustentabilidade empresarial
      Crise e mudança organizacional: Como mobilizar as pessoas para suspender desafios
      Desafio da gestão internacional
      Gestão e estratégia industrial
      Comunicar Global na Era Digital
      Comunicação e Marketing Pessoal
      Comunicação de Marca
      O Teatro e as Vendas
      Liderando a força de vendas
      Gestão de Recursos Humanos em PME
      Avaliação de desempenho em contexto de mudança

      COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

      Em conformidade com os requisitos exigidos pelos empregadores, no final deste mestrado, pretende-se que os alunos adquiram as seguintes principais competências (a desenvolver ao longo da vida profissional de modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo):
      • Saber interpretar a evolução da envolvente empresarial e avaliar o seu impato sobre a empresa;
      • Dispor de uma visão global, inter-funcional e integradora da empresa, que lhe permita identificar e potenciar as capacidades distintivas em que deverão assentar as estratégias competitivas da empresa no mercado;
      • Dominar o processo de identificação e desenvolvimento de estratégias empresariais;
      • Desenvolver uma correta compreensão em termos de obtenção e preparação de informação para uma efectiva tomada de decisão nos domínios do marketing, dos investimentos, desinvestimentos e financiamentos;
      • Realizar operações nos mercados financeiros nacionais e internacionais;
      • Prespetivar a posição da empresa na complexa teia das operações e da atividade económica e comercial, envolvendo fornecedores, concorrentes e clientes diretos e indiretos, até ao cliente final;
      • Saber criar e gerir um sistema de tomada de decisões rigoroso, e de decidir e atuar com responsabilidade face à sociedade e aos vários stakeholders da empresa;
      • Promover a previsão, monitorização e gestão sistemática do risco empresarial;
      • Estar comprometido com a criação de valor e ser capaz de gerir com eficiência e eficácia a implementação das ações e avaliar o seu progresso.

      CONDIÇÕES DE CREDITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

      Na realização deste mestrado serão respeitadas, em particular, as seguintes orientações:

      • Os 4 créditos ECTS previstos para o projeto de dissertação, ou de trabalho de projeto ou de estágio profissional, serão atribuídos após a aprovação de tal projeto pelo respetivo orientador do estudante;
      • Os 30 créditos ECTS previstos para a dissertação, ou trabalho de projeto ou estágio profissional, serão atribuídos aquando da respetiva defesa e aprovação pelo júri nomeado pelo Conselho Científico para o efeito;
      • Após a conclusão do "curso de mestrado" (parte curricular) será atribuído um diploma de conclusão da parte curricular do mestrado;
      • Pela conclusão da parte escolar será atribuída uma classificação final, correspondente à média aritmética das classificações obtidas nas 8 unidades curriculares;
      • A classificação final do mestrado será calculada como a média ponderada da classificação da parte escolar, com um peso de 62%, e da classificação obtida na dissertação, ou trabalho de projeto ou estágio profissional, com um peso de 38%;
      • Só após a realização da dissertação, ou trabalho de projeto ou estágio profissional será conferido o grau de mestre em Gestão de Empresas.
Informações: Mestrados

TelefoneTelef: 220 303 200 ou 220 303 239
Correio Eletrónicoemail: isag@isag.pt
Horário: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 21h30

Diplomas

  • Mestrado em Gestão de Empresas
  • Mestrado em Gestão de Empresas

Áreas Científicas

  • Contabilidade
  • Economia
  • Gestão

Planos de Estudo