• EN
  • Ajuda Contextual
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Mestrados > MGE

Mestrado em Gestão de Empresas

Este curso encontra-se homologado no âmbito do Processo de Bolonha.

Estado de Bolonha: Criado
Data de Homologação: 2009-08-15
Sigla: MGE
Grau: Mestrado
Início de Funcionamento: 2009/10
Director: Ana Borges
Descrição: OBJETIVOS
Este ciclo de estudos conducente ao grau de mestre tem como principal finalidade a aquisição pelos estudantes de uma formação de alto nível de especialização profissional em áreas de gestão críticas para o sucesso empresarial, compatível com a complexidade dos desafios decorrentes da intensificação da concorrência, da globalização e do contexto adverso em que as empresas terão de atuar.
Em devida articulação com os estudos do 1º ciclo da licenciatura em Gestão de Empresas ministrada no ISAG, este mestrado visa aprofundar os conhecimentos obtidos e proporcionar aos estudantes uma visão estratégica, sistémica e integradora da atividade das empresas e a tomada de consciência da inter-relação entre as partes e do conjunto com o meio envolvente.
Está essencialmente direcionado para formar quadros superiores e gestores para o exercício de funções no âmbito da Gestão de Empresas, sejam estas Pequenas e Médias Empresas (PME) ou grandes empresas, e tem como objetivos específicos:
a) Capacitar os estudantes para uma compreensão rigorosa das forças e fraquezas internas e das capacidades distintivas da empresa, ao mesmo tempo que se desenvolvem as suas competências para analisarem a envolvente e identificarem com rigor as ameaças e oportunidades que apresenta para a empresa.
b) Fomentar o domínio de ferramentas, métodos e técnicas que possibilitem uma otimização da eficiência e eficácia empresariais, ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade dos estudantes para a busca de respostas inovadoras e diferenciadoras.
c) Desenvolver capacidades, atitudes e valores consentâneos com o exercício de funções e cargos de elevada responsabilidade nas empresas, num ambiente de aprendizagem e estudo coerente, inovador e altamente orientado para a solução de problemas.
d) Desenvolver capacidades de decisão e de comunicação para o diagnóstico, compreensão e avaliação de situações empresariais complexas.
e) Contribuir para o desenvolvimento nos estudantes de um comportamento íntegro, responsável e comprometido com a empresa e sociedade em que estão inseridos.

ORGANIZAÇÃO DO MESTRADO E PLANO CURRICULAR

Este mestrado encontra-se estruturado em três semestres letivos.
Com uma duração normal de um ano e meio e um prazo máximo para a sua conclusão de 6 semestres letivos após a admissão ao mesmo, inclui um curso de mestrado constituído por 11 unidades curriculares (parte curricular do mestrado), a que se seguirá um período de trabalho essencialmente individual mas orientado, o qual poderá consistir numa dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou ainda um estágio profissional objeto de relatório final, nos termos fixados pelo presente regulamento.
Para a obtenção do grau de mestre será necessário o estudante completar 90 créditos ECTS, que se distribuem da seguinte forma:
a) Parte curricular: aprovação nas 11 unidades curriculares do curso de mestrado: 60 créditos ECTS;
b) Aprovação, no ato público de defesa, da dissertação, ou trabalho de projeto ou estágio profissional: 30 créditos ECTS.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Em conformidade com os requisitos exigidos pelos empregadores, no final deste mestrado, pretende-se que os alunos adquiram as seguintes principais competências (a desenvolver ao longo da vida profissional de modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo):
- Saber interpretar a evolução da envolvente empresarial e avaliar o seu impacto sobre a empresa;
- Dispor de uma visão global, interfuncional e integradora da empresa, que lhe permita identificar e potenciar as capacidades distintivas em que deverão assentar as estratégias competitivas da empresa no mercado;
- Dominar o processo de identificação e desenvolvimento de estratégias empresariais;
- Desenvolver uma correta compreensão em termos de obtenção e preparação de informação para uma efetiva tomada de decisão nos domínios do marketing, dos investimentos, desinvestimentos e financiamentos;
- Realizar operações nos mercados financeiros nacionais e internacionais;
- Perspetivar a posição da empresa na complexa teia das operações e da atividade económica e comercial, envolvendo fornecedores, concorrentes e clientes diretos e indiretos, até ao cliente final;
- Saber criar e gerir um sistema de tomada de decisões rigoroso, e de decidir e atuar com responsabilidade face à sociedade e aos vários stakeholders da empresa;
- Promover a previsão, monitorização e gestão sistemática do risco empresarial;
- Estar comprometido com a criação de valor e ser capaz de gerir com eficiência e eficácia a implementação das ações e avaliar o seu progresso.

SAÍDAS PROFISSIONAIS
Com base no perfil profissional definido, assente numa sólida formação vocacionada para o desenvolvimento das competências descritas atrás são as seguintes as possíveis saídas profissionais para os futuros mestrados em Gestão de Empresas, entre outras:
- Gestão Geral: administrador de empresas, assessor de administração, assessor de direção de uma área funcional ou divisão e consultor de gestão estratégica;
- Marketing: diretor de marketing, gestor de conta, gestor de produto, assistente de marketing, gestor de serviços, consultor de marketing;
- Finanças e Controlo: diretor financeiro, assistente do diretor financeiro, controller ou assistente de controller, analista de projetos, técnico de controlo orçamental;
- Controlo de Gestão: diretor, auditor de controlo de gestão, consultor de controlo de gestão;
- Recursos Humanos: diretor de recursos humanos, assistente do diretor de recursos humanos, técnico do departamento de recursos humanos, consultor de recursos humanos e organização;
- Docência e investigação na área da Gestão de Empresas.

METODOLOGIAS DE ENSINO

O conceito inovador de ensino-aprendizagem dos Mestrados do ISAG permite aos estudantes desenvolverem um contacto real e objetivo com as mais conceituadas empresas e profissionais, tornando assim a experiência de aprendizagem verdadeiramente enriquecedora. O modelo In School Business assenta na ideia de que o negócio deve a estar dentro da escola e a escola dentro do negócio. O modelo assenta em 3 pilares essenciais:
Fundamentals - pensamento antes da ação, traduz a dimensão estratégica e a base da formação. Pretende incutir as fundações e a estrutura que dá forma e consistência à ação.
Booster- pensamento em ação, traduz a dimensão tática e fornece os métodos e as ferramentas que permitem desenvolver ações eficientes.
Pitch - ação e concretização, traduz a dimensão operacional e a mobilização das competências aplicadas à resolução de problemas reais.
Empregar-se-ão métodos de descoberta, apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo e de grupo, métodos expositivos mistos e de estudos de caso, entre outros, visando desenvolver competências que permitam aos alunos, após a conclusão do curso, uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
As metodologias de ensino e apoio aos estudantes contemplam:
- A realização de vários seminários sobre temas específicos, com a participação de especialistas convidados de empresas e outras organizações com grande experiência (empresários, diretores de marketing, financeiros e de recursos humanos, de sistemas de gestão e controlo, especialistas em estudos de mercado, etc.);
- A realização de trabalhos transdisciplinares, trabalhos de projeto aplicados e estudos de caso de sucesso e insucesso reais do contexto empresarial que permitam: o desenvolvimento do sentido crítico, da análise e tomada de decisão, consolidando os resultados de aprendizagem; integrem os saberes e experiências adquiridas; e permitam aplicar conhecimentos, diagnosticar problemas e identificar soluções;
- A realização de trabalhos de grupo, a desenvolver no âmbito de cada unidade curricular;
- Sessões tutoriais em todas as unidades curriculares visto que, pela sua natureza, aconselham um acompanhamento mais próximo dos docentes, visando promover a capacidade de análise e pesquisa de informação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

CORPO DOCENTE

Para assegurar o funcionamento deste mestrado em Gestão de Empresas, a instituição dispõe atualmente do seguinte corpo docente altamente qualificado, em termos académicos e profissionais:
Economia Monetária e Digital: Prof. Doutora Ana Pinto Borges
Finanças Empresariais: Prof. Doutor Nuno Domingues
Gestão de Marketing: Prof. Doutor Jorge Lopes
Gestão e Direção de Recursos Humanos: Prof. Doutor Protásio Leão
Gestão Estratégica: Prof. Doutor Victor Tavares e Mestre Pedro Guerreiro
Contabilidade e Auditoria: Prof. Especialista Daniela Freitas
Gestão de Produção e de Operações: Prof. Especialista Abílio da Cunha Vilaça
Metodologias de Investigação: Prof. Doutora Ana Pinto Borges / Mestre Bruno Vieira / Prof. Doutor Manuel Fonseca
Marketing de Serviços e de B2B: Prof. Doutor José Oliveira
Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão: Prof. Doutor José Vale
Simulação Empresarial: Prof. Especialista Diogo Soveral

CONDIÇÕES DE ACESSO
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico do ISAG;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização do mestrado pelo Conselho Técnico-Científico do ISAG (designadamente, empresários, quadros superiores e outros responsáveis com experiência na área comercial e/ou de marketing, consultores e outros profissionais que prestem assessoria às empresas).
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do número anterior tem como efeito apenas o acesso à formação deste mestrado, e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

PRAZO DE CANDIDATURAAs candidaturas decorrem até dia 25 de outubro de 2018.
Informações:

LOCAL
O curso terá lugar nas instalações do ISAG, sitas à Rua de Salazares, 842, no Porto.

FUNCIONAMENTO
A parte curricular do mestrado será ministrado de outubro de 2018 a julho de 2019, com interrupção nos períodos de Natal, Carnaval e Páscoa.
As aulas decorrem, preferencialmente, três dias por semana, das 19h00 às 00h00.

Mestrados

TelefoneTelef: 220 303 200 ou 220 303 239
Correio Eletrónicoemail: isag@isag.pt
Horário: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 21h30

Diplomas

  • Mestrado em Gestão de Empresas
  • Mestrado em Gestão de Empresas

Áreas Científicas

  • Contabilidade
  • Economia
  • Gestão

Planos de Estudo