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Mestrado em Direção Comercial e Marketing

Este curso encontra-se homologado no âmbito do Processo de Bolonha.

Estado de Bolonha: Criado
Data de Homologação: 2009-07-27
Sigla: MDCM
Departamento: Instituto Superior de Administração e Gestão
Grau: Mestrado
Início de Funcionamento: 2009/2010
Coordenador: Victor Manuel Domingos Tavares

Descrição

  • OBJETIVOS
    Este mestrado visa proporcionar, numa perspetiva profissionalizante e especializada, uma sólida formação que garanta a relação estreita entre a Direção Comercial e o Marketing, e contribua para o aumento de especialistas na tomada de decisões comerciais e de marketing, desenvolvendo a sua capacidade de análise, organização, planeamento e avaliação, assim como potenciando as capacidades relacionais e de negociação, de resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipa.
    Está direcionado para formar quadros superiores e gestores para o exercício de funções no âmbito da Direção Comercial e do Marketing nas empresas, sejam estas PME ou grandes empresas, e tem como objetivos específicos:
    a) Proporcionar aos alunos uma visão estratégica, sistémica e integradora das atividades comerciais e de marketing, e a tomada de consciência da sua inter-relação;
    b) Capacitar os alunos para uma compreensão rigorosa das forças e fraquezas internas e das capacidades distintivas da empresa, ao mesmo tempo que se desenvolvem as suas competências para analisarem a envolvente e identificarem com rigor as ameaças e oportunidades que apresenta para a empresa;
    c) Fomentar o domínio de ferramentas, métodos e técnicas que possibilitem uma otimização da eficiência e eficácia na tomada de decisões comerciais e de marketing, ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade dos estudantes para a busca de respostas inovadoras e diferenciadoras;
    d) Proporcionar o desenvolvimento de capacidades, atitudes e valores consentâneos com o exercício de funções e cargos de elevada responsabilidade nas empresas, num ambiente de aprendizagem e estudo coerente, inovador e altamente orientado para a solução de problemas;
    e) Desenvolver capacidades de decisão e de comunicação para o diagnóstico, compreensão e avaliação de situações comerciais e de marketing complexas;
    f) Contribuir, finalmente, para o desenvolvimento nos alunos de um comportamento íntegro, responsável e comprometido com a empresa e a sociedade em que estão inseridos.

    ORGANIZAÇÃO DO MESTRADO E PLANO CURRICULAR
    Este mestrado encontra-se estruturado em três semestres letivos.
    Com uma duração normal de um ano e meio e um prazo máximo para a sua conclusão de 6 semestres letivos após a admissão ao mesmo, inclui um curso de mestrado constituído por 12 unidades curriculares (parte curricular do mestrado), a que se seguirá um período de trabalho essencialmente individual mas orientado, o qual poderá consistir numa dissertação de natureza científica ou num trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou ainda num estágio profissional objeto de relatório final, nos termos fixados pelo presente regulamento.
    Para a obtenção do grau de mestre será necessário o estudante completar 90 créditos ECTS, que se distribuem da seguinte forma:
    a) Parte curricular: aprovação em todas as 12 unidades curriculares do curso de mestrado: 60 créditos ECTS;
    b) Aprovação, no ato público de defesa, da dissertação, ou trabalho de projeto ou estágio profissional: 30 créditos ECTS.

    COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
    Em conformidade com os requisitos exigidos pelos empregadores, no final deste mestrado, pretende-se que os alunos tenham obtido as seguintes principais competências (a desenvolver ao longo da vida profissional de modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo):
    - Saber definir, implementar, integrar e supervisionar as estratégias de marketing e comercial, em coerência com as diretrizes da gestão de topo, e no contexto da transformação digital em curso;
    - Atuar como um expert no universo da oferta e ser um conhecedor dos mercados, da concorrência e sua evolução;
    - Ser capaz de identificar e desenvolver novas oportunidades de negócio, no âmbito nacional e internacional, assim como definir e assegurar o cumprimento de objetivos comerciais;
    - Gerir a informação, incluindo o report de necessidades de cliente e estudos de mercado, formas de trabalho, tendências de consumo, atividades da concorrência e toda a informação que possa trazer valor acrescentado para a empresa;
    - Contribuir para o desenvolvimento, maximização, implementação e avaliação de programas de construção de marca em termos globais;
    - Conseguir assegurar a coordenação e gestão de equipas de vendas e operacionais/logísticas, assim como determinar os acordos e condições de vendas;
    - Saber participar e seguir as negociações comerciais de alto nível e acompanhar as principais contas da empresa;
    - Conseguir fornecer os inputs necessários para melhorar processos, procedimentos e objetivos de negócio, elaborando reports periódicos de vendas e previsões, visando aumentar a quota de mercado e a rendibilidade da empresa;
    - Possuir elevada capacidade de comunicação, interação e negociação com os diversos interlocutores.

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Com base no perfil profissional definido, assente numa sólida formação vocacionada para o desenvolvimento das competências descritas atrás são as seguintes as possíveis saídas profissionais para os futuros mestres em Direção Comercial e Marketing, entre outras:
    - Administrador e Diretor Comercial;
    - Diretor de Marketing;
    - National Account Manager;
    - Key Account Manager;
    - Business Unit Manager/Sales Manager;
    - Country Manager;
    - Channel Manager;
    - Diretor de Vendas/Chefe de Vendas;
    - Diretor de Exportação;
    - Diretor de Relações Externas;
    - Consultor e assessor de gestão comercial e marketing;
    - Responsável de marketing em organizações sem fins lucrativos;
    - Docência e investigação em Marketing.

    METODOLOGIAS DE ENSINO
    O conceito inovador de ensino-aprendizagem dos Mestrados do ISAG permite aos estudantes desenvolverem um contacto real e objetivo com as mais conceituadas empresas e profissionais, tornando assim a experiência de aprendizagem verdadeiramente enriquecedora. O modelo In School Business assenta na ideia de que o negócio deve a estar dentro da escola e a escola dentro do negócio. O modelo assenta em 3 pilares essenciais:
    Fundamentals - pensamento antes da ação, traduz a dimensão estratégica e a base da formação. Pretende incutir as fundações e a estrutura que dá forma e consistência à ação.

    Booster- pensamento em ação, traduz a dimensão tática e fornece os métodos e as ferramentas que permitem desenvolver ações eficientes.

    Pitch - ação e concretização, traduz a dimensão operacional e a mobilização das competências aplicadas à resolução de problemas reais.

    Empregar-se-ão métodos de descoberta, apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo e de grupo, métodos expositivos mistos e de estudos de caso, entre outros, visando desenvolver competências que permitam aos alunos, após a conclusão do curso, uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.

    As metodologias de ensino e apoio aos estudantes contemplam:
    - A realização de vários seminários sobre temas específicos, com a participação de especialistas convidados de empresas e outras organizações com grande experiência (empresários, diretores de marketing, financeiros e de recursos humanos, responsáveis de marca e de sistemas de gestão e controlo, especialistas em estudos de mercado, etc.);
    - A realização de trabalhos transdisciplinares, trabalhos de projeto aplicados e estudos de caso de sucesso e insucesso reais do contexto empresarial que permitam: o desenvolvimento do sentido crítico, da análise e tomada de decisão, consolidando os resultados de aprendizagem; integrem os saberes e experiências adquiridas; e permitam aplicar conhecimentos, diagnosticar problemas e identificar soluções;
    - A realização de trabalhos de grupo, a desenvolver no âmbito de cada unidade curricular;
    - Sessões tutoriais em todas as unidades curriculares visto que, pela sua natureza, aconselham um acompanhamento mais próximo dos docentes, visando promover a capacidade de análise e pesquisa de informação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

    CONDIÇÕES DE ACESSO
    a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
    b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse Processo;
    c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico do ISAG;
    d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização do mestrado pelo Conselho Técnico-Científico do ISAG (designadamente, empresários, quadros superiores e outros responsáveis com experiência na área comercial e/ou de marketing, consultores e outros profissionais que prestem assessoria às empresas).
    O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do número anterior tem como efeito apenas o acesso à formação deste mestrado, e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

    PRAZO DE CANDIDATURA
    Sob consulta.
  • Informações


    • LOCAL

      O curso terá lugar nas instalações do ISAG, sitas à Rua de Salazares, 842, no Porto.
      Mestrados

      FUNCIONAMENTO

      A parte curricular do mestrado será ministrado de outubro de 2020 a julho de 2021, com interrupção nos períodos de Natal, Carnaval e Páscoa.
      As aulas decorrem, preferencialmente, três dias por semana, das 19h00 às 00h00.
      TelefoneTelef: 220 303 200 ou 220 303 239
      Correio Electrónicoemail: ingressos@isag.pt 

      Horário: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h30


    • Diplomas

      • Mestrado em Direção Comercial e Marketing

      Áreas Científicas

      • Finanças
      • Informática
      • Marketing

      Planos de Estudo