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Mestrado em Direção Comercial e Marketing

Este curso encontra-se homologado no âmbito do Processo de Bolonha.

Estado de Bolonha: Criado
Data de Homologação: 2009-07-27
Sigla: MDCM
Departamento: Instituto Superior de Administração e Gestão
Grau: Mestrado
Início de Funcionamento: 2009/10
Director: Victor Tavares
Descrição:

OBJETIVOS

Este mestrado visa proporcionar, numa perspetiva profissionalizante e especializada, uma sólida formação que garanta a relação estreita entre a Direção Comercial e o Marketing (nem sempre existente nas empresas portuguesas) e contribua para o aumento de especialistas na tomada de decisões comercias e de marketing, desenvolvendo a sua capacidade de análise, organização, planeamento e avaliação, assim como potenciando as capacidades relacionais e de negociação, de resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipa.

Está direcionado para formar quadros superiores e gestores para o exercício de funções no âmbito da Direção Comercial e do Marketing nas empresas, sejam estas PME ou grandes empresas, e tem como objectivos específicos:

  • Proporcionar aos alunos uma visão estratégica, sistémica e integradora das actividades comerciais e de marketing, e a tomada de consciência da sua inter-relação;
  • Capacitar os alunos para uma compreensão rigorosa das forças e fraquezas internas e das capacidades distintivas da empresa, ao mesmo tempo que se desenvolvem as suas competências para analisarem a envolvente e identificarem com rigor as ameaças e oportunidades que apresenta para a empresa;
  • Fomentar o domínio de ferramentas, métodos e técnicas que possibilitem uma optimização da eficiência e eficácia na tomada de decisões comerciais e de marketing, ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade dos estudantes para a busca de respostas inovadoras e diferenciadoras;
  • Proporcionar o desenvolvimento de capacidades, atitudes e valores consentâneos com o exercício de funções e cargos de elevada responsabilidade nas empresas, num ambiente de aprendizagem e estudo coerente, inovador e altamente orientado para a solução de problemas;
  • Desenvolver capacidades de decisão e de comunicação para o diagnóstico, compreensão e avaliação de situações comerciais e de marketing complexas;
  • Contribuir, finalmente, para o desenvolvimento nos alunos de um comportamento íntegro, responsável e comprometido com a empresa e a sociedade em que estão inseridos.
CONDIÇÕES DE ACESSO
  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse Processo
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do ISAG
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização do mestrado pelo Conselho Científico do ISAG (designadamente, empresários, quadros superiores e outros responsáveis com experiência na área comercial e/ou de marketing, consultores e outros profissionais que prestem assessoria às empresas).
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) anteriores tem como efeito apenas o acesso à formação deste mestrado, e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

Com base no perfil profissional definido, assente numa sólida formação vocacionada para o desenvolvimento das competências descritas atrás são as seguintes as possíveis saídas profissionais para os futuros mestrados em Direção Comercial e Marketing, entre outras:
  • Administrador e Diretor Comercial;
  • Diretor de Marketing;
  • National Account Manager;
  • Key Account Manager;
  • Business Unit Manager/Sales Manager;
  • Country Manager;
  • Channel Manager;
  • Diretor de Vendas/Chefe de Vendas;
  • Diretor de Exportação;
  • Diretor de Relações Externas;
  • Consultor e assessor de gestão comercial e marketing;
  • Responsável de marketing em organizações sem fins lucrativos;
  • Docência e investigação em Marketing.
FUNCIONAMENTO

A parte curricular do mestrado será ministrado de outubro de 2016 a julho de 2017, com interrupção nos períodos de Natal, Carnaval e Páscoa.

As aulas decorrem, preferencialmente, três dias por semana, das 19h00 às 00h00

LOCAL

O Curso terá lugar nas instalações do ISAG.

ORGANIZAÇÃO DO MESTRADO E PLANO CURRICULAR


Este mestrado encontra-se estruturado em três semestres letivos.

Com uma duração normal de um ano e meio e um prazo máximo para a sua conclusão de 6 semestres letivos após a admissão ao mesmo, inclui um curso de mestrado constituído por 9 unidades curriculares (parte curricular do mestrado), a que se seguirá um período de trabalho essencialmente individual mas orientado, o qual poderá consistir numa dissertação de natureza científica ou num trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou ainda num estágio profissional objeto de relatório final, nos termos fixados pelas normas regulamentares do mestrado.

Para a obtenção do grau de mestre será necessário o estudante completar 90 créditos ECTS, que se distribuem da seguinte forma:
  • Parte curricular: aprovação em todas as 9 unidades curriculares do curso de mestrado: 56 créditos ECTS;
  • Aprovação no ato público de defesa da dissertação, ou trabalho de projeto ou estágio profissional: 34 créditos ECTS, assim repartidos:
    • 4 créditos relativos à aprovação do projeto de dissertação, ou de trabalho de projeto ou de estágio profissional;
    • 30 créditos relativos à defesa e aprovação da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório final do estágio profissional.
CORPO DOCENTE

Para assegurar o funcionamento deste mestrado em Direção Comercial e Marketing, a instituição dispõe atualmente do seguinte corpo docente altamente qualificado, em termos académicos e profissionais:

  • Finanças Empresariais: Prof. Doutor Nuno Domingues

  • Gestão da Marca: Prof. Doutor Victor Tavares

  • Comunicação Empresarial Integrada: Prof. Doutor Manuel Fonseca.

  • Gestão de Marketing: Prof. Doutor Jorge Lopes

  • Marketing Digital: Prof. Doutor Victor Tavares / Mestre Bruno Vieira

  • Pesquisa de Mercados: Prof. Doutora Cristina Mocetão

  • Direção Comercial e Negócios Internacionais: Prof. Doutor Carlos Martins

  • Gestão de Equipas de Vendas e Negociação: Prof. Doutor Protásio Leão

  • Marketing de Serviços e de B2B: Prof. Doutor Correia de Barros

  • Marketing Relacional: Prof. Doutora Márcia Gonçalves
  • Metodologias de Investigação: Prof. Doutora Ana Pinto Borges / Mestre Bruno Vieira / Prof. Doutor Manuel Fonseca

  • Simulação Empresarial: Especialista Diogo Soveral


  • METODOLOGIAS DE ENSINO

    O conceito inovador de ensino-aprendizagem dos Mestrados do ISAG permite aos estudantes desenvolverem um contacto real e objetivo com as mais conceituadas empresas e profissionais, tornando assim a experiência de aprendizagem verdadeiramente enriquecedora. O modelo In School Business assenta na ideia de que o negócio deve a estar dentro da escola e a escola dentro do negócio. O modelo assenta em 3 pilares essenciais:

    Fundamentals - pensamento antes da ação, traduz a dimensão estratégica e a base da formação. Pretende incutir as fundações e a estrutura que dá forma e consistência à ação.

    Booster- pensamento em ação, traduz a dimensão tática e fornece os métodos e as ferramentas que permitem desenvolver ações eficientes.

    Pitch - ação e concretização, traduz a dimensão operacional e a mobilização das competências aplicadas à resolução de problemas reais.

    Empregar-se-ão métodos de descoberta, apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo e de grupo, métodos expositivos mistos e de estudos de caso, entre outros, visando desenvolver competências que permitam aos alunos, após a conclusão do curso, uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.

    As metodologias de ensino e apoio aos estudantes contemplam:

  • A realização de vários seminários sobre temas específicos, com a participação de especialistas convidados de empresas e outras organizações com grande experiência (empresários, diretores de marketing, financeiros e de recursos humanos, responsáveis de marca e de sistemas de gestão e controlo, especialistas em estudos de mercado, etc.);

  • A realização de trabalhos transdisciplinares, trabalhos de projeto aplicados e estudos de caso de sucesso e insucesso reais do contexto empresarial que permitam: o desenvolvimento do sentido crítico, da análise e tomada de decisão, consolidando os resultados de aprendizagem; integrem os saberes e experiências adquiridas; e permitam aplicar conhecimentos, diagnosticar problemas e identificar soluções;

  • A realização de trabalhos de grupo, a desenvolver no âmbito de cada unidade curricular;

  • Sessões tutoriais em todas as unidades curriculares visto que, pela sua natureza, aconselham um acompanhamento mais próximo dos docentes, visando promover a capacidade de análise e pesquisa de informação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

    No decorrer do ano letivo estão previstos os seguintes seminários executivos, a realizar no âmbito de unidades curriculares que integram o curso:

    - O papel do marketing nos processos de internacionalização

    - Marketing Digital/Comércio electrónico

    - Customer relationship management (CRM)

    - Programas de fidelização: como desenvolver, implementar e controlar

    - Marketing relacional e as novas métricas de marketing

    - Network marketing

    - Arquitetura de Sistemas de Informação

    - Gestão da marca em contexto de crise

    - Avaliação financeira de marcas

    - Construção de uma experiência de marca notável

    - Crise e mudança organizacional: Como mobilizar as pessoas para superar desafios

    - Comunicar Global na Era Digital

    - Comunicação e Marketing Pessoal

    - Comunicação de Marca

    - O Teatro e as Vendas

    - Liderando a força de vendas

    - Service Dominant Logic (SDL): Impacto nas vendas em B2B

    - Gestão de Recursos Humanos em PME

    - Avaliação de desempenho em contexto de mudança


    COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

    Em conformidade com os requisitos exigidos pelos empregadores, no final deste mestrado, pretende-se que os alunos tenham obtido as seguintes principais competências (a desenvolver ao longo da vida profissional de modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo):
    • Saber definir, implementar, integrar e supervisionar as estratégias de marketing e comercial, em coerência com as diretrizes da gestão de topo;
    • Actuar como um expert no universo da oferta e ser um conhecedor dos mercados, da concorrência e sua evolução;
    • Ser capaz de identificar e desenvolver novas oportunidades de negócio, assim como definir e assegurar o cumprimento de objetivos comerciais;
    • Gerir a informação, incluindo o report de necessidades de cliente e estudos de mercado, formas de trabalho, tendências de consumo, actividades da concorrência e toda a informação que possa trazer valor acrescentado para a empresa;
    • Contribuir para o desenvolvimento, maximização, implementação e avaliação de programas de construção de marca;
    • Conseguir assegurar a coordenação e gestão de equipas de vendas e operacionais/logísticas, assim como determinar os acordos e condições de vendas;
    • Saber participar e seguir as negociações comerciais de alto nível e acompanhar as principais contas da empresa;
    • Conseguir fornecer os inputs necessários para melhorar processos, procedimentos e objetivos de negócio, elaborando reports periódicos de vendas e previsões, visando aumentar a quota de mercado e a rendibilidade da empresa;
    • Possuir elevada capacidade de comunicação, interação e negociação com os diversos interlocutores.

    CONDIÇÕES DE CREDITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

    Na realização deste mestrado serão respeitadas, em particular, as seguintes orientações:

    • Os 4 créditos ECTS previstos para o projeto de dissertação, ou de trabalho de projeto ou de estágio profissional, serão atribuídos após a aprovação de tal projeto pelo respetivo orientador do estudante;
    • Os 30 créditos ECTS previstos para a dissertação, ou trabalho de projeto ou estágio profissional, serão atribuídos aquando da respectiva defesa e aprovação pelo júri nomeado pelo Conselho Científico para o efeito;
    • Após a conclusão com aproveitamento da parte curricular do mestrado será atribuído um diploma do curso de mestrado em Direção Comercial e Marketing;
    • Pela conclusão do curso de mestrado será atribuída uma classificação final, correspondente à média aritmética pesada (pelos ECTS) das classificações obtidas nas 9 unidades curriculares;
    • A classificação final do mestrado será a média pesada de todas as classificações obtidas nas unidades curriculares que integram o respetivo plano de estudos, arredondada às unidades segundo as regras comummente aceites (considerando como unidade a fracção não inferior a cinco décimas). Os pesos serão os créditos ECTS à data da aprovação do estudante em cada unidade curricular;
    • Só após a realização da dissertação, ou trabalho de projeto ou estágio profissional será conferido o grau de mestre em Direção Comercial e Marketing.
    • PRAZO DE CANDIDATURA

      As candidaturas decorrem até dia 15 de setembro de 2016.

  • Informações: Mestrados

    TelefoneTelef: 220 303 200 ou 220 303 239
    Correio Electrónicoemail: isag@isag.pt
    Horário: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 21h30

    Diplomas

    • Mestrado em Direção Comercial e Marketing
    • Mestrado em Direção Comercial e Marketing

    Áreas Científicas

    • Finanças
    • Informática
    • Marketing

    Planos de Estudo