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Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Turismo

Sigla: CTSPGT
Grau: Curso Técnico Superior Profissional
Área CNAEF: 812 - Turismo e Lazer
Início de Funcionamento: 2023/2024
Coordenador: Susana Maria Vasconcelos Mesquita
Nº de Registo DGES: R/Cr 290/2015
Data de atribuição do Registo : 2015-07-23
Registo(s) de alteração : R/Cr 290.2/2015
Data de alteração do Registo : 2022-10-20
Planos de Estudo:

Observações

Nos últimos anos, o Turismo em Portugal, tem vindo a revelar um crescimento e desenvolvimento exponencial, bastante significativo para a economia atual. O Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Turismo visa dotar os futuros profissionais de competências técnicas que lhes permitam construir, desenvolver, promover e comercializar diferentes serviços e produtos turísticos em empresas turísticas e outros organismos do setor que efetuem operações turísticas diversificadas.

Competências

Conhecimentos
      Conhecimento fundamentais
- das tendências de turismo;
- de língua inglesa e outra língua estrangeira (conversação fluente e conhecimentos do respetivo vocabulário técnico específico);
- de gestão de recursos humanos - conhecer fundamentos de liderança e gestão, staffing, gestão de carreiras e relações interpessoais;
- de planeamento, de organização, e venda de serviços de viagens e de alojamento;
- dos princípios de gestão da qualidade dos produtos e serviços turísticos;
- das diferentes estruturas dos mercados turísticos e do seu funcionamento;
- em organização do trabalho;
- sobre recursos patrimoniais e sítios culturais;
- em Marketing Turístico;
- de ética e deontologia profissional;
      Conhecimentos especializados:
- das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão turística;
- da legislação turística aplicável e na constituição de uma empresa;
- das diversas tipologias, organização e funcionamento de empresas turísticas;
- de itinerários e circuitos turísticos;
- em promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos;
- de planeamento e gestão de empresas turísticas;
- sobre a importância da coordenação dos diferentes agentes do turismo;
      Conhecimentos abrangentes:
- de organização de eventos e planos de lazer e de animação turística em diferentes contextos territoriais;
- de história, arte e património a nível nacional e internacional.

Aptidões
      Identificar:
- as tendências de mudança global na procura turística e de evolução de tipos e segmentos de turismo, bem como de novos produtos e programas turísticos;- e selecionar os principais destinos a nível mundial por continentes e ou regiões e países, pelo clima, diversidade de recursos turísticos, estilos vida e população;
- e operacionalizar os principais sistemas operativos na ótica do utilizador no processamento, edição e tratamento de conteúdos pertinentes;
      Analisar
- os diferentes graus de aproveitamento turístico dos recursos;
- organizar e avaliar a informação e documentação técnica, com vista à elaboração de dossiês relativos aos produtos e ou serviços turísticos;
- problemas no âmbito da atividade turística, propondo planos estratégicos e operacionais a curto e ou médio prazo na gestão de empresas turísticas;
      Aplicar:
- as normas e os procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade;
- as regras gramaticais e o vocabulário técnico na utilização das línguas, inglesa e outra língua estrangeira, em contexto de comunicação;
- a legislação respeitante à atividade turística;
- princípios éticos e deontológicos em contexto profissional;
      Conceber:
- as diversas metodologias e técnicas adotadas à boa gestão de recursos humanos;
- métodos e as técnicas de elaboração de estudos de prospeção e análise dos mercados de oferta e procura turísticos;
      Definir:
- a política de marketing de empresas turísticas relativa a produtos e serviços, preços, distribuição, promoção, publicidade e venda;
- e aplicar métodos e técnicas de promoção e venda de produtos e serviços turísticos;
- os métodos e as técnicas de planeamento e organização de eventos especiais, assegurando os meios necessários à organização de eventos;
- os métodos e os procedimentos adequados às operações de reserva dos produtos e serviços turísticos, tanto presencialmente, como através de diversos suportes e ou plataformas informáticas disponíveis;
      Consultar e interpretar referenciais históricos relativos ao turismo, nomeadamente relativos ao património natural e cultural (material e imaterial);
      Planear e desenvolver projetos em empresas turísticas
      Criar, gerir e dinamizar os procedimentos adotados no âmbito da organização do trabalho;

Atitudes:
      Demonstrar
- adaptabilidade e flexibilidade a novas situações (diferentes clientes, produtos, contextos de trabalho e tendências de mercado);
- capacidade de comunicar em língua estrangeira, a nível interno e externo à empresa, com os diferentes interlocutores;
- capacidade de conduta ética e responsável nas relações interpessoais;
- capacidade de resolução de problemas da comunidade em que se insere;
- autonomia na aplicação de suportes e sistemas operativos adaptados à gestão da comunicação, planeamento e programação das diversas atividades de uma organização turística;
- capacidade de iniciativa e operacionalização nas diferentes atividades turísticas
- disponibilidade de comunicação e negociação, revelando simpatia, disponibilidade e assertividade com os outros interlocutores;
- capacidade de iniciativa e autonomia no processo de planeamento e organização de eventos, adaptando -se a diferentes situações e contextos;
- autonomia e capacidade em agir em função de princípios éticos e deontológicos em termos pessoais e profissionais;
- flexibilidade e capacidade em aplicar diversos métodos e técnicas na definição de planos estratégicos e operacionais a nível organizacional;
- iniciativa e autonomia na aplicação de principais técnicas e procedimentos no âmbito da recolha, tratamento, análise e decisão dos processos subjacentes a todos os tipos de operações turísticas nas organizações;
- capacidade e autonomia em interpretar diversos elementos da arte e do património monumental segundo épocas, estilo e significado;
- flexibilidade, em adaptar -se a diferentes situações e contextos profissionais e evitando situações de conflito ou confronto;
- autonomia na resolução de problemas técnicos correntes e imprevisíveis;
- inovação, flexibilidade e criatividade na resolução e antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas;
- autonomia e capacidade de persuasão de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços;
- capacidade de organização na análise da informação sensível e pertinente;
- capacidade e autonomia na gestão do tempo em função das prioridades e plano de trabalho

Descrição

DESCRIÇÃO GERAL DO CURSO
Construir, desenvolver, promover e comercializar diferentes serviços e produtos turísticos em empresas turísticas e outros organismos do setor que efetuem operações turísticas diversificadas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/ATIVIDADES PRINCIPAIS 
A) Planear e conceber produtos e/ou serviços turísticos de acordo com as tendências de mercado; B) Conceber e promover programas especiais de incentivos para organizações e packages à medida de acordo com as tendências de mercado; 
C) Elaborar itinerários e roteiros turísticos de acordo com as tendências de mercado;
D) Elaborar o processo de avaliação da satisfação dos clientes com o serviço prestado, assegurando a política de qualidade de serviço da empresa; 
E) Elaborar e desenvolver planos de negócios e de Marketing Turístico, incluindo Marketing Digital; F) Elaborar estudos de mercado relativos à segmentação de clientes e mercados, atendendo aos interesses, motivações e perfis dos consumidores; 
G) Elaborar e gerir métodos e técnicas de inventariação e avaliação de recursos, bem como a sua valorização e atratividade; 
H) Promover a sustentabilidade do desenvolvimento social, cultural, ambiental e económico do setor do turismo; 
I) Gerir ferramentas e plataformas digitais necessárias à implementação de ações de venda de produtos e/ou serviços turísticos; 
J) Desenvolver elevados padrões éticos e deontológicos, dentro dos mais altos padrões de qualidade nas empresas turísticas; 
K) Implementar práticas de gestão de pessoas no sentido de otimizar o rendimento de cada um e da empresa como um todo;
L) Elaborar e monitorizar a realização de eventos, conferências, programas criativos de animação e programas especiais para grupos.

Informações

Cursos Técnicos Superiores Profissionais

TelefoneTelef: 220 303 200 ou 220 303 239
Correio Electrónicoemail: ingressos@isag.pt  

Horário: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h30


Áreas Científicas

  • Línguas e Literaturas Estrangeiras
  • História e arqueologia
  • Economia
  • Marketing e Publicidade
  • Gestão e Administração
  • Hotelaria e Restauração
  • Turismo e Lazer