• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Curso Técnico Superior Profissionals > CSPGRS

Gestão de Marketing Digital

Sigla: CSPGRS
Grau: Curso Técnico Superior Profissional
Área CNAEF: 342 - Marketing e Publicidade
Diplomas:
  • Diploma de Técnico Superior Profissional em Gestão de Marketing Digital
Início de Funcionamento: 2014/2015
Coordenador: Bruno Miguel Pacheco Vieira
Nº de Registo DGES: R/Cr 29/2014
Data de atribuição do Registo : 2014-09-30
Registo(s) de alteração : R/Cr 29.1/2014
Data de alteração do Registo : 2018-09-22
Planos de Estudo:

Observações

Este curso visa formar técnicos superiores profissionais em gestão de redes sociais, com capacidade para elaborar programas de presença inovadores em motores de busca, identificar e efetuar a segmentação dos clientes da organização, criar e avaliar conteúdos atrativos e divulgá-los em formato de texto, imagem, áudio e vídeo. O futuro técnico superior de gestão de redes sociais será o individuo de confiança que, numa organização, monitoriza, filtra, mede e guia a presença nas redes sociais de uma marca, produto, pessoa física ou jurídica.

Competências

Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes:
- de elaboração de estratégias de comunicação blended;
- para a identificação e análise das competências e recursos necessários para a constituição de um negócio em ambiente digital;
- das línguas portuguesa e inglesa;
- sobre a realidade atual da utilização dos meios digitais e dos desafios e tendências emergentes;
- sobre a web 2.0 e a emergência das redes sociais;
- sobre a legislação aplicável ao comércio eletrónico em particular e aos meios digitais em geral, nomeadamente ao nível da proteção de dados, segurança e privacidade;
- de gestão relacional, nomeadamente de gestão de conflitos, de comunicação e de liderança;
de marketing estratégico e operacional;
- de técnicas de pesquisa de informação;
- sobre a conceção, o desenvolvimento e implementação de páginas web, incluindo a integração de conteúdos e a construção da navegação;
Conhecimentos especializados
- das ferramentas fundamentais de comunicação integrada de marketing conjugando os meios convencionais com a comunicação digital;
- em comunicação empresarial (interpessoal e escrita);
- de planeamento e organização do trabalho (individual e em equipa);
- de edição e de animação multimédia, conjugando de forma integrada imagem, som e vídeo;
- das componentes da estratégia de marketing aplicada ao marketing digital;
- de instrumentos de gestão e monitorização de marketing digital;
- inerentes à criação e à implementação de negócios com base em comércio eletrónico;
- de criação e gestão de recursos mobile, nomeadamente sites, campanhas e aplicações;
- de comunicação de marketing em ambiente mobile, incluindo a otimização para motores de busca e pesquisas locais;
- de avaliação e controle da atividade de gestão de marketing digital através da análise e cruzamento de dados, obtidos através de ferramentas específicas de monitorização em ambiente virtual;
- de metodologias de desenvolvimento Key Performance indicators aplicados aos meios digitais;
Conhecimentos especializados e factuais de gestão de marketing digital ao nível da criação, edição, gestão e distribuição de conteúdos;
Conhecimentos factuais:
- de análise de desenvolvimento e de operação de sistemas integrados, nomeadamente ao nível da interoperabilidade, da dependência, da segurança, da expansibilidade, do desempenho, dos custos e da evolução;
- sobre criação, elaboração e implementação de um plano de gestão de marketing digital para uma empresa, produto ou serviço;
Aptidões
Analisar o retorno do investimento do plano de redes sociais e desenvolver relatórios de monitorização e avaliação.
Aplicar:
- estratégias de comunicação e de resolução de conflitos, na gestão das equipas de trabalho;
- ferramentas de scoring e de cálculo indicadores do valor de leads para a organização;
- técnicas de organização do trabalho, no desenvolvimento da atividade de gestão de marketing digital.
Atualizar e alimentar regularmente sistemas de informação ou de monitorização das atividades e de ações nos meios digitais.
Criar:
- aplicações, newsletters e landing pages para utilização em aparelhos móveis. 
- suportes de comunicação para aparelhos móveis com recurso a ferramentas e a tecnologia de geolocalização e quick response.
Definir:
- o posicionamento nos meios digitais, tendo em conta os objetivos estratégicos da organização e o target definido;
- objetivos gerais e específicos baseados na análise estratégica para o desenvolvimento do plano de marketing digital;
- orientações para as políticas de gestão dos meios digitais, decorrentes da análise interna da organização e tendo por base os seus objetivos;
Desenvolver:
- campanhas potencialmente virais e buzzmarketing, em suportes video e áudio;
- soluções empresariais integradas orientadas aos processos de negócio.
Identificar:
- e caracterizar os segmentos online e desenvolver mapas de empatia;
- os constrangimentos legais e regulamentares da criação de negócios online e de gestão de comércio eletrónico;
Identificar, caracterizar e selecionar:
- segmentos, formular posicionamento e diferenciar empresas, produtos e serviços;
- públicos-alvo, de acordo com as características específicas dos produtos e serviços;
Implementar as práticas inerentes às normas de segurança dos dados e da informação;
Interpretar informação estatística resultante das ferramentas de monitorização dos meios digitais.
Ler, analisar e interpretar a informação técnica de marketing ao nível do produto, do preço, da comunicação e da distribuição;
Organizar e avaliar processos de recolha e de tratamento da informação;
Pesquisar, selecionar e interpretar dados e informações de mercado, nomeadamente no que se refere a produtos ou serviços, clientes, concorrentes e fornecedores, apoiando a definição e ou a implementação da estratégia de gestão de marketing digital.
Selecionar o mix de redes sociais a implementar e definir a linha editorial das publicações.
Utilizar adequadamente e manipular com rigor técnico aplicações informáticas, nomeadamente aplicações de escritório;
Utilizar técnicas de pesquisa e de recolha de informação, tendo em vista a obten- ção de informação de mercado disponível nos mais diversos suportes;
Utilizar, adaptar e implementar:
- páginas de vendas online em plataformas especializadas.
- páginas web baseadas em plataformas content management system (CMS).
Atitudes
Demonstrar
- capacidade para definir prioridades e organizar o trabalho;
- autonomia na organização e na realização do trabalho;
- capacidade para gerir o tempo, em função do plano de trabalho e das prioridades;
- capacidade para trabalhar em equipa e para cooperar para objetivos comuns;
- atenção às oportunidades e ameaças existentes no mercado;
- capacidade de análise metódica de informação crítica;
- capacidade de persuasão e para estabelecer relações estáveis com os diferentes stakeholders;
- disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros, no relacionamento com interlocutores diferenciados;
- capacidade para reagir a situações novas e ambíguas, aparentando pouco desconforto;
- capacidade para tolerar a ambiguidade e a diferença cultural;
- inovação e criatividade na resolução e antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas;
- lealdade e consideração pelos interesses da empresa ou organização;
- capacidade para agir em conformidade com a ética profissional e com as normas de qualidade;
- capacidade de adaptação e de acompanhamento da evolução tecnológica na sua atividade profissional;
- sentido de responsabilidade pelos resultados do trabalho;
- capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas;
Adaptar a linguagem às características dos interlocutores;



Descrição

DESCRIÇÃO GERAL DO CURSO
Analisar e gerir as redes sociais, gerir a presença online, criar soluções Internet, criar negócios eletrónicos, analisar a Web e empreender na Web.



OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/ATIVIDADES PRINCIPAIS

Elaborar um plano de gestão de redes sociais adaptado às exigências de mercado e às características da organização:
a) Identificar segmentos e definir o target;
b) Definir o posicionamento com base em atributos diferenciadores da marca, produto ou serviço;
c) Desenvolver o mix das redes sociais;
d) Desenvolver mecanismos de análise, monitorização e reporting;

Definir políticas, instrumentos e suportes de comunicação aplicada às redes sociais:
a) Definir linha editorial a aplicar às diversas redes sociais;
b) Criar aplicações newsletters e landind pages em aparelhos móveis;
c) Desenvolver campanhas virais e de Buzzmarketing com recurso a suportes vídeo e áudio;
d) Criar suportes de comunicação com recurso a ferramentas e tecnologias, nomeadamente de geolocalização e Quick Response;

Desenvolver e implementar políticas e ações de comércio online e gestão de páginas web:
a) Implementar páginas de venda online utilizando e adaptando plataformas especializadas;
b) Implementar páginas web com recurso a plataformas content management system (CMS);

Criar procedimentos e instrumentos de controlo e monitorização da atividade nas redes sociais:
a) Definir Key performance indicators de acordo com os objetivos traçados em plano;
b) Criação e alimentação de sistemas de informação com vista a uma eficiente monitorização;
c) Calcular indicadores de valor das leads;
d) Controlo das práticas inerentes às normas de segurança dos dados e da informação.


Informações


Cursos Técnicos Superiores Profissionais

TelefoneTelef: 220 303 200 |  220 303 239
Correio Electrónicoemail: ingressos@isag.pt
Horário: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h30


Áreas Científicas

  • Marketing e Publicidade
  • Informática
  • Línguas e Literaturas Estrangeiras
  • Línguas Literaturas Modernas
  • Direito
  • Gestão e Administração
  • Informática na ótica do utilizador