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Pós-Graduação em Comunicação Autárquica

Sigla: CECA
Grau: Pós-graduação
Início de Funcionamento: 2021/22

Descrição


  • Áreas Científicas

    Ciências da Comunicação, Publicidade e Relações Públicas

    Descrição

    O curso de Pós-Graduação ¿Comunicação Autárquica¿ reconhece a especialidade e relevância da comunicação do Poder Local, designadamente municipal, num contexto multidimensional: político, institucional e de serviço.
    Esta formação visa dotar os alunos de uma visão integrada das dimensões estratégica e operacional da comunicação autárquica e de conhecimento sobre um conjunto de ferramentas de planeamento e organização, execução, gestão e avaliação de comunicação, contribuindo para a melhoria das competências profissionais ao serviço da Administração Local.
    A equipa de docentes reúne formadores e profissionais altamente especializados e com uma vasta experiência em contexto de comunicação municipal e administração local.

    Coordenação

    Jorge Sobrado

    Objetivos

    - Capacitar profissionais e futuros profissionais com competências específicas em estratégia, planeamento, gestão e avaliação de comunicação municipal;
    - Fornecer uma visão integrada da multidimensionalidade da comunicação no Poder Local e dos seus diferentes desafios;
    - Gerar conhecimentos específicos sobre tendências de branding, marketing digital e influência, comunicação política, institucional e comunitária, no contexto do Poder Local.

    Destinatários

    - Profissionais e futuros profissionais de comunicação e assessoria de Municípios e Freguesias;
    - Eleitos locais (Presidentes de Câmara, Vereadores, Presidentes de Junta de Freguesia, outros).

    Funcionamento do Curso

    - Duração (horas de contacto): 102 horas (16 ECTS)
    - Data final de candidatura: março de 2022
    - Início do curso: 1 de abril de 2022
    - Horário: Sextas feiras das 19h às 22h , sábados das 09h:30 às 12:30 e das13h:30 às 16h:30.
    - Formato: As aulas decorrem, preferencialmente, em modo presencial.
    - Número mínimo de participantes: 8 alunos

    Avaliação do Curso

    A avaliação no curso será facultativa. Contudo, os participantes que pretenderem obter o Diploma de Curso de especialização em Comunicação Autárquica terão de se submeter à avaliação e obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, incluindo, entre outras modalidades de avaliação, a realização de casos práticos efetuados durante o curso.

    Condições de Certificação

    1. A frequência e a aprovação deste curso de especialização não conferente de grau académico serão certificadas através de:
    a. Um certificado de frequência, para quem frequentou um curso com avaliação, mas sem ter realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista;
    b. Um diploma de curso, para quem frequentou o curso e realizou, com aproveitamento, toda a avaliação prevista.
    2. Aos estudantes que concluírem apenas algumas unidades curriculares deste curso será atribuído um certificado de frequência, em que serão mencionadas as unidades curriculares que tenham realizado com aproveitamento.
    3. Em qualquer dos casos, a atribuição de certificados de frequência e de diplomas de curso depende da frequência de, pelo menos, 75% da carga horária de contacto prevista.

    Processo de Candidatura

    O processo de candidatura engloba:
    - Uma fotografia
    - Curriculum Vitae (modelo europeu)
    - Certidão de habilitações
    - Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão-  Boletim de vacinas
    As candidaturas deverão ser efetuadas online no endereço eletrónico www.isag.pt, ou presencialmente nas instalações do ISAG. 

    Plano Curricular e Corpo Docente

    Desafios Atuais do Poder Local - Manuel Carvalho Sousa | 9h
    Organização do Poder Local - Luís Caetano | 6h
    Dimensões & estratégias da Comunicação Municipal - Jorge Sobrado | 9h
    Avaliação de imagem e desempenho: sondagens e indicadores de opinião -  Uriel Oliveira | 9h
    Comunicação de crise autárquica-  Vasco Ribeiro | 6h
    Branding Municipal - Luísa Carvalho e Jorge Sobrado | 9h
    Comunicação digital em contexto municipal- Bruno Miguel Vieira | 9h
    Gestão de Redes Sociais Municipais- Bárbara Pinho Sobrado | 9h
    Democracia participativa e envolvimento local- Nelson Dias | 6h
    Ativação do território: os eventos- João Aires | 9h
    Protocolo Autárquico- João Paulo Cunha | 9h
    Assessoria e speech writing- Jorge Sobrado | 6h
    Seminário 1 "Branding, Cultura e Criatividade"- Vários | 3h
    Seminário 2 "Presente & Futuro do Poder Local"- Vários | 3h


    Metodologias de Ensino

    - Quadro multidisciplinar: Módulos lecionados por especialistas na temática
    - Diversidade do corpo docente que permite exposição a diferentes perspetivas para análise
    - Apresentação e discussão de case-studies
    - Todas as sessões poderão ser assistidas online
    - Projeto Final com aplicação prática

    Condições de Participação

    - Candidatura: 100€
    - Seguro: 30,00 €- 
    - Matrícula: 200€
    - Propina: 1500€

    Modalidades

    - Propina Pronto Pagamento
    - Propina 2 prestações

    Local

    A formação terá lugar nas instalações do ISAG, sitas no Campus de Salazares, Rua de Salazares, 842, 4000-442 PORTO.

    Informações

    Gabinete de Ingressos - Programas Executivos
    Email: programas.executivos@isag.pt | executiveacademy@isag.pt
    Telefone: 220 303 239 / 220 303 249 / 258
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