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Pós-Graduação em Comunicação Autárquica

Sigla: CECA
Grau: Pós-Graduação
Início de Funcionamento: 2021/2022
Planos de Estudo:

Descrição


3ª Edição

Áreas Científicas

Ciências da Comunicação, Publicidade e Relações Públicas


Descrição

O curso de Pós-Graduação em Comunicação Autárquica reconhece a relevância estratégica e a especialidade profissional da comunicação do Poder Local, designadamente municipal, num contexto multidimensional em profunda transformação: político-institucional, de prestação de serviços públicos, de cidadania e participação, de formação de comunidade e de marketing territorial.
Esta formação visa dotar as/os alunas/os de uma visão integrada das dimensões estratégica e operacional da comunicação de base local e autárquica e de um domínio sobre um conjunto de ferramentas úteis de planeamento estratégico, gestão e avaliação de imagem, comunicação e participação, contribuindo para a compreensão de velhas e novas realidades locais e de desafios contemporâneos do Poder Local em Portugal.
A equipa de docentes reúne formadores e profissionais altamente especializados e com uma vasta experiência de branding e comunicação municipais, administração local, participação cívica e comunitária, e marketing territorial.


Coordenação

Jorge Sobrado


Objetivos

- Capacitar profissionais e futuros profissionais com competências específicas em estratégia, planeamento, gestão e avaliação de comunicação autárquica, designadamente municipal, e em instrumentos de participação cívica, envolvimento comunitária e marketing territorial.
- Fornecer uma visão contemporânea e integrada da multidimensionalidade da comunicação no Poder Local e dos seus diferentes desafios.
- Gerar conhecimentos específicos sobre tendências atuais de comunicação política, institucional e de serviço, branding autárquico, marketing digital e de participação cívica e comunitária, no contexto do Poder Local.


Destinatários

- Profissionais e futuros profissionais de comunicação e assessoria de Municípios e Freguesias;
- Eleitos locais (Presidentes de Câmara, Vereadores, Presidentes de Junta de Freguesia, outros).


Funcionamento do Curso

- Duração (horas de contacto): 102 horas (16 ECTS)

- Data final de candidatura: 29 de março 2024 (2ª Fase)

- Início do curso: 5 de abril 2024

- Horário: Sextas feiras das 19h às 22h , sábados das 09h30 às 12h30 e das13h30 às 16h30.

- Formato: Híbrido


Avaliação do Curso

A avaliação no curso será facultativa. 
Contudo, os participantes que pretenderem obter o Diploma de Curso de especialização em Comunicação Autárquica terão de se submeter à avaliação e obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, incluindo, entre outras modalidades de avaliação, a realização de casos práticos efetuados durante o curso.


Condições de Certificação

1. A frequência e a aprovação desta Pós- Graduação  não conferente de grau académico serão certificadas através de:
a. Um certificado de frequência, para quem frequentou um curso com avaliação, mas sem ter realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista;
b. Um diploma de curso, para quem frequentou o curso e realizou, com aproveitamento, toda a avaliação prevista.

2. Aos estudantes que concluírem apenas algumas unidades curriculares deste curso será atribuído um certificado de frequência, em que serão mencionadas as unidades curriculares que tenham realizado com aproveitamento.

3. Em qualquer dos casos, a atribuição de certificados de frequência e de diplomas de curso depende da frequência de, pelo menos, 75% da carga horária de contacto prevista.


Processo de Candidatura

O processo de candidatura engloba:
- Uma fotografia
- Curriculum Vitae (modelo europeu)
- Certidão de habilitações
- Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão-  Boletim de vacinas
As candidaturas deverão ser efetuadas online no endereço eletrónico www.isag.pt, ou presencialmente nas instalações do ISAG. 


Plano Curricular e Corpo Docente

Desafios Atuais do Poder Local | Manuel Carvalho Sousa | 6h

Organização do Poder Local | Alberto Teixeira | 6h

Dimensões & estratégias da Comunicação Municipal | Jorge Sobrado | 9h

Avaliação de imagem e desempenho: sondagens e indicadores de opinião | Uriel Oliveira | 9h

Comunicação de crise autárquica Vasco Ribeiro | 6h

Branding Municipal | Luísa Carvalho e Jorge Sobrado | 9h

Comunicação digital em contexto municipal | Manuel Molinos | 6h

Jornalismo de Soluções e Desenvolvimento Local | Joana Pires Araújo | 6h

Gestão de Redes Sociais Municipais | Bárbara Pinho Sobrado | 6h

Democracia participativa e envolvimento local | Nelson Dias | 6h

Ativação do território: os eventos | João Aires | 9h

Protocolo Autárquico | João Paulo Cunha | 6h

Assessoria e speech writing | Jorge Sobrado | 6h

Tecnologias de Imagem na Comunicação de Projetos Municipais | António Gonçalves | 6h

Seminário 1 "Branding, Cultura e Criatividade" | Convidados | 3h

Seminário 2 "Presente & Futuro do Poder Local" | Convidados | 3h


Metodologias de Ensino

- Quadro multidisciplinar: Módulos lecionados por especialistas na temática
- Diversidade do corpo docente que permite exposição a diferentes perspetivas para análise
- Apresentação e discussão de case-studies
- Todas as sessões poderão ser assistidas online
- Projeto Final com aplicação prática


Condições de Participação

- Candidatura: 100€
- Seguro: 31,80 €
- Matrícula: 200€
- Propina: 1.650€




Modalidades

- Propina Pronto Pagamento (5% de desconto)
- Propina 2 prestações (2% de desconto)
- Propina 3 Prestações (s/desconto)


Local

A formação terá lugar nas instalações do ISAG, sitas no Campus de Salazares, Rua de Salazares, 842, 4000-442 PORTO.


Informações

Gabinete de Ingressos - Programas Executivos
Email: programas.executivos@isag.pt | executiveacademy@isag.pt
Telefone: 220 303 239 / 220 303 249 / 258