• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Pessoal > António Lopes de Almeida

António Lopes de Almeida

Fotografia de António Miguel Fernandes Lopes de Almeida
Nome: António Miguel Fernandes Lopes de Almeida
Sigla: LA
Estado: Activo
ORCID 0000-0002-6466-9868
CIÊNCIAVITAE 2512-82B7-2FB2

Email: lopes.almeida@isag.pt
Extensão Telefónica: 220303274

Categoria: Professor Adjunto
Área: Turismo

Apresentação Pessoal

Formação Académica
- Doutoramento em Turismo - Universidade de Aveiro
- Mestrado em Marketing - Universidade Portucalense 
- Master em Gestão Comercial e Marketing - DS/Instituto IBM
- Pós-Graduação em Estudos Económicos Europeus - Universidade Católica Portuguesa do Porto
- Licenciatura em Matemáticas Aplicadas - Universidade Portucalense 

Área de Investigação
Turismo

Unidades de Investigação/Centros
CICET - FCVC

Publicações (mais relevantes)

Revistas Científicas  (SCOPUS, WOS)
Borges, A. P., Vieira, E. P., Rodrigues, P., Lopes de Almeida, A., & Sousa, A. (2024). After COVID-19 lockdown: an exploratory study about the influence of mindfulness-feelings toward an individuals outdoor lifestyle and empowerment. Forthcoming International Journal of Event and Festival Management.
Dias, R., Lopes de Almeida, A. & Hemsworth, K. (2023). Slow Tourism and Food: The `Good' principle as Portuguese trend. Journal of Tourism & Development, 43, 99-117.
- Almeida, A. L., Vieira, E., & Borges, A. P. (2022). Segmentation and the Key Communication Channels to Promote a Music Festival - The NOS Primavera Sound Case Study. International Journal of Marketing, Communication and New Media, 10(19), 5-35.
- Borges, A. P., Lopes de Almeida, A., Vieira, E., & Belucio, M. (2022). Travelling and discovering new destinations after destinations after the COVID-19¿S lockdown: The role of routines and habits. Enlightening Tourism. A Pathmaking Journal, 12(1), pp. 70-93.
- Lopes de Almeida, A., & Kastenholz, E. (2019). Towards a Theoretical Model of Seasonal Tourist Consumption Behaviour. Tourism Planning & Development, 16(5), 533-555. 
- Kastenholz, E. & Almeida, L.A. (2008). Seasonality in rural tourism - The case of north Portugal. Tourism Review, 63(2), 5-15.

Livros e Capítulos de Livros
Borges, A., Lopes de Almeida, A., Vieira, E., Dias, R. R. & Rodrigues, P. (Eds.) (2022). Gastronomy, Hospitality, and the Future of the Restaurant Industry: Post-COVID-19 Perspectives, IGI Global.
- Kastenholz, E., & Lopes de Almeida, A. (2015). Analyzing Seasonal Differences in a Destination's Tourist Market: The Case of Minho. In Correia, A., Gnoth, J., Kozak, M., & Fyall, A. (Eds.), Marketing Places and Spaces - Advances in Culture, Tourism and Hospitality Research (Volume 10; pp.253-267). Emerald Group Publishing Limited. 

Conferências/Workshops e Proceedings
- Vieira, E., Borges, A. P., Rodrigues, P., Ostapenko, S., & de Almeida, A. L. (2023, November). How Wine Information Seeking and Event Participation Impact Knowledge and Determines the Purchasing Behavior?. In International Conference on Tourism, Technology and Systems (pp. 373-384). Singapore: Springer Nature Singapore.
- Mesquita, S., Borges, A.P., Vieira, E., & Lopes de Almeida, A. (2023). The Evaluation of Physical and Attitudinal Accessibility Applied to the two Destinations: Porto and Vila Nova de Gaia. In C. Seabra, R. Peres, S. Almeida & S. Mesquita (Eds.), Book of Abstracts of DSOTT¿2023: Diversity & Sustainability ¿ Opportunities and Threats in Tourism (p.138). Universidade de Coimbra- Portugal
- Mesquita, S., Borges, A.P., Vieira, E., & Lopes de Almeida, A. (2023). How can accessibility help build sustainable destinations? In B. Lorena, D. Lon¿ari¿, & D.S. Frleta, Book of Abstracts 7th International Scientific Conference ToSEE - Tourism in Southern and Eastern Europe Engagement & Empowerment: A Path Toward Sustainable Tourism (p. 22). University of Rijeka. 
- Lopes de Almeida, A., Vieira, E. & Borges, A. (2021). Targeting audience attending a Music Festival - Evidence from NOS Primavera Sound. Proceedings International Tourism and Hospitality Management Workshop (pp. 76-77).
- Lopes de Almeida, A., Vieira, E. & Borges, A. (2021). Audience segmentation and communicating towards a Music Festival ¿ the NOS Primavera Sound. Proceedings 4th International Conference on Tourism Research (pp. 287-295).
- Lopes de Almeida, A. & Kastenholz, E. (2020). Seasonal behaviour of the tourist demand - the case of Minho. Proceedings International Conference of Applied Business and Management (pp. 544-545).
- Kastenholz, E., & Lopes de Almeida, A. (2013). Analysing Seasonal Differences in a Destination's Tourist Market: The Case of Minho. Proceedings 5th Advances in Tourism Marketing Conference (pp. 212-219).
- Kastenholz, E., & Lopes de Almeida, A. (2008). A Sazonalidade no turismo e a estratégia de diversificação da procura: o caso do Norte de Portugal. Proceedings 2º Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia e Slade Brasil.
- Lopes de Almeida, A., & Kastenholz, E. (2008). Towards a Theoretical Construct of Tourism Seasonality. Proceedings IASK International Conference - Advances in Tourism Research (pp. 81-93).

Outras publicações:
- Lopes de Almeida, A. & Monteiro, M. (2022). Todos queremos uma GOAT (Greatest Of All Trips)! Revista Marketeer.
- Lopes de Almeida (2021). How will we travel in the post-pandemic? Publituris Hotelaria
. 
Lopes de Almeida, A. (2021). Apostar no negócio do turismo ainda é economicamente viável? Publituris,16 de abril de 2021.
Lopes de Almeida, A. (2020). Turismo: como os nómadas digitais vão mudar as viagens de negócios. Publituris, 27 de novembro de 2020.
Almeida, A. L., & Quintela, J. (2018). A hospitalidade na saúde desafios e iniciativas. Hotelaria & Saúde, 14, 35-41.
Almeida, A. L. (2005). Sazonalidade e a Diversificação da Oferta Turística. Territórios do Turismo. Revista Cientifica do ISAI, 2, 67-84.

Experiência profissional:
- Professor Auxiliar, Universidade Lusófona Porto, FCESE, desde 2019
- Formador Turismo de Portugal IP, Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, desde 2009 
- Investigador, Govcopp, Universidade de Aveiro, de 2008 a 2022
- Professor Auxiliar, Universidade Portucalense - Infante D. Henrique, DEGI, de 2012 a 2019
- Coordenador da Lic. em Gestão da Hospitalidade - DEGI, de 2015 a 2018
- Coordenador da Lic. em Turismo - DCEP, 2012/13
- Professor Adjunto Convidado. Instituto Politécnico de Viseu, ESTGL, de 2019 a 2020
- Professor Adjunto Convidado, Instituto Politécnico do Porto, ISCAP, de 2015 a 2019
- Consultor em diversas organizações públicas e empresas privadas (desde 1992).