Seminários
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade Curricular de Seminário consiste num trabalho individual do aluno, com caráter disciplinar transversal, em que é desenvolvida uma abordagem conceptual delimitadora de um estudo de caso relativo a uma temática específica e concreta.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. O desenvolvimento de competências relativas à identificação e seleção de bibliografia, sua análise e respetiva síntese, no integral cumprimento das regras de produção de textos científicos;
2. A interpretação de determinadas realidades (casos), sua reflexão e emissão de hipóteses estratégicas e resolutivas dos problemas identificados;
3. Incentivar a investigação aplicada, no âmbito das áreas científicas do curso.
Competências a desenvolver
Pretende-se o desenvolvimento de competências teóricas e práticas na área da investigação, do conhecimento científico e da pesquisa de caráter académico de temas de interesse para o setor.
Programa
O funcionamento da unidade curricular de Seminário ocorrerá da seguinte forma, em que os estudantes deverão:
a) Participar num ciclo de seminários sobre temas de relevância no âmbito das áreas científicas do ciclo de estudos;
b) Elaborar um trabalho individual escrito relativo a um dos temas apresentados nos seminários, o qual deverá ser entregue em papel nos Serviços Académicos, e em suporte digital ao docente-orientador, em datas a definir pelo docente responsável pela unidade curricular;
c) Apresentar e defender o trabalho realizado perante um júri constituído por dois docentes, sendo um deles o docente-orientador. O júri deverá proceder a uma avaliação prévia do trabalho antes de deliberar sobre a sua apresentação.
A calendarização dos seminários obrigatórios será divulgada no início do 2º semestre.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos dependem dos temas dos seminários.
Bibliografia Principal
BARANANO, Ana María ;Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão - Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação, Lisboa, Edições Sílabo, 2008 |
Bibliografia Complementar
SAUNDERS, M. / LEWIS, P. / THORNHILL, A.;Research Methods for Business Students, Pearson Education, 2012 (5th Edition) |
Métodos de Ensino
A UC de Seminário assume a seguinte estrutura, dividida em dois momentos:
1. Participação no ciclo de seminários (aulas abertas) sobre temas de relevância no âmbito das áreas científicas afectas às licenciaturas que integram esta UC;
2. Elaboração de um trabalho individual relativo a um dos temas apresentados nos seminários, que se deverá caracterizar pelo rigor metodológico e científico. É possível escolher outro tema para o projeto, após aprovação do orientador.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
|
Trabalho Individual |
Projectos |
115 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
45 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Na avaliação da unidade curricular Seminário serão tidos em consideração os seguintes critérios e ponderações na nota final:
a) Avaliação do trabalho escrito, com uma ponderação de 60%;
b) Avaliação da apresentação e defesa, com uma ponderação de 40%.
Data de entrega do trabalho de Seminários: data a definir
Data de defesa do trabalho de Seminários: data a definir
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O primeiro objetivo será atingido através da partipação nos seminários;
O Segundo objetivo está relacionado com o trabalho de elaboração do projeto sob orientação tutorial;
O terceiro objetivo será atingido através da pesquisa bibliográfica a realizar.