Código: | LGE1640 | Sigla: | EPR |
Página Web: | http://elearning.isag.pt |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 3º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
- O objetivo «Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1 e 2;
- O objetivo «Promover a experimentação e o teste de hipóteses» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1 e 2;
- O objetivo «Conceber modelos de negócio» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 3;
- O objetivo «Saber construir um plano de negócios» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 4.
Santos, Filipe; Salvado, J.C.; Carvalho, I., L.; Azevedo, Carlos;Manual para Transformar o Mundo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2015. ISBN: 9789898380258 |
Emerson, Melinda;Start Up em 12 meses, Self PT, 2016. ISBN: 9789898781796 |
Ries, Erick;The Lean Startup, Penguin Books , 2012. ISBN: 9780670921607 |
Costa, Horácio;Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel, 2010. ISBN: 9789727576777 |
Aulas teóricas: Utilização do método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos activos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminários | Participação Presencial | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Trabalho Grupo/Individual | Projectos | 20 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 77 | |
Total: | 160 |
Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 30%
- Prova Escrita II: 30%
-Trabalho de Grupo (Business Plan): 20% (15% Trabalho e 5% Apresentação)
- Trabalho Individual (Recensão Crítica de artigo científico - Pesquisa ABI/INFORM e entrega via ISAG e-Learning Platform): 20%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
- Prova escrita individual (100%)
a) Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
1 - Trabalho de Grupo - o trabalho referenciado corresponde à estruturação de um Business Plan, com base nos conteúdos das aulas e num guião facultado pelo docente. O output resultante será um documento composto por vertentes analíticas, estratégicas e táticas, face a uma determinada ideia de negócio.
2 - Trabalho Individual: Recensão Crítica de artigo Científico (pesquisado na ABI/INFORM e submetido através da ISAG e-Learning Platform)
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Empreendedorismo; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.