Código: | LRE1639 | Sigla: | SEM |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 3º | 6 ECTS | 45 | 160 |
Docência - Horas
|
Português
DESCRIÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade Curricular de Seminário consiste num trabalho individual do aluno, com caráter disciplinar transversal, em que é desenvolvida uma abordagem conceptual delimitadora de um estudo de caso relativo a uma temática específica e concreta.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- O desenvolvimento de competências relativas à identificação e seleção de bibliografia, sua análise e respetiva síntese, no integral cumprimento das regras de produção de textos científicos;
- A interpretação de determinadas realidades (casos), sua reflexão e emissão de hipóteses estratégicas e resolutivas dos problemas identificados;
- Incentivar a investigação aplicada, no âmbito das áreas científicas do curso.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Pretende-se o desenvolvimento de competências teóricas e práticas na área da investigação, do conhecimento científico e da pesquisa de caráter académico de temas de interesse para o setor.
BELL, Judith;Como realizar um projecto de investigação, , Gradiva - Publicações, S. A. ( 4ª Edição) |
BARANANO, Ana María ;Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão ¿ Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação, Edições Sílabo, 2008 (1ª Edição) |
SAUNDERS, M. / LEWIS, P. / THORNHILL, A.;Research Methods for Business Students, Pearson Education, 2012 (5th Edition) |
A UC de Seminário assume a seguinte estrutura particionada em três momentos:
1º Participação no ciclo de seminários (aulas abertas) e outros temas de relevância no âmbito das áreas científicas afectas às licenciaturas que integram esta UC
2º Elaboração de um trabalho individual relativo a um dos temas apresentados nos seminários, do tipo estudo de caso, que se deverá caraterizar pelo rigor metodológico e científico.
A escolha do tema do trabalho a realizar será da responsabilidade do aluno, que será acompanhado na sua elaboração por um orientador, docente do ISAG, a designar de acordo com o tema que escolher.
Avaliação distribuída com exame final
Na avaliação da unidade curricular Seminário serão tidos em consideração os seguintes critérios e ponderações na nota final: