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Marketing

Código: LRE1536    Sigla: MKT

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE3

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

A unidade curricular de Marketing visa descrever e caracterizar os conceitos e os métodos do marketing aplicados à atividade das empresas que operam nos vários sectores de atividade, e dotar os estudantes de competências que lhes permitam compreender e lidar com os desafios colocados pelos produtos e serviços. Serão abordados aspetos de carácter transversal à área do Marketing como, por exemplo, a evolução do conceito, a segmentação e o posicionamento, a satisfação e a fidelização do consumidor, o marketing relacional, o plano de marketing, a ética e a responsabilidade social no marketing, a gestão do marketing-mix, entre outros conceitos.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

- Definir o conceito e atividade de marketing
- Compreender a importância do diagnóstico para o marketing estratégico
- Adotar um pensamento estratégico no contexto de marketing
- Compreender as variáveis controláveis de marketing e a forma de as gerir
- Desenvolver uma compreensão e capacidade de tomada de decisão face a problemas reais de marketing


Competências a desenvolver

Com esta unidade curricular pretende-se dotar o aluno de competências genéricas e específicas, que o ajudem a enriquecer o seu percurso académico e a ingressar no mundo do trabalho. Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências genéricas: espírito crítico, trabalho em equipa, capacidade para gerar novas ideias, capacidade de adaptação a novas situações, capacidade de pesquisa, capacidade para expor ideias de forma clara e capacidade para aplicar os conhecimentos na prática. Pretende-se, ainda, que os alunos adquiram competências específicas ao nível da gestão de marketing, nomeadamente que sejam capazes de:
- Adquirir competências básicas para desenvolver capacidades e conhecimentos sólidos relativos ao marketing e ao relacionamento com os clientes;
- Compreender as especificidades do marketing e a evolução do conceito;
- Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas que operam em diferentes sectores de atividade;
- Desenvolver uma compreensão e capacidade de tomada de decisão face a problemas reais de marketing;
- Reconhecer as especificidades dos serviços e as suas consequências para a gestão e marketing;
- Compreender algumas das tendências recentes na área do marketing.

Programa

Capítulo 1 - Introdução ao estudo do marketing
1.1 Conceito e importância do marketing
1.2 Evolução do conceito do marketing: da era da produção à era do marketing de relacionamentos
1.3 Abordagens recentes: marketing experiencial
1.4 Do estudo de mercado ao estudo do consumidor
1.5 A ética e a responsabilidade social no marketing

Capítulo 2 - Segmentação, Targeting e Posicionamento
2.1 Segmentação, Targeting e Posicionamento de Mercado
2.2. Processo e critérios de segmentação
2.3. Posicionamento Estratégico
2.4. Etapas da Definição do Posicionamento
2.5. Fatores de Diferenciação


Capítulo 3 - Gestão do marketing-mix

3.1. O marketing-mix
3.2. Gestão de produtos e serviços
3.2.1. Estratégias de marketing e o ciclo de vida do produto
3.2.2. Processo de adoção do novos produtos
3.2.3. Mix de produtos
3.2.4. Níveis dos Produtos
3.2.5. Políticas de Gama e Linha de Produtos
3.2.6. Branding e triângulo da marca
3.2.7. Notoriedade da marca
3.3. Gestão do Preço
3.3.1. Objetivos do Preço
3.3.2 Estratégias de Fixação de Preço
3.3.3. A dinâmica concorrencial e a resposta a mudanças de preços
3.4. Canais de Distribuição
3.4.1. Natureza e seleção dos Canais
3.4.2. Gestão dos Canais
3.4.3. e-Business e e-Commerce
3.5. Comunicação Integrada de Marketing
3.5.1. O processo de comunicação
3.5.2. O Mix da Comunicação
3.5.3. Elaboração de um Plano de Comunicação

Capítulo 4 - Diagnóstico e análise ambiental
4.1. Plano de Marketing
4.2. Análise Externa
4.3. Análise Interna
4.4. Modelos de Análise
4.5. Avaliação e Controlo de Marketing

Capítulo 5 - Tendências recentes no Marketing
5.1 O conceito de serviços: características e novas abordagens
5.2 Do Marketing 1.0 ao Marketing 4.0
5.3 O conceito de Blended Marketing
5.4. Outras tendências

Bibliografia Principal

Kotler, P. & Armstrong, G. ;Principles of Marketing , Pearson, 2011
Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues, J. V. ;Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática do Marketing, D. Quixote, 2015

Bibliografia Complementar

Dionísio, P., Rodrigues, J. V., Faria, H., Canhoto, R. & Nunes, R. C. ;B-Mercator, , D. Quixote, 2009
Kotler, P.;Marketing para o século XXI, Editorial Presença, 2009
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I.;Marketing 3.0: dos produtos e consumidor até ao espírito humano, Actual, 2010
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I.;Marketing 4.0. , Actual, 2017
Lindon, D., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues, J. V. ;Mercator XXI, D. Quixote, 2011
Marques, A.;Marketing relacional, Edições Sílabo, 2014
Masterson, R. & Pickton, D. ;Marketing: An Introduction., SAGE Publications, 2014
Tavares, V. ;Gestão de Marcas, Escolar Editora., 2015
Vaz, C. A.;Os 8 Ps do marketing digital: o seu guia estratégico de marketing digital, Novatec Editora, 2011

Métodos de Ensino

Exposição dos conceitos e ferramentas de marketing
Estudos de casos reais
Exercícios de aplicação/revisão de conteúdos
Visualização de vídeos/documentários relacionados com os conteúdos lecionados


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

A avaliação contínua abrange 2 testes escritos individuais (30% + 30%), a realização de um trabalho (30%) em grupo, constituído por 3 elementos, a apresentação oral do trabalho (5%) e a participação nas atividades desenvolvidas/propostas nas aulas (5%).

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

A avaliação final é constituída por 1 exame escrito individual (100%).


Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais