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Estratégia Empresarial

Código: LRE1426    Sigla: EE

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE2

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Sendo a estratégia uma das preocupações centrais dos executivos das empresas, esta unidade curricular visa dotar os estudantes de capacidade para analisar e formular estratégias, elaborar, implementar e controlar a execução de planos estratégicos, utilizando para o efeito os mais recentes conceitos, métodos e modelos de gestão estratégica, e visando equilibrar a abordagem teórica com o estudo de casos práticos, nacionais e internacionais.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
- Conceituar a gestão estratégica, distinguindo-a de gestão corrente;
- Analisar as caraterísticas das decisões estratégicas e descrever sucintamente o processo de gestão estratégica;
- Distinguir entre estratégia e planeamento estratégico, e comparar as estratégias planeadas com as estratégias emergentes;
- Evidenciar os benefícios da gestão estratégica;
- Apresentar e explicar a importância dos conceitos de missão, visão, valores e objetivos empresariais;
- Explicar a importância do ambiente externo para a definição e implementação de uma estratégia empresarial;
- Destacar a importância da análise dos grupos estratégicos e da concorrência mais próxima;
- Explicar a importância do ambiente interno para a definição e implementação de uma estratégia empresarial;
- Evidenciar a importância da realização de uma análise SWOT;
- Destacar o interesse da análise da cadeia de valor da empresa, dos concorrentes e outros stakeholders;
- Demonstrar a importância dos recursos e capacidades da empresa para a definição do seu modelo de negócio, formação da sua estratégia e a vantagem da criação de vantagens competitivas sustentáveis;
- Caraterizar as estratégias genéricas de Porter, evidenciando os principais benefícios e desafios associados;
- Analisar o contributo do ciclo de vida do produto para a formulação de estratégias;
- Apresentar e analisar as diversas opções de estratégias organizacionais, assim como as matrizes de análise de carteira dos negócios de empresas diversificadas;
- Analisar as diversas fases de internacionalização de empresas e explicar as formas que as empresas selecionam para o efeito;
- Destacar a importância da cooperação empresarial e o papel das redes de empresas nas estratégias de internacionalização;
- Destacar a importância da estrutura organizacional no sucesso de uma estratégia;
- Explicar a importância da atitude do líder empresarial no processo de gestão estratégica, assim como realçar a importância da cultura organizacional;
- Descrever o processo de avaliação e controlo de uma estratégia;
- Apresentar ferramentas importantes utilizadas no controlo estratégico;
- Explicar e relacionar os conceitos de ética, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e corporate governance.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender o que é a estratégia, identificar os elementos fundamentais e sua importância nas organizações;
- Compreender o que é a gestão estratégica, entender os diferentes níveis de planeamento e como as estratégias devem evoluir;
- Saber como se define o rumo de uma organização;
- Compreender o impacto do ambiente externo e interno na estratégia, o que são grupos estratégicos e como as empresas competem;
- Saber elaborar uma análise SWOT;
- Entender a importância da análise da cadeia de valor e definir o negócio de uma empresa;
- Formular objetivos e delinear estratégias de gestão;
- Conceber um plano estratégico;
- Compreender a importância e dificuldades da implementação estratégica;
- Entender a importância do respeito dos princípios da ética e da sustentabilidade empresarial, assim como o papel da responsabilidade social e da corporate governance.

Programa

1. Análise Estratégica.
1.1 Natureza, definições e caraterísticas das decisões estratégicas.
1.2 O processo de gestão estratégica e tipos de planeamento estratégico.
1.3 Benefícios da gestão estratégica.
1.4 Definição do rumo da organização: Visão, missão, valores e objetivos.
1.5 Análise do ambiente externo.
1.6 Análise do ambiente interno e análise SWOT.
2. Formulação da estratégia.
2.1 Estratégias de negócio e funcionais.
2.2 Estratégias corporativas.
2.3 Estratégias de internacionalização e cooperação.
3. Implementação e Controlo da Estratégia.
3.1 A organização como sistema e a cultura organizacional.
3.2 Dificuldades na implementação da estratégia.
3.3 Estrutura organizacional.
3.4 Liderança, cultura e estilos de gestão.
3.5 Avaliação e controlo da estratégia.
3.6 Sistemas de gestão estratégica: o Balanced Scorecard.
3.7 Ética, responsabilidade social, sustentabilidade e corporate governance.

Bibliografia Principal

Teixeira, Sebastião;Gestão Estratégica, Escolar Editora, 2011
Rothaermel, Franck T.;Strategic Management: Concepts and Cases,, McGraw-Hill, 2013

Bibliografia Complementar

Magrettta, Joan;Michael Porter - O Essencial sobre Estratégia, Concorrência e Competitividade, Centro Atlântico, 2012
Mintzberg, Henry et al;O Processo da Estratégia: Conceitos, Contextos e Casos Selecionados, 4ª Edição, Bookman Editora, 2006

Métodos de Ensino

- Exposição teórica dos conteúdos programáticos complementada pela análise de exemplos e casos reais, com ênfase em exemplos de empresas portuguesas;
- Discussão nas aulas sobre aspetos teóricos e práticos dos conteúdos facultados;
- Acompanhamento e orientação dos alunos no estudo, análise crítica de artigos científicos sobre o estado da arte da Gestão Estratégica, e resolução de casos e exercícios práticos;
- Nas aulas práticas, ocorrerão apresentações dos trabalhos de grupo realizados, que serão sujeitas a debate alargado ao grupo-turma.
Esta metodologia de ensino/aprendizagem tem por base os objetivos e resultados esperados da aprendizagem. Assenta no aprofundamento de conceitos fundamentais e análise de modelos de gestão estratégica, ilustrados através da abordagem de exemplos e casos práticos em contexto de sala. A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

- Realização de duas provas escritas individuais: 35%+35%
- Realização de um trabalho prático em grupo: 30%

a) Realização do trabalho prático em grupo (avaliação contínua):

O trabalho em grupo visa a análise crítica da estratégia de uma empresa, e terão como
output um conjunto de recomendações de gestão estratégica.
A avaliação dos trabalhos terá por base a elaboração de um relatório escrito entregue em versão impressa, e a sua apresentação oral e defesa ocorrerá nas datas previstas na programação indicativa das sessões, com a presença obrigatória de todos os elementos de cada grupo.
b) Embora o trabalho de grupo seja abordado em contexto de trabalho de equipa, a avaliação será individualizada. Terá em consideração não só o desempenho da equipa na pesquisa e realização do trabalho, mas também o desempenho de cada elemento na apresentação oral.
c) As provas escritas individuais terão a duração de 1h30m cada.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

- Prova escrita individual: 100%

Nos termos do artigo 41º do regulamento da licenciatura:

- O trabalho prático prático referido na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.