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Expressão e Comunicação II

Código: LRE1318    Sigla: ECII

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt
Área de Ensino: Português

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 4 ECTS 42 106

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE2

Teórico-Práticas: 30,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

A unidade curricular de Expressão e Comunicação II pretende integrar e relacionar os conceitos essenciais da linguagem com os diversos formatos e estilos de comunicação empresarial. A focalização temática irá incidir na relação entre a expressividade da linguagem e a correspondente articulação com o poder evocativo das imagens, visando a elaboração de campanhas de comunicação empresarial. Pretende-se ainda identificar e analisar os múltiplos formatos de comunicação interna e externa nas empresas, com especial incidência no impacto crescente das novas tecnologias.

 

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Promover o contacto com os novos paradigmas de comunicação;

- Desenvolver os níveis de expressão verbal/não verbal;

- Refletir sobre o potencial expressivo da interligação entre texto e imagem;

- Identificar os fluxos de comunicação interna nas empresas;

- Proporcionar as ferramentas de trabalho adequadas (teóricas e operacionais) para a elaboração de campanhas de comunicação.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Os alunos deverão desenvolver as suas competências ao nível da expressão escrita e da oralidade. Será igualmente importante dominar as técnicas de investigação, trabalhar as metodologias de recolha e tratamento de informação e assegurar a transposição do conhecimento teórico abordado nas sessões para a realidade operacional das empresas. Finalmente, espera-se que os alunos conheçam e compreendam os padrões comunicacionais nas empresas bem como os respetivos modelos e protocolos.

Programa

1. Expressão e Comunicação - Conceitos
1.1 Signo e Comunicação
1.2 O Processo de Comunicação
1.3 Teorias da Comunicação
1.4 As Mensagens
1.5 Comunicação Formal e Informal
1.6 Comunicação Interpessoal
1.7 Os Mass Media

2. Expressão e Comunicação nas Empresas
2.1 Públicos e Alvos
2.2 A Comunicação Interna
2.2.1 Estruturas formais das organizações
2.2.2 Tipologias, Valias, Funções, Objetivos, Públicos e Meios
2.2.3 Os Rumores
2.3 A Comunicação Externa
2.3.1 Estruturação de Ações de Comunicação
2.3.2 Técnicas Comunicativas
2.3.4 Comunicação Multicanal Integrada

3. Tendências Emergentes em Comunicação  

Bibliografia Principal

Rego, Arménio;Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática, Edições Sílabo, 2013. ISBN: 978-972-618-711-0
Lendrevie, Jacques, et al;Publicitor, Comunicação 360º online/offline, D. Quixote, 2010. ISBN: 978-972-20-4329-8

Bibliografia Complementar

Monteiro, Ana, et al;Fundamentos de Comunicação, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 978-972-618-515-4
Castro, João;Comunicação de Marketing, Edições Sílabo, 2007. ISBN: 978-972-618-463-8
Argenti, Paul;Comunicação Empresarial ¿ A Construção da Identidade, Imagem e Reputação, Elsevier - Editora Campus, 2006. ISBN: 978-85-352-2094-0

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta à realidade empresarial. Os conceitos e modelos teóricos apresentados serão sempre relacionados com a decorrente aplicabilidade prática em cenários empresariais devidamente identificados.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

1 - Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 35%
- Prova Escrita II: 35%
-Trabalho de Grupo (Brief e respetiva Ação de Comunicação Empresarial): 20%
- Apresentação do trabalho em sala: 10%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

2 - Avaliação Final
- Exame (Prova Escrita): 100%


Nos termos do Artigo 41º do Regulamento de Avaliação:
Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais

Brief e Ação de Comunicação Empresarial (escolha livre ou sugerida pelo docente): os conteúdos a apresentar serão conceptuais, técnicos e estratégicos, não implicando domínio de ferramentas informáticas (em termos de imagem, som e vídeo).

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular