Código: | LRE1318 | Sigla: | ECII |
Página Web: | http://elearning.isag.pt |
Área de Ensino: | Português |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 2º | 4 ECTS | 42 | 106 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de Expressão e Comunicação II pretende integrar e relacionar os conceitos essenciais da linguagem com os diversos formatos e estilos de comunicação empresarial. A focalização temática irá incidir na relação entre a expressividade da linguagem e a correspondente articulação com o poder evocativo das imagens, visando a elaboração de campanhas de comunicação empresarial. Pretende-se ainda identificar e analisar os múltiplos formatos de comunicação interna e externa nas empresas, com especial incidência no impacto crescente das novas tecnologias.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Promover o contacto com os novos paradigmas de comunicação;
- Desenvolver os níveis de expressão verbal/não verbal;
- Refletir sobre o potencial expressivo da interligação entre texto e imagem;
- Identificar os fluxos de comunicação interna nas empresas;
- Proporcionar as ferramentas de trabalho adequadas (teóricas e operacionais) para a elaboração de campanhas de comunicação.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Os alunos deverão desenvolver as suas competências
ao nível da expressão escrita e da oralidade. Será igualmente importante
dominar as técnicas de investigação, trabalhar as metodologias de recolha e
tratamento de informação e assegurar a transposição do conhecimento teórico abordado
nas sessões para a realidade operacional das empresas. Finalmente, espera-se
que os alunos conheçam e compreendam os padrões comunicacionais nas empresas bem
como os respetivos modelos e protocolos.
Rego, Arménio;Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática, Edições Sílabo, 2013. ISBN: 978-972-618-711-0 |
Lendrevie, Jacques, et al;Publicitor, Comunicação 360º online/offline, D. Quixote, 2010. ISBN: 978-972-20-4329-8 |
Monteiro, Ana, et al;Fundamentos de Comunicação, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 978-972-618-515-4 |
Castro, João;Comunicação de Marketing, Edições Sílabo, 2007. ISBN: 978-972-618-463-8 |
Argenti, Paul;Comunicação Empresarial ¿ A Construção da Identidade, Imagem e Reputação, Elsevier - Editora Campus, 2006. ISBN: 978-85-352-2094-0 |
As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta à realidade empresarial. Os conceitos e modelos teóricos apresentados serão sempre relacionados com a decorrente aplicabilidade prática em cenários empresariais devidamente identificados.
Avaliação distribuída com exame final
1 - Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 35%
- Prova Escrita II: 35%
-Trabalho de Grupo (Brief e respetiva Ação de Comunicação Empresarial): 20%
- Apresentação do trabalho em sala: 10%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
2 - Avaliação Final
- Exame (Prova Escrita): 100%
Nos termos do Artigo 41º do Regulamento de Avaliação:
Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
Brief e Ação de Comunicação Empresarial (escolha livre ou sugerida pelo docente): os conteúdos a apresentar serão conceptuais, técnicos e estratégicos, não implicando domínio de ferramentas informáticas (em termos de imagem, som e vídeo).
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.